669 Followers
·
Follow

Carreira no design

Como saí de um bairro pobre e perigoso às maiores empresas de design do mundo.

Minha jornada começou na periferia de Curitiba.

Venho de uma família classe média baixa: minha mãe, uma professora da rede pública e meu pai, um metalúrgico retirante do nordeste.

Eles me deram a melhor educação possível com os escassos recursos pra sustentar uma família em meio a diversas crises econômicas dos anos 80 e 90. Morei durante 25 anos na mesma casa de três cômodos com oito pessoas.

Estudei em escola pública. O único privilégio que tive na vida foi ter uma educação familiar voltada à criatividade. Desde cedo, meus pais me incentivaram a explorar meu lado direito do cérebro.

Até hoje, na casa deles, há registros dos meus desenhos na parede quando criança. …


Carreira no design

Vivemos a época em que pessoas buscam a super produtividade a todo custo, correndo contra o tempo pra alcançar status e valorização profissional. Mas isso tem um preço.

Sacrificar-se pela carreira tem sido causas de burn-out, stress e depressão

Fiz isso por anos. Porém se tem algo no mercado que me incomoda, é aquela turma workaholic super engajada que coloca a carreira e empresa na qual trabalham como prioridade e esquecem valores primordiais que realmente farão alguém ser bem sucedido na vida.

Esse comportamento influenciado pela cultura motivacional tipo “go hard or go home”, “no pain no gain” é nocivo pra saúde mental de qualquer pessoa — levar o corpo e a mente ao limite não é sustentável a longo prazo e poucos têm condições de seguir tal comportamento.

Dias atrás um amigo disse que, numa entrevista de emprego, o maior pré-requisito pra conquistar a vaga era que o candidato “vestisse a camisa da empresa”. …


Um cenário realista sobre o futuro do design digital e como sobreviver ao caos.

Num mercado super concorrido, destacar sobre a maioria está cada vez mais difícil — mas não impossível.

Vivemos tempos em que oportunidades raras batem à nossa porta. Talvez em nenhum outro momento da história a demanda por designers tenha sido tão alta. Estamos na crista da onda. Designers têm a faca e o queijo na mão para expandir seus ganhos, captar mais clientes e alavancar uma carreira internacional. Pensar globalmente e agir rápido pra enfrentar os desafios do mercado é fundamental para se destacar no mundo digital.

Para aproveitarmos tais oportunidades, é necessário capacitar e aprimorar habilidades, uma vez que se diferenciar da maioria está cada vez mais difícil.

De agências e startups a pequenas e megaempresas, a figura do designer tornou-se essencial pra qualquer atividade relacionada à criatividade, tecnologia e inovação. …

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store