Você sabe a diferença entre Seed e Pré-Seed?

Afinal, o que define um investimento “semente” ou “pré-semente” no Brasil?

Quando se trata de investimento em startups alguns termos e expressões ganham notoriedade e quase vida própria no dia a dia e vocabulário dos empreendedores e investidores que fazem parte deste ecossistema. Junto com esta infinidade de novas palavras e as vezes significados, surgem também as dúvidas quanto as suas respectivas definições e aplicação no mercado. E com toda certeza, uma dessas definições que ainda gera muita dúvida e discordância é quanto a diferença entre o que de fato caracteriza o investimento seed e pré-seed.

O primeiro ponto que precisa ser destacado em relação a essas definições é o fato de que no Brasil os valores em REAIS são outros, comparando com as rodadas nos EUA, por exemplo. Na escada do investimento, consideramos pré-seed uma rodada pós-investimento Anjo, não focada somente em um range de valores determinados e sim no propósito e na destinação do investimento. No nosso caso, na Bossa Nova Investimentos, o recurso deve ser estratégico e suficiente para preparar a Startup para maximizar suas futuras oportunidades, estruturação e investimento principalmente em marketing e vendas, o suficiente para atingir os próximos rounds no Brasil ou fora dele, seja SEED (US$ 500k — 2MM) ou Venture Capital, série A (US$ 2MM — 6MM), se for o caso. Ou seja, para ajudar uma startup a atingir certos marcos intermediários ANTES da combinação mágica de forte PMF (Product Market Fit) + Significativa tração. Para projetos em outros estágios e necessidades, existem outros tipos de investidores e investimentos.

De acordo com a CB Insights, em 2014 foi o maior ano de investimento em sementes desde 2009, com um recorde de US $ 1,3 bilhão de capital investido em quase 1.000 Startups. Observe que muitos desses fundadores de Startups têm grandes esperanças de levantar as rodadas subsequentes, no entanto a realidade é que o aumento do capital para startups é apenas o começo de uma longa e as vezes turbulenta jornada, e apenas uma pequena porcentagem de startups conseguirá chegar a uma rodada SEED e menor ainda, chegará a uma rodada “altamente competitiva” da Série A.

Na Bossa Nova Investimentos apesar de sermos uma Venture Capital, trabalhamos com o conceito de Pré-Seed porque acreditamos que este é o recurso escasso e necessário para que as startups se desenvolvam de forma estratégica e consciente no mercado. Além disso, acreditamos também que desta forma a Bossa Nova se posiciona no gap que existe entre os Investidores Anjos e as Venture Capital no Brasil. Ressalto que mantemos relacionamentos com vários Venture Capitalist para que as startups do nosso portfólio possam ser apresentadas e alcançarem o marco da Série A. Os princípios e diretrizes que reunimos ajudaram várias dessas startups com orientações, capacitações e informações que são utilizadas e aplicadas para os níveis exigidos em uma fase Série A altamente competitiva.

As empresas que atingem os requisitos para rodadas de Série A basicamente reduziram sistematicamente o risco de produto, estão tracionando e tiveram ótima execução do negócio durante o estágio de semente. Os fundadores dessas startups usam esse capital semente para trabalhar eficientemente um conjunto de experimentos orientados para o processo que culminam no perfeito ajuste produto-mercado.

Do ponto de vista do mercado, as principais equipes de startups compreendem seus mercados nos pequenos detalhes, conhecem, analisam e comparam seus KPI’s, isso envolve a compreensão da economia, da base de clientes, da demografia, do mercado, da demanda, do custos, do comportamento dos usuários e das respectivas taxas de aquisição e retenção. Isso também implica entender exatamente quais segmentos no mercado são endereçáveis ​​e quais não são.

As equipes mais assertivas e eficientes coletam evidências para provar que o mercado é grande o suficiente para sustentar uma saída futura em várias vezes o valor investido por seus investidores. As Startups de maior potencial organizam provas para demonstrar que podem ser um Líder no mercado competitivo. Isso requer ter uma consciência detalhada dos concorrentes, compreender seus pontos fortes e fracos e claro, muita dedicação e trabalho.

Para aplicar para a Bossa Nova, acesse esse link: https://www.f6s.com/bossanova/apply