Minha Retrospectiva de 2018 em 6 minutos

O Ano das Comunidades.

Esse ano teve tanta coisa legal que resolvi compartilhar com vocês. E a principal razão de tantas coisas legais terem acontecido foi meu envolvimento com a comunidade.

👾 Fundação do DevPP

2018 começou marcando o primeiro mês de vida do DevPP, a comunidade de devs do Oeste Paulista que fundei ao lado do Felipe Blini e do Gustavo Marquini. De lá para cá passamos de 400 membros e organizamos 15 meetups com um total de 57 palestras e 35 palestrantes — para a maior parte dessas pessoas, a primeira oportunidade de falar em público.

Se tem DevPP tem casa cheia no ForSpace Coworking — Presidente Prudente, Maio

🎟 Organizei, participei e colaborei com eventos

Essa aproximação com a comunidade me levou a frequentar diversos eventos e meetups. Foram 2 hackathons como mentor ou jurado, conduzi 3 painéis e fui painelista em outros 3, além de várias conferências.

Além disso, foram 5 edições do Startup Weekend como mentor ou organizador. Em maio nós organizamos o primeiro Startup Weekend Women da região onde dezenas de mulheres tiveram a chance de apresentar suas ideias e construir uma startup em 54 horas. A startup vencedora foi a ConectaLibras, uma plataforma para conectar surdos com intérpretes on-demand. Foi o primeiro pitch em libras feito por um surdo na história do evento no mundo. Chorei pouco, viu. 🙌

Parte da coleção de 2018 — uns 5 ou 6 eu perdi :(

💄 Fundei uma Startup

Em março comecei a modelar o que viria a se tornar o Lila, uma agenda para profissionais de beleza. Foram incontáveis horas de validação e minha primeira experiência hands-on com design de interfaces (obrigado, Figma!).

Resolvi candidatar o Lila ao InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração do país. Concorri com mais de 2 mil startups e conquistei uma vaga no programa! 🚀

No meio do caminho a Nour Abusoud (English version coming soon, Nour!) entrou no barco como minha co-founder.

Lila: Web App das clientes — Figma + Marvel + Trailer App

👨‍💻 Fiz uma transição de carreira

Fui desenvolvedor por mais de 10 anos e sempre curti design, UX e modelos de negócio inovadores. Quando vi que estava fazendo tudo isso no Lila, ficou claro que uma transição de carreira para gerência de produtos faria sentido.

A convite do Gustavo Marquini fui liderar a gestão de produtos da Foregon, o maior marketplace de produtos financeiros do Brasil. Nossa missão é simples na definição e complexa na execução: descomplicar os bancos.

Entrei num time super enxuto, trouxe mais 6 talentos pro jogo e hoje formamos um time de 13 pessoas — e crescendo! O aprendizado com essa galera é diário e infinito; sou muito grato por poder fazer parte disso.

Confraternização de fim de ano da Foregon — Presidente Prudente, Dezembro

🌟 Abri o GDG Presidente Prudente

Esse ano eu consegui abrir o capítulo do GDG Presidente Prudente! Em setembro realizamos a primeira edição do meetup e trouxemos o William Grasel de São Paulo para falar sobre PWA num evento gratuito para mais de 200 pessoas, uma iniciativa inédita na região.

No final do ano fizemos mais uma edição menor, e estamos programando muita coisa legal para 2019.

Almoço com speakers e William Grasel arrebentando no palco — Presidente Prudente, Setembro

🥗 Perdi 18 kg

Aos 18 anos eu pesava 86 kg. Comecei a ganhar peso, até chegar ao ápice de 129 kg. Tudo doía, estava infeliz com meu corpo, não tinha disposição pra nada.

Em agosto comecei a me alimentar melhor: reduzi os carboidratos e o tamanho das porções, adicionei mais saladas e cheguei aos 111 kg (sou alto, tenho 1.85m).

Foi a primeira vez que consegui emagrecer tanto e continuar mantendo o peso. Ainda faltam 12 kg pra fechar o portal dos três dígitos… em 2019 eu chego lá :)

Não fiz “dieta” nem exercícios. Foi apenas reeducação alimentar e a decisão de comer bem pelo resto da vida. 🥑

BrazilJS Sorocaba em Junho X TDC Porto Alegre em Dezembro

🤑 Fiz um pitch para investidores

A aceleração do InovAtiva Brasil tem duração de 9 meses e exige várias entregas eliminatórias no decorrer do programa.

O programa culmina em um Demoday onde as startups finalistas fazem um pitch de 5 minutos para investidores — apesar do nervosismo, fui bem, e concluí o ciclo de aceleração do Lila.

Se ficou com curiosidade e quiser assistir ao pitch, tá na mão: 👇

Pitch do Lila no Demoday final do InovAtiva Brasil — SENAC São Paulo, Dezembro
Certificado real oficial de pescoço mais vermelho do Brasil — SENAC São Paulo, Dezembro

🎤 Descobri uma nova habilidade

Quando fizemos o primeiro meetup do DevPP, improvisei uma palestra contando sobre viver como nômade digital e como foi trabalhar em Dubai e lembro do Felipe Blini falar:

"Cara, essa palestra que você fez tá no nível de alguns eventos maiores que eu já fui, viu."
Dramatic pose — Sorocaba, Junho (foto por Isa Silveira)

Fiquei com aquilo martelando na cabeça — "será que eu conseguiria palestrar num evento de verdade?" mas não dei continuidade.

Conforme fui apresentando as edições do meetup, o pessoal vinha me dar feedbacks positivos sobre minha postura de palco, que eu conseguia conduzir legal, etc. Isso foi me motivando e resolvi enviar minha palestra pro Call 4 Papers do BrazilJS Sorocaba e do FrontIn Campinas. Fui aprovado nos dois, refinei a talk e a apresentei na BrazilJS.

De lá para cá, fiz mais três palestras no TDC Porto Alegre sendo uma na trilha Stadium, duas no DevFest Maceió, uma no DevFest Paraná, uma na Secompp da UNESP e outra na Infoeste da UNOESTE, além de várias outras em meetups e eventos regionais.

DevFest Maceió — Jatiúca Hotel & Resort, Novembro

Palestrar foi provavelmente a maior descoberta desse ano e teve inúmeros impactos positivos na minha vida: me comunico melhor, conheci dezenas de pessoas incríveis, me deu bastante exposição, rendeu entrevistas ao DEVNAESTRADA e ao GDG Casts além de diversas oportunidades.

Achievement Unlocked: Microfoninho da Madonna — TDC Porto Alegre, Dezembro

E agora, José?

Ufa! Esses foram alguns dos destaques de 2018. Para o ano que vem, tenho algumas metas pessoais :

  • 🥗 Perder 12 kg e fechar o portal
  • 🚰 Beber mais água e ser o cara mais hidratado do Oeste Paulista
  • 🛌 Melhorar minha relação com o sono
  • 🏋️‍♂️ Praticar exercícios com consistência
  • 🌏 Fazer 4 palestras fora do Brasil
  • 🥳 Organizar um DevFest épico
  • 🤫 E mais algumas outras que não posso contar :)

Quero aproveitar pra agradecer a todo mundo que fez parte desse ano tão transformador na minha vida. 2019 está chegando dentro de algumas horas: que seja épico, pra mim e pra vocês.

Be kind.

💛


Obrigado por ler até o fim! Se quiser manter contato, me dê um oi no twitter ou no meu site.