Como Iniciar Seu Negócio de Marketing Digital — Guia Passo a Passo

Hoje em dia o Marketing Digital é uma alternativa e um negócio lucrativo e fonte de renda para muitas pessoas e comprovadamente um negócio sustentável e que traz retornos. Muitas pessoas, como não poderia de ser, possui dúvidas sobre como iniciar seu negócio de marketing digital.

Existem pessoas que querem entrar neste ramo de negócios mas possuem muito pouco dinheiro pra investir. Neste caso é possível começar a trabalhar de forma orgânica, ou seja, gratuita. São técnicas que utilizam os meios gratuitos que a internet disponibiliza.

Estratégia Orgânica ou Paga

Vou mostrar neste artigo algumas dicas necessárias para começar um este negócio de forma gratuita e depois utilizando técnicas que são pagas o que proporciona maior retorno e mais rápido.

Existem algumas estratégias importantes que também mostro neste artigo, utilizam algum conhecimento técnico e ferramentas que qualquer pessoa pode aprender e utilizar. É preciso apenas começar, e como todo trabalho requer dedicação, mas quem vai definir sua carga horária é você mesmo.

Vou mostrar neste artigo como iniciar seu negócio de marketing digital e como é possível ter uma renda mensal com o este tipo de serviço. Gostaria de enfatizar que não se trata de um trabalho fácil, existe muita propaganda na internet dizendo “veja como ganhar R$ 25.000,00 por mês trabalhando pela internet” ou algo parecido; não se engane talvez alguém possa até ganhar mais do que isso, mas não é de um dia pro outro, requer tempo e muito trabalho técnico.

Dica 1 — Comece Com Algo Que Você Goste

Os nichos de trabalho que dão maior retorno financeiro são os mais concorridos, é claro 🙂

Pra quem está começando, procure um nicho que você goste de trabalhar mesmo que a rentabilidade não seja das melhores. Com o tempo e após adquirir mais experiências pode e deve se afiliar à produtos que dão maior retorno e aumentar seus ganhos.

Quando alguém escolhe um nicho que goste fica mais fácil de montar suas estratégias e de investir tempo para estudar muito sobre ele, assim o estudo e o trabalho deixa de ser cansativo e passa a ser gratificante e até divertido.

É comum as pessoas começarem com pouco investimento e utilizar muitas técnicas gratuitas, mas é preciso se especializar, então invista algum tempo em cursos e pesquisas para se manter atualizado.

A quantidade de nichos e produtos para divulgação é grande e certamente você vai encontrar algo que lhe agrade, então faça uma lista dos produtos que você tem interesse e pesquise nos sites de produtos de afiliados. Assim estará montando uma estratégia de custos e benefícios.

Dica 2 — Mantenha-se Atualizado

Feito a lista de nichos que comentei logo acima, agora é preciso escolher em qual o nicho você vai trabalhar.

Para isso é preciso conhecer seu público alvo, qual o seu potencial de mercado e se o produto vai vender ou não, mas não se preocupe com investimentos ainda, é possível conseguir fazer este trabalho de utilizando estratégias de ferramentas gratuitas.

Como iniciar seu negócio de marketing digital se você não possui contas de e-mail, então crie uma conta no Gmail, é um cadastro bem simples de fazer, somente precisa preencher alguns campos como nome, nome de usuário, senha e está concluído.

Alguém pode perguntar: Mas porque o Gmail?

Gmail é o e-mail do Google e assim sua conta de Gmail também é a sua conta Google dessa forma você pode usar o seu login e senha para ter acesso a serviços como YouTube, Google+, Google Play e Google Drive. Desta forma consegue-se ter acesso à várias ferramentas de trabalho com um único login.

Ferramentas Gratuitas

O Google possui um serviço de planejamento de palavras chaves conhecido como Keyword Planner , esta ferramenta ajuda encontrar palavras chaves relacionadas ao seu nicho que são mais pesquisadas mensalmente no Google.

