What is Computational Thinking?

Podemos começar a responder esta questão afirmando o que o Pensamento Computacional não é. Blikstein (2008) afirma que Pensamento Computacional não se trata de saber navegar na internet, enviar e-mail, publicar um blog, ou operar um processador de texto. Não dá para redesenhar uma linha de produção, ou decodificar o DNA, copiando e colando textos da internet. Ainda segundo Blikstein (2008) Pensamento Computacional é saber usar o computador como instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano. Computadores podem ser utilizados para nos ajudar a resolver problemas. Mas antes do problema ser atacado, o problema em si e os meios pelos quais ele poderá ser resolvido deverão ser compreendidos. O pensamento computacional nos ensina a pegar um problema complexo, compreendê-lo, e encontrar as possíveis soluções e apresentá-las de modo que o computador, o homem ou os dois possam compreender. Segundo Jeanette Wings (2006) o Pensamento Computacional vai ser parte do conjunto de habilidades pertencente não apenas a cientistas, mas a todos. O futuro do Pensamento Computacional é ser o que a computação ubíqua é hoje. No passado era impossível imaginar encontrar a computação em todos os lugares que possamos imaginar. Wings (2006) lista uma série de características para definir o que é Pensamento Computacional:
 Conceitualizar, pensar como um cientista da computação significa mais que apenas ser capaz de programar um computador. Requer pensamento em múltiplo nível de abstração. Uma habilidade fundamental que todo ser humano deverá possuir para ter uma função na sociedade moderna. Um jeito humano de pensar, um jeito humano de resolver problemas. Equipados com dispositivos computadorizados nós podemos usar nossa inteligencia para enfrentar problemas que não poderíamos enfrentar antes da era da computação e construir sistemas com funcionalidade limitada apenas pela nossa imaginação. Cominação do pensamento matemático com pensamento da engenharia. Ideias, não artefatos, por que não apenas os softwares e hardwares que produzimos vão estar presentes em todo o lugar, mas também os conceitos computacionais que usamos para resolver os problemas do dia a dia e interagir com outras pessoas. E finalmente o Pensamento Computacional é para todos e em todo o lugar. 
 Muitas pessoas acreditam que Ciência da Computação trata apenas de programar computadores. Ou veem apenas uma oportunidade de conseguir entrar um bom emprego. Outros acham que todas as pesquisas fundamentais na área da Ciência da Computação já foram feitas. Segundo Wing(2006) Pensamento Computacional é uma grande visão que guia educadores em Ciência da Computação, pesquisadores em como mudar a imagem que a sociedade tem deste campo. Desafios intelectuais e problemas científicos ainda esperam ser resolvidos. O domínio do problema e o domínio da solução são limitados apenas pela nossa curiosidade e imaginação. Blikstein (2008) aponta como sendo sendo parte do processo de Pensamento Computacional, a habilidade de transformar terias e hipóteses em modelos e programas de computador, executá-los, depurá-los e utilizá-los para redesenhar processos produtivos, realizar pesquisas científicas ou até mesmo redesenhar rotinas pessoais.
 A partir das observações apresentada pelos dois autores citados, chega-se a conclusão que Pensamento Computacional, é a simbiose entre o pensamento e o computador. O pensamento moldando o modo como usar o computador para resolver os problemas existentes no dia a dia da humanidade, e o computador por seu lado, oferecendo as possibilidades para que a imaginação e o raciocínio do homem criem as soluções possíveis, da melhor e mais inteligente maneira possível. Pensamento Computacional é basicamente pensar antes de computar, e computar para materializar o pensamento anterior.
 
 
Referências:
http://www.bbc.co.uk/education/guides/zp92mp3/revision