Como treinar para ultra com 12h por dia?

Particularmente acho curioso e não havia refletido muito sobre isso, até que um amigo me sugeriu como tema para um post, como faço? Costumo começar as 8h e para de trabalhar por volta das 19 ou 20h.

Minha rotina nos últimos anos tem sido, acordar as 7h da manhã e dormir perto da meia noite, ou seja, de 6 a 7h de sono por noite, tenho sono para mais, mas, não tá rolando e tá bom assim.

Me vi nesse desafio de treinos intensos ou longos em 2013 para 2014, quando decidi fazer a minha primeira Comrades, nunca corri com assessoria, foi por gostar e pesquisando na internet e claro, falando com quem corre.

Meu plano foi, fazer um treino em 12 meses de aproximadamente 2 mil km's, com uma média de 200km por mês, na semana daria 40 a 50km, isso seria algo na casa de 5 a 7h correndo, se tenho 168h por semana, correr 7h é 4% apenas do meu tempo.

Tornando os números em ações práticas, correr de 3 a 4x por semana, sendo um treino mais longo, pois precisava trabalhar o corpo e a mente para aguentar tempo em atividade (sol, chuva, calor, frio, etc.).

Correr logo cedo torna seu dia muito mais produtivo, mas acordar as 5h para treinar, tomar banho e café e estar no escritório as 8h, ainda é um desafio, dessa forma, correr a noite para mim funcionou melhor, claro que abri mão de descanso, passeio, etc. (para quem tem filhos pode ser mais complicado a noite, mas a Claudia sempre foi compreensível e me deu forças).

Costumava (costumo) treinar terças e quintas, e fazer um "longo" no fim de semana, depende de compromissos pessoais, mas prefiro sábado logo cedo, nem sempre é possível, aí o domingo entre 18 e 21h era (é) o ideal.

Este amanhecer é na Africa e não em Joinville, mas tá valendo rsrs

Mas o desafio estava em fazer o treino longo antes dos 89km da prova, pelo meu planejamento, seria um treino de 60km num sábado, como estava sozinho nos treinos, a ideia foi correr na cidade mesmo, caso tivesse algum problema alguém me socorreria (ou não rsrs) e foi assim que fiz.

Acordei as 5h num sábado e no silêncio da manhã, amarrei o tênis, pedi proteção divina, peguei uma grana para abastecer de água, gatorade, etc. nos postos, mercados, padarias e onde vendessem e resolvi dar uma "voltinha" por Joinville de 60km. Saí do glória, fui para a zona sul, depois zona lesta e por fim zona norte até chegar em casa, já perto das 13h.

Este não foi o amanhecer do meu treino, mas é bom relembrar

Fechei o treino com 55km, não consegui fechar os 60km's, mas foi o que o corpo aguentou, quando cheguei em casa, foi banho, nem lembro se comi, mas a desidratação me derrubou, tive febre e dormi a tarde toda, mas domingo estava bem e "pronto" para correr dos leões na África.

Comrades 2014 — Down Run

Teve a segunda Comrades, contarei mais de como foi a segunda prova e como serão as próximas que virão, mas mantenho hoje uma rotina de 3 a 4 treinos na semana, com 50 a 60km, um longão e um tempo de treino de 5 a 7h e tem sido suficiente para os desafios que tenho encarado. Novamente abrindo mão de outras coisas, escolhas que precisamos fazer na vida.

Like what you read? Give Joao A F Andrade - UTLC a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.