Metodologia ágil: SCRUM
Existem muitos modelos de metodologia ágil no mercado de hoje em dia, como por exemplo: XP, RUP, FDD e o SCRUM.
A metodologia ágil como o próprio nome já diz, ajuda a tornar os projetos de criação de softwares e hardwares mais ágeis, criando um maior laço de comunicação entre a equipe de criação, e com o cliente do projeto.
RESUMO
No SCRUM, o projeto é feito em ciclos, chamados de Sprints, em cada Sprint existe um conjunto de atividades a serem cumpridas. As atividades ainda não implementadas são mantidas em uma lista chamada Product Backlog, no início de cada Sprint (geralmente cada Sprint dura 30 dias), ocorre o Sprint Planning Meeting, onde o interlocutor do projeto (Product Owner) prioriza os itens do Product Backlog e a equipe de desenvolvimento separa as atividades que serão feitas no Sprint que se inicia.
A cada dia de desenvolvimento a equipe se junta e faz uma breve reunião (Daily SCRUM), que no caso pode ocorrer a distância se for home office ou estiver trabalhando com uma equipe dispersa pelo globo, caso contrário a reunião se passa na empresa antes de começarem a trabalhar no projeto.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.
DAILY SCRUM
A cada dia do Sprint ocorre uma reunião diária, chamada de Daily SCRUM, ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.
Para isso são feitas 3 perguntas principais:
- O que você fez ontem?
- O que você fará hoje?
- Há algum impedimento no seu caminho?
Cada membro da equipe providencia sua resposta, qualquer problema identificado deve ser reportado para o Scrum Master o mais rápido possível
O Scrum Master pode ser qualquer pessoa da equipe, porém normalmente o gerente ou o líder do projeto exerce a função, O Scrum Master procura assegurar que a equipe respeite e siga os valores e as práticas do Scrum. Ele também protege a equipe assegurando que ela não se comprometa excessivamente com relação àquilo que é capaz de realizar durante um Sprint.
PRODUCT OWNER
O Product Owner é a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas Sprint Planning Meetings.
O Scrum Team (equipe de desenvolvimento) olha para o Product Backlog priorizado, seleciona os itens mais prioritários e se compromete a entregá-los ao final de um Sprint (iteração). Estes itens transformam-se no Sprint Backlog.
PRODUCT BACKLOG
O Product Backlog é uma lista que contém todas as funcionalidades do sistema, variando desde os requisitos não funcionais aos funcionais. Esta lista é definida pelo Product Owner, normalmente o projeto se inicia com o Product Backlog incompleto, começando pelas coisas mais básicas do sistema.
Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e os descreve para a equipe. A equipe então determina que itens será capaz de completar durante a Sprint que está por começar. Tais itens são, então, transferidos do Product Backlog para o Sprint Backlog.
SCRUM MASTER
O papel de Scrum Master é tipicamente exercido por um gerente de projeto ou uma pessoa com mais experiência no Scrum, mas em princípio pode ser qualquer pessoa da equipe. O Scrum Master atua como facilitador do Daily Scrum e torna-se responsável por remover quaisquer obstáculos que sejam levantados pela equipe durante essas reuniões. Ele se responsabiliza pela integridade da construção do projeto e responde diretamente pelo projeto, porém ele não é o chefe, já que no SCRUM a hierarquia é inepta.
EMPRESAS QUE UTILIZAM A METODOLOGIA SCRUM
- GOOGLE — No Google, vários setores apostam em métodos ágeis de desenvolvimentos de softwares, como o Scrum, criando e testando serviços e produtos. Cada equipe escolhe a tecnologia o método que melhor pode ser aplicado para a resolução de problemas.
2. REDE GLOBO — A Rede Globo aplica a metodologia Scrum em seu site, Globo.com, desde meados de 2007. Durante o processo de implementação muitos foram os problemas que surgiram e que precisaram ser resolvidos.
3. YAHOO — Reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de um software enquanto gerencia o tamanho da equipe: esses são alguns dos motivos para o Yahoo! ter apostado na metodologia Scrum.
Eles planejam, criam e testam diferentes produtos e serviços durante um determinado período de dias, de modo a aprimorar e impulsionar cada vez mais a tecnologia utilizada por eles e oferecida ao público.
João Victor I. Marçura.
BIBLIOGRAFIAS
https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum
https://gaea.com.br/qual-a-diferenca-entre-extreme-programming-scrum-e-devops/
http://blog.fcamara.com.br/4-empresas-que-utilizam-a-metodologia-scrum-em-seus-projetos/
http://www.mindmaster.com.br/scrum/
https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/daily_scrum
https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/product_backlog
