O Hardware de um Computador
Um computador é muito mais do que o que vemos na tela de nosso monitor. Por trás disso tudo, diversas peças trabalham em segundo plano, com o intuito de garantir nossa diversão. Esse conjunto de peças é chamado de Hardware.
Como dito, o Hardware é composto por diversas peças que se conectam entre si de forma a trabalhar harmonicamente. Hoje, vamos falar das principais peças: A Placa-mãe, o Processador, a Placa de Vídeo, a Memória RAM e o HD. Além de serem as principais, são aquelas que interferem diretamente no desempenho do computador.
• Disco Rígido (HD)
O Disco Rígido, também chamado de HD, é a peça que define o armazenamento interno de dados do computador. Existente nas versões (principalmente) de 250, 500 e 1000 GB, o HD interfere no desempenho principalmente na leitura de dados, e isso se deve ao seu tipo de rotação.
Esta rotação é medida em RPM, ou seja, rotações por minuto. As principais variações que temos hoje são 5400 RPM e 7200 RPM.
As principais marcas atualmente são a Samsung, a Seagate, a Kingston e a Western Digital, com seus modelos variando na quantidade de armazenamento e rotações por minuto.
Os HDs são conectados na placa-mãe através das entradas SATA, SATAII, IDE e ATA.



• Memória RAM
A Memória RAM é uma peça muito importante, pois é ela que faz uma “pré-leitura” dos dados, ou seja, antes do HD fazer seu trabalho de leitura dos dados, os mesmos são enviados à memória RAM para uma pré-leitura, o que faz com que, quanto maior a memória RAM, mais programas podem ser abertos por vez, além de melhorar o desempenho do computador.
Disponíveis principalmente nas versões de 2, 4 e 8 GB, a peça também pode ser combinada na placa-mãe, para um maior tamanho de memória (o limite depende do modelo da placa-mãe).
Outro fator importante da Memória RAM é seu clock, que define a velocidade da leitura dos dados. Ele varia entre 1333 MHz, 1600 MHz, 1866 MHz e 2133 MHz.
As principais marcas de memória RAM são Kingston, Corsair, Samsung e G.Skill.



• Processador
O processador expressa sua importância através do processamento de dados e sua rapidez.
Ela é dividida e classificada por seu clock e quantidade de núcleos e threads. Estes que definem a velocidade com a qual a peça trabalha.
Como o próprio nome diz, o processador é aquele que processa os dados do computador, permitindo que estes sejam identificados.
A peça é encaixada na placa-mãe através do soquete, que varia de marca pra marca. Determinado processador deve possuir uma placa-mãe de soquete específico para encaixar corretamente.
Por ser uma das peças que mais trabalha no hardware do computador, o processador naturalmente (especialmente algumas marcas como a AMD) precisará de um resfriamento mais evoluído, que pode ser feito através pastas térmicas e coolers ou watercoolers.
As principais marcas atualmente são a Intel e a AMD, com os soquetes LGA (1150, 1155, 1151..) e AM (3+, 2…) respectivamente.
Alguns exemplos dos processadores mais usados do mercado:
INTEL
- Pentium
- Core 2 Duo
- Core 2 Quad
- i3 4150
- i5 4460
- i7 4770

AMD
- Phenom
- FX 4300 (4 núcleos)
- FX 6300 (6 núcleos)
- FX 8320E (8 núcleos)
- FX 8350 (8 núcleos)

• Placa-mãe
A Placa-mãe é uma das mais importantes peças do computador. Sua principal função é interligar todas as outras peças, fazendo com que o computador realmente funcione.
Essa peça possui formato quadrado, composta de diversas entradas específicas para determinadas peças, além de um painel traseiro com os conectores da cabos externos.
Para um computador funcionar, todas as peças adquiridas devem ser compatíveis com a placa-mãe, principalmente o processador, com seu encaixe correspondente.
As placas-mãe também se diferenciam por tamanho, por exemplo os normais, de tamanho ATX, ou um pouco menores, chamadas de Micro-ITX.
Além das entradas citadas anteriormente, a placa-mãe também possui as chamadas entradas PCI, que servem para conectar peças mais avançadas como a Placa de Vídeo ou de Rede.
As placas-mãe possuem ainda diferentes tipos de vídeo e funcionalidades, chamadas Onboard ou Offboard. Como o próprio nome diz, os componentes Onboard operam diretamente ligados a placa-mãe, de forma “subordinada”, enquanto os Offboard operam independentes da peça, sendo apenas conectados a ela. Um exemplo de componente que pode ser tanto Onboard quanto Offboard é a placa de vídeo.
Os modelos de placa-mãe se diferenciam principalmente pelo tamanho, slots de memória, capacidade de memória, número de HDs, posição da fonte, número de entradas USBs e outros.
A placa-mãe também possui diversas funcionalidades essenciais ao computador, dentre elas a BIOS, ou seja, uma espécie de painel de controle, que controla funções como gerenciamento de energia, entre outras; a bateria (geralmente de lítio) que serve para manter o relógio virtual atualizado além de outras funções de drive.
As principais marcas fabricantes de placas-mãe são a Gigabyte, a MSI e a ASUS.



• Placa de Vídeo
A placa de vídeo sem dúvidas é a peça mais importante para o desempenho do computador, principalmente quanto o assunto são jogos digitais e ferramentas de edição.
As placas de vídeo podem ser, como dito anteriormente, Offboard ou Onboard.
Existem muitos tipos de placas no mercado, e as principais diferenças entre elas são o Clock de Velocidade, a Memória e a Refrigeração.
Há ainda a possibilidade, em determinadas placas, de combinar duas placas de vídeo, aumentando muito o desempenho. Essas combinações mudam de nome de acordo com a marca da placa, podendo ser Crossfire para placas da AMD e SLI para placas da NVIDIA.
As nomenclaturas de núcleos também muda de acordo com a marca. Stream Processors para AMD e CUDA Cores para NVIDIA. Esses núcleos funcionam como fonte de processamento da placa, e quanto mais deles, melhor será seu desempenho.
A memória da placa em GB também influencia muito, atualmente variando (principalmente) entre 1 GB e 12 GB.
Como já foi possível perceber, as duas principais marcas de placas de vídeo são a AMD e a NVIDIA, cada uma com suas especificidades técnicas, exclusivas e brutais no quesito desempenho. E apesar disso, ainda existem as fabricantes, que mudam minimamente de especificações, como a PowerColor, a Gigabyte e a PNY.



Muitos profissionais também trabalham com hardware, seja com montagem ou manutenção de computadores. Essa área é muito expansiva no mercado e interessantíssima no aprendizado, por isso deixo aqui um vídeo completo da montagem de um computador para quem quer começar no ramo. É isso pessoal, até a próxima!!!
