O desenvolvedor backend é aquele que trabalha “nos bastidores” de um software, ele é o responsável por fazer o planejamento, a implementação e a manutenção da estrutura tecnológica que constituem o “cérebro” da aplicação.

Image for post
Image for post

Quando o assunto é desenvolvimento de software, existem muitas camadas entre o hardware e o usuário final, o termo backend é uma dessas camadas. De uma forma bem simplista, o backend é a parte do sistema que não é visível pelo usuário, mas é vital para que tudo funcione conforme o esperado. (a camada que é visível pelo usuário é chamada de frontend).

O que faz um desenvolvedor backend?

O desenvolvedor backend é aquele que trabalha “nos bastidores” de um software, ele é o responsável por fazer o planejamento, a implementação e a manutenção da estrutura tecnológica que constituem o “cérebro” da aplicação. É no backend que fica concentrada as principais regras de negócios, é através dele que processamos e disponibilizamos as informações armazenadas em uma base de dados. …


Image for post
Image for post
Photo by Ben White on Unsplash

Fala meus queridos, como vocês estão? Bom, pra quem me acompanha por mais tempo, deve ter notado que eu alterei o nome da minha publicação aqui no Medium, agora ela se chama "Desenvolvendo com Paixão" (anteriormente eu usava o meu username joaorobertopb).

Mas João, porque você colocou esse nome agora?

Eu sempre tive vontade de começar a expor minhas ideias em dois temas:

  1. Programação
  2. Desenvolvimento pessoal

Mas nunca chegava num “bom” nome pra abordar ambos os temas no mesmo lugar… O que eu fiz? Fiz um trocadilho com meu sobrenome!

Meu nome completo é: João Roberto da Paixão Borges

O racional dessa escolha seria esse:
— O “desenvolvendo” aqui pode ser tanto no contexto de programação (desenvolvimento de software), como no contexto de desenvolvimento pessoal.
— O “Paixão” é um trocadilho com meu sobrenome, mas também esta relacionado a fazer aquilo com entusiasmo, apego, fascínio e…


Artigo publicado originalmente em: https://eng.fretebras.com.br/como-usar-o-slack-de-forma-mais-produtiva

Image for post
Image for post

O Slack tornou-se uma ferramenta fundamental na comunicação em um ambiente colaborativo, aqui na Fretebras por exemplo, ele é essencial para a organizar e promover a comunicação dos colaboradores.

O que é Slack?

O Slack basicamente é um hub de comunicação em tempo real que une pessoas, aplicações e dados.

É uma ferramenta completa e abrangente, com recursos avançados que permitem conversas individuais ou em grupos, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos, além de integrar-se com vários aplicativos e serviços. Tudo isso de maneira simples e intuitiva.


O termo Meetup vem do inglês meet up e significa encontro, esse termo nasceu nos EUA, e é praxe na região do Vale do Silício. Aos poucos, se espalhou pelo mundo, transformando convenções — geralmente monótonas e formais — em momentos descontraídos, que estimulam o networking de forma espontânea, disseminando conhecimento e proporcionando o aprendizado entre os participantes.

Image for post
Image for post
Fretebras Meetup #1 — Mobile Technology (Sede da Fretebras em Catalão-GO)

O que é Meetup?

Meetup é um encontro informal com o intuito de reunir pessoas com habilidades, hobbies e ideologias semelhantes, ou seja, pessoas que compartilham interesses em comum.

Como o Meetup é um encontro informal, a condução do evento ocorre de forma espontânea e descontraída — não há solenidades, protocolos cerimoniais, regras rígidas de etiqueta ou algo do tipo. A ausência dessas características tornam esse evento cada vez mais popular, pois esse tipo de ambiente ajuda no networking, atrai mais participantes e estimula o engajamento dos mesmos. …


Image for post
Image for post
Octocat — Faça o seu Octocat em https://myoctocat.com

O .gitattributes é um arquivo de texto simples que fornece atributos específicos para arquivos e diretórios dentro do seu repositório GIT. Com ele você pode configurar várias coisas, como por exemplo: resolver problemas visuais do diff em sua solicitação de merge, selecionar uma ação automática quando houver conflitos, converter finais de linhas (LF ou CRLF) em arquivos baseados em texto e etc…

Neste artigo vou abordar um recurso em específico do .gitattributes que é o export-ignore.

