Economize até 15% em compras no exterior! Saiba como Fugir do IOF e do dólar turismo

Quem já fez uma compra no exterior e nunca teve uma surpresa após a chegada da fatura? O valor cobrado é sempre acima do esperado. Na empolgação, na hora de comprar um produto o mais comum é olhar o preço em dólar multiplicar pelo preço do dólar comercial e chegar a um valor em reais. Mas a surpresa vem junto com a fatura do cartão de crédito: Primeiro, o câmbio do dólar cobrado pela operadora de cartão de crédito é cerca 8% mais alto do que do que o esperado pois a cotação usada é com base do dólar turismo e depois ainda vem a cobrança do IOF de 6,38% acumulado em cima do cambio 8% mais caro, ou seja prejuízo certo. A notícia boa é que esse artigo vai te ensinar driblar esses custos extras e economizar nas compras internacionais.

A solução é simples: Irei te ensinar a obter um cartão de débito Internacional em dólar emitido por uma empresa estrangeira (Ou seja, sem IOF) e a carregar esse cartão utilizando bitcoins (conseguindo obter um dólar mais barato que o dólar turismo).

Se você nunca ouviu falar em bitcoins então vai uma explicação rápida: Bitcoins são uma espécie de moeda digital que pode ser transmitida de pessoa para a pessoa sem envolvimento de nenhum banco e sem nenhum intermediário. Embora bitcoins tenha ecossistema próprio e uma taxa de cambio em relação ao real volátil (1 bitcoin é negociado por cerca de 1800,00 reais na FOXBIT em dezembro de 2015), nesse artigo estamos interessados apenas em usar a capacidade de transferir valor sem custos do bitcoins, não importando o valor unitário do bitcoin.


Como Criar o cartão de debito Internacional carregável com bitcoin

Nesse tutorial, iremos utilizar a empresa ADVCash uma empresa internacional de pagamentos que é licenciada pela MasterCard para emitir cartões. É possível pedir tanto um cartão de débito convencional que pode levar mais de 15 dias para chegar em sua residência, quanto um cartão de debito virtual ao custo de 1 dólar. O interessante do cartão de débito virtual é que o mesmo é emitido na hora e você tem os dados de um cartão nominal a você para colocar em qualquer site online :).

Olhem as taxas para cada serviço no cartão de virtual e no cartão físico:

O processo de se cadastrar no AdvCash é simples e intutivo não acredito que seja necessária ajuda, mas se precisar de um passo a passo detalhado, a corretora de bitcoin foxbit escreveu esse excelente tutorial.

Como comprar os bitcoins

Como disse anteriormente, bitcoins são espécie de moeda digital que podem ser transferidas online sem custos. Bitcoin são particularmente vantajosos para compras internacionais onde é possível enviar dinheiro para fora do país com processos mais eficientes e sem intermediários. Existem diversos lugares para comprar bitcoin no Brasil, o que eu recomendo é a FOXBIT, a foxbit é a maior corretora do país e a mais rápida para processar suas transações [disclaimer: Eu sou associado a empresa. ]

Devido a regulamentação brasileira contra a lavagem de dinheiro, para comprar bitcoins na FOXBIT é necessário realizar um cadastro e enviar os documentos de identidade e comprovante de residência. O jeito mais prático de fazer é pegar seu celular e tirar uma foto dos comprovantes e anexar na documentação exigida pela FOXBIT. Uma vez enviado os documentos, o tempo para aprovação do cadastro pela equipe da empresa leva poucos minutos durante o horário comercial.

Uma vez que seu cadastro for aprovado, ao acessar a plataforma de negociação, basta clicar na opção COMPRAR OU VENDER, no menu a esquerda e veremos uma tela como essa:

No painel é possível ver algumas informações úteis. A cotação do ‘dólar bitcoin’, ou seja, o qual preço em reais para comprar 1 dólar usando-se bitcoins e a cotação em dólar do bitcoin na bolsa Bitfinex (uma das maiores bolsas de bitcoin do mundo). Assim como cotação do Bitcoin em EURO.

Para comprar Bitcoin basta colocar o valor em reais que se deseja comprar, basta colocar o valor desejado e clicar em Comprar. Contudo é necessário ter adicionado saldo em reais na sua conta na corretora.

Para transferir dinheiro para sua conta da FOXBIT, basta clicar no menu ‘depósitos’ ou ainda clicar no botão ao lado do seu saldo em reais. Para efetuar o deposito basta seguir os passos na tela, escolher o banco de deposito e o valor e a FOXBIT irá te passar os dados bancários da empresa. Assim, você pode transferir para os dados apresentados e anexar o comprovante no sistema. Após o anexo do comprovante, assim que o dinheiro cair em conta o sistema da FOXBIT irá reconhecer o valor depositado e liberar a mesma quantidade para comprar de bitcoins na plataforma.

Uma vez com o valor creditado na plataforma, você comprar bitcoins facilmente. Esse vídeo de 3 minutos feito pela FOXBIT vai te ajudar em caso de alguma dúvida.

Como carregar o cartão em dólares usando Bitcoin

Uma vez que você comprou os bitcoins na foxbit, basta ir em carregar cartão no site do advcash e escolher a opção bitcoins. O advcash irá te apresentar um ‘endereço’ bitcoin, e você pode ir na Foxbit e Sacar os bitcoin para o endereço do seu cartão ADVCASH. Instantaneamente, o Advcash irá reconhecer o valor depositado e após 1 hora o valor depositado estará liberado em dólares para ser gasto.

Fantástico não? Usar uma tecnologia para enviar dinheiro para outro lugar do mundo, com empresas usando outra moeda e falando outra língua. Bitcoins são definitivamente o equivalente digital do Ouro :)