O Futebol Americano também fala português
Depois de ser muito questionado por alguns especialistas brasileiros, o futebol americano vem cada vez mais crescendo no Brasil e, com maior força, no Rio Grande do Sul. Em 2015, pela primeira vez, foi criada uma Federação Gaúcha de Futebol Americano, que organizou o primeiro Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Nessa primeira edição da competição serão sete equipes participantes: Porto Alegre Pumpkins, São Leopoldo Mustangs, Juventude Futebol Americano, Santa Cruz Chacais, Porto Alegre Bulls, Santa Maria Soldiers e Ijuí Drones. Para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol Americano e integrante do time do Juventude Futebol Americano, Eduardo Ferreira:
“O aumento nas transmissões da NFL já mostravam uma entrada maior do esporte no Brasil. Com os campeonatos regionais e o nacional, o esporte recebe um impulso maior e pode se tornar o ‘novo futebol’.”
E não é apenas na opinião de conhecedores e adoradores do futebol americano que o esporte está crescendo no país. Segundo pesquisa do Portal i100, pertencente ao grupo The Independent, os brasileiros já ultrapassaram espanhóis e canadenses no ranking de adoradores do football.

Além disso, os números da transmissão do último Super Bowl, entre Seattle Seahawks e New England Patriots, mostram que realmente o futebol americano está entrando em outro patamar na vida dos brasileiros. Segundo a ESPN, canal que transmite as partidas, o jogo entre Seattle Seahawks e New England Patriots, foi o jogo de futebol americano mais assistido na história da TV paga brasileira – 500 mil pessoas passaram pelo canal. A partida registrou uma audiência de 0,44% entre todos os indivíduos com TV por assinatura no Brasil. Outra curiosidade é que a edição de 2015 teve mais mulheres assistindo ao evento (30% contra 24%).

O Juventude FA pode ser considerado o time que mais vem se esmerando para que o futebol com as mãos cresça no país. Para o ano de 2015, segundo o Willian Mota, coordenador de comunicação e marketing do Juventude FA, a equipe de Caxias, que manda seus jogos em Flores da Cunha, levará o futebol americano para dentro dos bairros da cidade serrana para divulgar o esporte para toda a população.
“Queremos popularizar o futebol americano no Brasil. Queremos mostrar que ele fala português. Queremos que as crianças entendam que o esporte está na rua dela, não apenas na TV.” Willian Mota, coordenador de comunicação e marketing do Juventude FA.

Já pensando no futuro, talvez de forma antecipada, o Juventude já adquiriu um terreno para a construção de seu estádio, que será de prática exclusiva do futebol americano. A expectativa da direção e da torcida é de que a nova casa fique pronto em 2020.
“Isso com certeza faz parte da nossa expansão. E quando digo nossa é do esporte. Precisamos de estádios e estruturas para sustentar o esporte aqui.” Willian Mota, coordenador de comunicação e marketing do Juventude FA.