Para efetuar a pesquisa, faça o login com o mesmo login da conta do Gmail e na página Planejador de palavras-chave que será aberta, clique na opção Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria > Insira um ou mais dos elementos a seguir digite a palavra chave que você escolhe na lista e clique no botão “Obter Idéias”.

No campo “Seu produto ou serviço” informe a palavra-chave que você escolheu para ser pesquisada.

Selecione a guia “Idéias de palavras-chave” para ver a lista de opções mensais que a ferramenta exibe relacionada ao exemplo que você digitou.

Com base nesta listagem é possível ter uma boa referência sobre quais as palavras mais pesquisadas mensalmente referente ao seu nicho de trabalho.

Outra ferramenta muito utilizada é a Google Trends, a diferença é que esta ferramenta apresenta um ou mais gráficos onde é possível analisar se as pesquisas sobre palavra chave relacionada ao seu nicho está subindo ou descendo.

Outra função importante é que pose-se fazer comparações entre duas ou mais palavras chave pesquisadas e os gráficos se sobrepõe facilitando a visualização.

Efetuei duas pesquisas com nichos diferentes, produtos digitais e emagrecer com saúde e as duas possuem variações mas emagrecer com saúde representada pela cor vermelha possui uma quantidade de pesquisas um pouco maior.

Existem outras formas de analisar ou mensurar as pesquisas, como digitando a palavra chave no facebook, no yahoo respostas, no youtube, em blogs e outros. Através do resultado encontrado é possível analisar e ver qual nicho de mercado é a melhor opção e que pode trazer melhor retorno.

Dica 3 — Criar Um Blog é Uma Boa Opção

Para muitas pessoas o blog possui um retorno lento, por isso não gostam de trabalhar com blogs. Mas este meio de divulgação possui algumas vantagens e em alguns casos, são únicas.

Com um blog pode-se fazer um trabalho personalizado, utilizando um linguajar próprio, imagens e vídeos; por exemplo que mais se aproxima de seu público.

Através do blog você pode criar uma autoridade onde as pessoas vão te identificar e com isso ganhar confiança e consequentemente clientes e vendas.

Não é só isso, com ele conseguimos construir listas de contatos, troca de mensagens, saber o que o leitor precisa, fazer divulgação, entrega de conteúdos e produtos (e-books, cursos).

É verdade que os retornos na maioria das vezes são lentos, mas vai depender muito das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para motores de busca e bons conteúdos. Com o tempo e o público definido, o blog vai proporcionar retornos por muito tempo e as vezes de forma automática, sem precisar trabalhar com ele todos os dias.

Dica 4 — O Que é Otimização?

Utilizar técnicas como as de SEO faz com que seus artigos fiquem mais “interessantes” para os mecanismos de busca. Mas não devemos pensar somente em otimização pois artigos que possuem uma linguagem fácil de entender, com imagens para enfatizar os argumentos e uma aparência agradável são essenciais.

Quando o leitor gosta do seu blog e permanece mais tempo lendo, isto ajuda no ranqueamento porque os mecanismos de busca, como o do Google, leva em consideração o tempo de acesso.

A otimização é essencial e deve ser usada, mas conteúdos de qualidade e um bom visual são mais importante porque agrada e mantém seu público fiel.

Para as pessoas que não sabem o que é SEO, esta sigla representa um conjunto de técnicas de otimização . Estas técnicas são usadas para posicionar seu blog ou site na primeira página de sites de pesquisas gerando tráfego de forma gratuita.

Técnicas Para Colocar o Blog no Topo

Abaixo segue algumas destas técnicas:

