Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso — Concisão

João Arthur Brunet
4 min readApr 23, 2019

--

Raquel de Queiroz — Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer.

Concisão é fundamental para a escrita do seu documento de TCC. Transmitir uma mensagem importante com poucas palavras e de forma clara é, contudo, difícil. Há uma citação de Blaise Pascal que resume bem esse desafio:

Fiz esta carta mais longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta.

De fato, comunicar de maneira concisa exige tempo e dedicação. Há sempre a tentação de manter o que já foi escrito ou de utilizar recursos desnecessários.

Este documento será usado em sala de aula para conduzir uma discussão sobre exemplos** de parágrafos que podem ser mais concisos e ainda comunicarem de maneira efetiva.

Repetição é um problema

Ainda que eu tenha escrito a resenha sem a ajuda de outra pessoa, na hora de entregar a resenha para publicação pedi a meu professor que me ajudasse a fazer a revisão da resenha.

No parágrafo acima há três ocorrências da palavra resenha. Como podemos melhorá-lo?

<exercício em sala de aula>

Escolha dos verbos e voz ativa

A escolha dos verbos é muito importante. Use verbos "fortes". Prefira voz ativa. Tente seguir a construção Sujeito + Verbo + Predicado.

Eu preciso fazer uma revisão desse texto
Eu preciso revisar esse texto
Melhor tomar uma decisão, de modo a resolver de uma vez esse problema.
Melhor decidir de uma vez como resolver esse problema.
Vai ser preciso fazer uma redução no número de pessoas envolvidas no processo.
Precisamos reduzir o número de pessoas envolvidas no processo.

Expressões irrelevantes são irrelevantes

A ideia de república é estabelecida, se associada à democracia, para limitar a liberdade dos cidadãos em favor do conjunto da sociedade, com o intuito de minimizar as injustiças. A definitiva superação dessa dualidade, em contrapartida, não está totalmente superada.

A ideia de república é estabelecida para limitar. Como podemos reescrever esse trecho?

<exercício em sala de aula>

Discurso rebuscado e prolixo

É uma triste realidade – tradicional e costumeira – que a diversão popular (e ela abrange várias modalidades circunscritas a épocas ou regiões diversas) geralmente é oferecida ao povo (podemos remontar à Roma Antiga), visando não ao objetivo precípuo da diversão – dar lazer a quem dele necessite –, mas sim visando a uma alienação dos seres pensantes em relação à situação política vigente, a fim de que eles não pensem na fome, na miséria e na injustiça, suas companheiras de infortúnio e dor.

Como podemos transformar o texto acima em um tweet?

<exercício em sala de aula>

Resumo grande não é resumo

Os discentes de computação tipicamente estudam em horários não convencionais. Isso pode afetar negativamente a saúde mental do aluno, dificultando atividades do cotidiano, incluindo o próprio estudo. Neste trabalho investigaremos os motivos que os levam a reproduzir esse comportamento, bem como apresentaremos dados concretos sobre esse hábito no contexto dos alunos da UFCG. Para tanto, analisaremos metadados de commits e realizaremos entrevistas com discentes que utilizam-se de horários não convencionais para desempenhar suas atividades. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados para fomentar debates sobre a carga horária exigida dos alunos em ambiente extra-acadêmico, bem como servir de base para sugestões de mudanças pedagógicas nas disciplinas do curso.

Como podemos resumir ainda mais o texto acima?

<exercício em sala de aula>

Palavras desnecessárias

Todo bom texto é conciso. Escrever de forma prolixa, usar adjetivos, advérbios e expressões desnecessários e abusar do discurso rebuscado prejudicam o ritmo da leitura e, por consequência, o entendimento do texto. Na escrita de documentos técnicos não há espaço para esses recursos. Abaixo segue uma lista com exemplos de expressões que prejudicam a concisão e de possíveis substitutos [1]:

Apesar do fato de que → Embora

A questão é se → Se

A razão pela qual é → Porque

Chamos a sua atenção para o fato de que → Lembro que

Ele é um homem que → Ele

Este é um assunto que → Este assunto

Não há dúvida que → Sem dúvida

O fato de que ele não tenha tido sucesso — O fracasso dele

Para ilustrar o uso desses recursos desnecessários, vamos analisar um exemplo retirado de um dos livros que estamos adotando na disciplina:

A razão pela qual a iniciativa descrita na reportagem não foi tão bem sucedida é porque:a. Apesar de ajudar, não é necessariamente a visibilidade que garante uma vaga no mercado de trabalho.b. Caso a faixa fosse maior e mais bonita, sem dúvida nenhuma a pessoa já teria recebido centenas de ofertas de emprego.c. Para conseguir um emprego, criatividade é tudo. Se a pessoa tivesse acrescentado algum tipo de apresentação enquanto mostrava a faixa teria seguramente aumentado suas chances de ser empregado.d. Segundo a reportagem, uma faixa é, sem dúvida alguma, uma forma mais eficiente de conseguir emprego se comparada à distribuição de curriculos.

Rescreva cada um desses itens removendo palavras e expressões desnecessárias.

<exercício em sala de aula>a.b.c.d.

** Muitos dos exemplos neste material foram retirados do material do professor Tiago Massoni.

[1] Tabela e exemplos retirados do livro Tirando de Letra: orientações simples e práticas para escrever bem.

--

--