“Um terço da sua felicidade está no seu trabalho”

Primeiramente, vamos entender o conceito sobre cultura organizacional para assim conectarmos com a felicidade.

Cultura Organizacional é um conjunto de práticas, símbolos, comportamentos, crenças, valores e princípios que unem um determinado grupo.
A ideologia desta cultura surge a partir de seus fundadores, ou seja, desde o momento em que a missão, a visão e os valores da organização estão sendo criados.
Você precisa ter clareza desta visão, dos valores e ideias que a empresa acredita para assim entender o seu papel dentro da mesma. A transparência da empresa é fundamental para garantir que todos caminhem na mesma direção.
Logo, a maneira como você e os demais funcionários atingirão os objetivos e estratégias da empresa depende de como a cultura é desenvolvida e vivenciada diariamente por todos que estão conectados a ela.
Beleza, eu entendi o que é cultura organizacional, mas como isso está ligado com um “terço da minha felicidade no meu trabalho”?
A carga horária de trabalho de 40h semanais se torna mais produtiva e eficiente quando a empresa possui uma cultura organizacional consolidada. O trabalho deixa de ser visto como uma rotina chata em um ambiente exaustivo para ser vivido em uma rotina feliz com um ambiente colaborativo.
Quando você enxerga o propósito da organização e ele está conectado com seus objetivos pessoais e plano de carreira, isso te motiva a dar o seu melhor, a crescer profissionalmente e a querer fazer parte daquela cultura organizacional.
Escolha um lugar para trabalhar que exista um sentimento de pertencimento. Um lugar que te dê autonomia e permita que você faça parte do planejamento e estratégias empresariais. Um lugar que te dê liberdade e confiança para ser quem você é, e que você sinta orgulho quando é reconhecido como parte daquele grupo de pessoas que caminha na mesma direção.
Os melhores lugares para se trabalhar nem sempre serão o que possuem os melhores salários ou nas empresas mais competitivas, mas sim aquele que te desafie a buscar novos conhecimentos, que desenvolva você como pessoa e que quando olhar para trás consiga enxergar a bagagem pessoal e profissional que você construiu ao longo do tempo.
Por isso, escolha um lugar onde a cultura organizacional funciona como um sistema operacional e não apenas com palavras motivacionais. E o principal, que te faça ser feliz em pelo menos um terço do seu dia naquele ambiente.
Acredite em mim, trabalhar em um lugar com uma forte cultura organizacional transforma o seu espírito :)