  • Palavras-chave nos artigos. Escolha uma ou mais palavras-chave relacionada ao seu artigo mas sem exagerar e adicione no título e no conteúdo do artigo.
  • Adicione imagens. Coloque imagens para enfatizar o conteúdo com palavras-chave no título e link que direcione para outro blog ou site que possui relação com a imagem ou artigo.
  • Os vídeos são bons, porque mantém o leitor mais tempo lendo o artigo e se relaciona com o canal do youtube o que pode levar os leitores para o youtube e vice-versa.
  • Adicionar links, no conteúdo dos artigos vai relacionar seu blog com outros blogs e esta estratégia é muito bom para melhor ranquear seu blog mas sem cometer exageros.
  • Instalar plugins que ajudam no SEO, na aparência e navegabilidade do blog. Segue abaixo alguns destes plugins.
  1. TinyMCE Advanced vai melhorar muito a aparência dos textos, como fonte, cores e outros.
  2. Contact Form 7 configura uma página como um formulário de contato, proporcionando uma comunicação mais fácil e profissional com o leitor.
  3. WordPress SEO by Yoast este plugin te informa em tempo de designer como está ficando seu artigo conforme o texto vai sendo definido segundo as técnicas SEO. Também informa como melhorar seu artigo através de informações sobre o título, texto, quantidade de palavras por parágrafo, imagens entre outros.

Coloque em primeiro lugar o conteúdo e o visual e depois a otimização.

Dica 5 — Como Planejar e Ter Bons Conteúdos?

Como bom planejamento é aconselhável ter uma publicação periódica de artigos, 1 ou 2 por semana vai ajudar na divulgação de seu blog.

Primeiro use o Keyword Planner do Google para melhor definir e escolher sua palavra chave que foi mostrado na dica 2 deste artigo.

Um dos fatores que definem um bom conteúdo, é a quantidade de informações claras e objetivas que o público ou o leitor necessita. Por exemplo, todos nós temos nossos problemas e necessidades diárias e estamos em busca de soluções. Através do conteúdo do artigo o leitor procura solução para um ou mais problemas. Se conseguir tal solução, certamente o conteúdo será muito bom pra ele.

Nosso trabalho diário é uma incansável busca por soluções de problemas e recompensas, é aí que entra o conhecimento de seu público, sabendo o que ele precisa fica mais fácil desenvolver bons conteúdos. 😉

Com a palavra chave selecionada pesquise no Google se está em alta. Se a pesquisa é grande significa que é uma necessidade das pessoas, é claro. Utilize uma linguagem popular de fácil entendimento e coloque exemplo sobre o assunto, como links, imagens e vídeos.

Dica 6 — Aumentando o Tráfego

Somente aplicar as estratégias informadas acima não basta, é necessário fazer divulgação pois não podemos depender apenas do tráfego orgânico.

A divulgação ou propaganda do blog pode ser feita utilizando redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, UOL Mais, Google ads, E-mail marketing, Yahoo Respostas, deixando uma pequena descrição do seu artigo com um link, mas sempre visando o seu público e jamais fazer spam.

Através dos artigos é passado para o leitor informações que ele precisa. Você pode receber e-mail dele através das estratégias de e-mail marketing e criar um funil de vendas para o produto que está divulgando.

Toda e qualquer propagando de seus produtos devem ser discretas e sempre vem depois informações úteis para o leitor, ou seja, não faça propaganda no início pois não funciona.

Uma dica que acho muito interessante é fazer agregadores de conteúdo. Basta fazer um cadastro no site e todos os seus artigos são postados através do feed automaticamente quando você publicar um novo artigo no seu blog.

Alguns agregadores são automáticos e outros é preciso publicar neles manualmente. Estes são alguns dos agregadores automáticos: Dihitt, Vergg, Links da Hora, 4blogs, Ocioso.

Ocioso é um dos mais concorridos por isso seu link precisa ser aprovado e outros dois muito bons e fácil de trabalhar são o Dhitt e o Geralinks.

Contudo quantidade não significa qualidade

Os agregadores ajudam muito na quantidade de acessos, mas isso não significa que vai ter conversões ou fidelização do leitor. Caso seu blog tenha bons conteúdo, neste caso pode sim ganhar leitores, vale apena tentar.

Além destas formas gratuitas de tráfego, existem também as pagas como Google Adword e Facebook ads o que proporciona resultados mais rápidos. No caso do Facebook ads pode-se fazer um direcionamento para um público alvo o que faz muita diferença.

Dica 7 — Estratégia de E-mail Marketing

O trabalho de e-mail marketing é feito através de páginas de captura, que nada mais é que uma página onde divulgado um e-book ou vídeos-aulas gratuitamente com o intuito de anunciar seu produto e capturar o e-mail do leitor.

