Metodologia ágil: SCRUM

João Marçura
Sep 2, 2018 · 4 min read

Existem muitos modelos de metodologia ágil no mercado de hoje em dia, como por exemplo: XP, RUP, FDD e o SCRUM.

A metodologia ágil como o próprio nome já diz, ajuda a tornar os projetos de criação de softwares e hardwares mais ágeis, criando um maior laço de comunicação entre a equipe de criação, e com o cliente do projeto.

RESUMO

No SCRUM, o projeto é feito em ciclos, chamados de Sprints, em cada Sprint existe um conjunto de atividades a serem cumpridas. As atividades ainda não implementadas são mantidas em uma lista chamada Product Backlog, no início de cada Sprint (geralmente cada Sprint dura 30 dias), ocorre o Sprint Planning Meeting, onde o interlocutor do projeto (Product Owner) prioriza os itens do Product Backlog e a equipe de desenvolvimento separa as atividades que serão feitas no Sprint que se inicia.

A cada dia de desenvolvimento a equipe se junta e faz uma breve reunião (Daily SCRUM), que no caso pode ocorrer a distância se for home office ou estiver trabalhando com uma equipe dispersa pelo globo, caso contrário a reunião se passa na empresa antes de começarem a trabalhar no projeto.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.

DAILY SCRUM

A cada dia do Sprint ocorre uma reunião diária, chamada de Daily SCRUM, ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.

Para isso são feitas 3 perguntas principais:

  1. O que você fez ontem?
  2. O que você fará hoje?
  3. Há algum impedimento no seu caminho?

Cada membro da equipe providencia sua resposta, qualquer problema identificado deve ser reportado para o Scrum Master o mais rápido possível

O Scrum Master pode ser qualquer pessoa da equipe, porém normalmente o gerente ou o líder do projeto exerce a função, O Scrum Master procura assegurar que a equipe respeite e siga os valores e as práticas do Scrum. Ele também protege a equipe assegurando que ela não se comprometa excessivamente com relação àquilo que é capaz de realizar durante um Sprint.

PRODUCT OWNER

O Product Owner é a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas Sprint Planning Meetings.

O Scrum Team (equipe de desenvolvimento) olha para o Product Backlog priorizado, seleciona os itens mais prioritários e se compromete a entregá-los ao final de um Sprint (iteração). Estes itens transformam-se no Sprint Backlog.

PRODUCT BACKLOG

O Product Backlog é uma lista que contém todas as funcionalidades do sistema, variando desde os requisitos não funcionais aos funcionais. Esta lista é definida pelo Product Owner, normalmente o projeto se inicia com o Product Backlog incompleto, começando pelas coisas mais básicas do sistema.

Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e os descreve para a equipe. A equipe então determina que itens será capaz de completar durante a Sprint que está por começar. Tais itens são, então, transferidos do Product Backlog para o Sprint Backlog.

SCRUM MASTER

O papel de Scrum Master é tipicamente exercido por um gerente de projeto ou uma pessoa com mais experiência no Scrum, mas em princípio pode ser qualquer pessoa da equipe. O Scrum Master atua como facilitador do Daily Scrum e torna-se responsável por remover quaisquer obstáculos que sejam levantados pela equipe durante essas reuniões. Ele se responsabiliza pela integridade da construção do projeto e responde diretamente pelo projeto, porém ele não é o chefe, já que no SCRUM a hierarquia é inepta.

EMPRESAS QUE UTILIZAM A METODOLOGIA SCRUM

  1. GOOGLE — No Google, vários setores apostam em métodos ágeis de desenvolvimentos de softwares, como o Scrum, criando e testando serviços e produtos. Cada equipe escolhe a tecnologia o método que melhor pode ser aplicado para a resolução de problemas.

2. REDE GLOBO — A Rede Globo aplica a metodologia Scrum em seu site, Globo.com, desde meados de 2007. Durante o processo de implementação muitos foram os problemas que surgiram e que precisaram ser resolvidos.

3. YAHOO — Reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de um software enquanto gerencia o tamanho da equipe: esses são alguns dos motivos para o Yahoo! ter apostado na metodologia Scrum.

Eles planejam, criam e testam diferentes produtos e serviços durante um determinado período de dias, de modo a aprimorar e impulsionar cada vez mais a tecnologia utilizada por eles e oferecida ao público.

João Victor I. Marçura.

BIBLIOGRAFIAS

https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum

https://gaea.com.br/qual-a-diferenca-entre-extreme-programming-scrum-e-devops/

http://blog.fcamara.com.br/4-empresas-que-utilizam-a-metodologia-scrum-em-seus-projetos/

http://www.mindmaster.com.br/scrum/

https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/daily_scrum

https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/product_backlog

https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/product_owner

João Marçura

Written by

Brazilian student, Big Data, 19, São Paulo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade