Para onde foi o LogCat?

Para quem é desenvolvedor antigo de Android e começou a pouco tempo a usar o Android Studio baseado no IntelliJ Idea, já deve ter feito a pergunta do título deste artigo.

A mudança feita pelo Google em sua ferramenta principal de desenvolvimento para Android parece ter sido tão drástica, que vejo programadores utilizando o método printStackTrace() das exceptions, ao invés de utilizar o Log.e(), que vai cair no LogCat.

Isso por que o novo Android Studio coloca o stack trace das exceptions na aba Run, que é mostrada sempre que o aplicativo é executado. Sendo assim, o novo usuário do Idea acaba pensando que o LogCat não está mais entre nós. Cheguei a ler até artigos, dizendo que o Google havia aposentado a ferramenta quando comecei a usar o Idea.

Quando baseado no Eclipse, o LogCat era mais aparente, como na imagem abaixo:

Porém nas últimas versões do Idea, temos ele dentro da aba Android Monitor, mas esta mesma pode estar invisível para o usuário após a instalação. Creio que a tecla de atalho ALT+6, o fará aparecer também.

O novo LogCat, um pouco mais log e menos tabela.

Junto dele estão agora as opções de monitoramento, e outras úteis como para tirar screenshot da tela do emulador ou smartphone.

Bom proveito e faça bom uso das ferramentas.