A principal vantagem é que com o e-mail do seu leitor você mantem ele informado sobre as novidades. Isto faz com ele retorne ao seu blog, pois já foi comprovado que para gerar vendas o leitor precisa acessar a página de mais de 5 vezes.

Divulgue suas páginas de captura em locais de boa visualização do blog. Um bom exemplo é na parte superior da tela principal como neste blog, no menu e na barra lateral. Veja este modelo de página de captura e como pode ser a estratégia de divulgação. É claro que não existe uma única estratégia, pode ser por e-book, vídeos e outros mas todos de forma gratuita.

A estratégia do conteúdo gratuito oferecido é a reciprocidade. O leitor diante diante de um bom conteúdo do e-book vai sentir a necessidade de retribuir até chegar no ato da compra.

Dica 8 — Afiliado ou Meu Próprio Produto?

Existe basicamente duas formas de se trabalhar com marketing digital, através do sistema de afiliados e criando seus próprios produtos.

Para quem está iniciando é aconselhável trabalhar como afiliado, divulgando e vendendo produtos de terceiros até ganhar experiências e rentabilizar seu negócio. Muitos afiliados começaram assim e depois criaram seus produtos como e-book, vídeos, e cursos nos mais variados nichos.

Através da criação de produtos é que pode-se atingir um nível mais alto de experiência de obtenção de renda.

Dica 9 — Conhecimento é o Segredo do Sucesso

Conhecimento é essencial e seu pra ser usado quando necessário e melhor pode sempre evoluir.

Meu conselho é invista em treinamentos, porque esta área de tecnologia é uma das que mais evolui, sempre aparece novidades e isso é muito bom porque sempre ajudam de uma forma ou de outra.

Este investimento pode ser em bons cursos, ferramentas de marketing digital, templates profissionais e até como fazer novos produtos.

Um bom curso ajuda muito no sucesso do negócio, pois ensinam técnicas e estratégias que não conseguiríamos de outra forma. Eu mesmo estou fazendo um treinamento do Rodrigo Vitorino muito completo chamado Trabalhar Pela Internet Agora .

O Rodrigo possui 10 anos de experiência em Marketing Digital e investiu neste curso todo o conhecimento que ele adquiriu durante todo esse tempo. São muitas estratégia onde mostra como ter uma renda mensal trabalhando neste ramo de negócio conforme mostra estes depoimentos de pessoas comuns que conseguiram sucesso.

Sobre o Curso

O curso é bastante abrangente possui 28 módulos e quase 200 vídeos aulas que vão do básico ao avançado. Permite ganhar dinheiro pela internet começando absolutamente do zero, e até mesmo sem precisar de nenhum investimento para começar. Além disso você terá suporte ilimitado para tirar todas as suas dúvidas durante o aprendizado.

Com o curso Trabalhar Pela Internet Agora qualquer pessoa mesmo leiga consegue ganhar dinheiro online sem precisar de estoques de produtos ou sem precisar deixar outros negócios se assim não quiser.

O Treinamento completo, é vitalício para estudar quando quiser inclusive as atualizações que são feitas sem pagar mais nada por isso. Tudo por somente R$497,00 e pode ser parcelado em 12 vezes, é um negócio de pai pra filho.

Estou divulgando este curso porque está dando bons resultados pra mim. Não tinha nenhuma experiência em Marketing Digital e o curso foi essencial para meu nicho de trabalho.

Se você chegou até aqui é porque está comprometido com seu sucesso e quero te ajudar indicando este curso Trabalhar Pela Internet Agora do Rodrigo Vitorino.

Clique aqui e pegue o e-book onde mostra de forma prática de como montar seu negócio próprio neste mercado que está em plena expansão.

Obrigado por ler o artigo, se tiver dúvidas, sugestões ou críticas não hesite em deixar a mensagem aqui em baixo ou na página de contatos.

Até o próximo artigo e sucesso!

Artigos Relacionados


Originally published at novosucesso.com on January 25, 2017.