UX Redesign: Arkade #1 — O negócio

Desde o último post (aqui), onde falava sobre meus primeiros passos na área de User Experience, sobre os conceitos e experiências do pessoal da comunidade brasileira (que é incrível, por sinal), muita coisa aconteceu:

Comecei dois cursos pela Udemy, conversei com muita gente da área (Bruno Canato, Andrei Gurgel e Daniel Furtado, obrigado demais pelo apoio), li muito, assisti a muitos vídeos sobre a área e ouvi muito o incrível Movimento UX da Izabela de Fátima. Resultado: Tive milhões de idéias e insights.

Eis que chegou a hora de começar a pôr tudo isso em prática
E, como pretendo mudar de área (de testes de software para UX), é necessário ter experiência, certo?

E nada melhor do que projetos para conseguir adquiri-la! Então vou começar com o projeto (hipotético) de Redesign da UX do site de jogos para qual colaboro atualmente como editor: O Arkade. Os stakeholders, neste caso, foram os colegas de editorial que auxiliaram durante todo o processo e eu mesmo, com a visão de quem produz e consome conteúdo.

Então, me acompanha?

O Arkade

Arkade.com.br é um portal de notícias relacionados a games, tecnologia e cultura -séries e filmes- (entretanto, é mais focado em games). Desde 2009 o website cobre os últimos acontecimentos da indústria, trazendo previews, análises e matérias especiais sobre o mundo dos games.

O Problema

A questão sobre o redesign surgiu em meio às novas (nem tão novas) formas de consumir conteúdo relacionado a games. Com a ascensão do Youtube (e também a popularização da internet de banda larga), a forma de obter notícias e impressões sobre games mudou. Com um formato mais simples e direto, muito mais pessoalizado e dinâmico via streaming de vídeos, os youtubers que oferecem conteúdo de jogos digitais crecem diariamente. Não é à toa que o sueco PewDiePie é o youtuber que mais possui inscritos na plataforma (mais de 56 milhões).

As interações entre os usuários também são um fator importante, relacionado à própria popularização do site/marca. Grupos em redes sociais que compartilhem as notícias também tem sua relevância. Apesar de ter uma considerável quantidade de acessos diários no site, a comunidade do Facebook (Arkade Gamer Clube) possui apenas 500 membros, com pouca taxa de interação. Já a página do site na mesma rede possui cerca de 170 mil curtidas, e segue crescendo muito lentamente. Além disso, a equipe conta com 4 editores e um editor-chefe, além de poucos colaboradores ativos, e a quantidade de colaboradores também não tem aumentado de forma satisfatória.

Objetivos do Negócio

Sendo assim, as expectativas do negócio em legação ao redesign da UX do website podem ser listadas de forma resumida em:

  • Manter e aumentar a quantidade de acessos ao site;
  • Aumentar e solidificar a base de usuários das páginas relacionadas ao site;
  • Fomentar a inclusão de novos membros à equipe do site;
  • Incentivar o compartilhamento em redes sociais;

O próximo passo consiste em identificar as principais expectativas e necessidades dos usuários, traçando seus perfis e criando suas personas.

Feedback é SEMPRE bem-vindo!

Obrigado! :)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated João Bonorino’s story.