Para mais detalhes sobre o arquivo .gitattributes recomendo a leitura da documentação oficial.

Export-ignore: uma breve explicação

Quando trabalhamos em um repositório GIT, quase sempre fazemos commit de alguns arquivos que estão relacionados ao projeto, mas que não possuem serventia nenhuma quando o seu projeto vai para produção. …


screenFetch é um script que desenha a logo da sua distribuição em formato ASCII no terminal, trazendo também as informações básicas do computador, como por exemplo, sistema operacional, Kernel, processador, memoria ram e etc.

Image for post
Image for post
screenFetch sobe o WSL do Windows 10

Como instalar o Screenfetch

Para uma instalação rápida e fácil, basta copiar o comando abaixo e executar no seu terminal:

wget -O - https://raw.githubusercontent.com/joaorobertopb/screenfetch/master/install.sh | bash

Pronto! agora é só digitar screenFetch no terminal.

Se você quiser, pode acessar o repositório do script em:

Instalação manual, passo a passo:

Se preferir, você também tem a opção de realizar a instalação de forma manual.

1 — Faça o download da versão mais recente em:

wget -O screenfetch-dev…

Ano novo, setup novo!

Image for post
Image for post

Muita gente acaba me perguntando qual a configuração do meu computador, qual a minha stack de desenvolvimento e quais ferramentas eu utilizo no dia-a-dia.

Se você me acompanha já há alguma tempo, vai se lembrar que eu já falei sobre isso no post ̶M̶e̶u̶ ̶a̶m̶b̶i̶e̶n̶t̶e̶ ̶d̶e̶ ̶t̶r̶a̶b̶a̶l̶h̶o̶ ̶e̶m̶ ̶7̶ ̶i̶t̶e̶n̶s̶, porém isso foi em 2017, de lá pra cá várias coisas aconteceram! Agora, chegou a hora de atualiza-los.

Notebook ou Desktop? Eis a questão…

Em 2017 eu tinha um Macbook Pro Dual Core 4GB de 2009 e um notebook Dell Inspiron 4050N i3 4GB de 2011, o Macbook eu vendi no ano passo (não estava utilizando-o, não recebia mais atualizações e etc…) acabei ficando somente com o notebook Dell, fiquei alguns meses sofrendo com esse notebook até que, no final de 2018, resolvi comprar uma máquina nova, fiquei meio indeciso no começo entre um Notebook mais parrudo(Avell ou Alienware da vida) ou um Desktop. …


WSL significa Windows Subsystem for Linux Subsistema Windows para Linux — ele é um módulo do Windows 10 que visa disponibilizar um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, de forma que se possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows sem a necessidade de emuladores ou do uso de máquinas virtuais.

Image for post
Image for post

Linux no Windows? Me explica isso aí!

A Microsoft desenvolveu uma camada de compatibilidade usando bibliotecas do Kernel Windows — sem nenhum código Linux — para reproduzir binários executáveis do Linux nativamente no Windows 10. Vale frisar que não se trata de um emulador ou virtualizador, a interface de kernel do WSL converte as chamadas dos binários Linux em chamadas de sistema do Windows e as executa em velocidade nativa — papel parecido ao que o Wine executa nos sistemas Linux.


Bom dia dev, João Roberto aqui.

Gostaria de fazer uma pergunta para você que me acompanha no Medium.

Você preocupa com a qualidade do seu código?

Foi pensando exatamente nisso que eu passei alguns dias escrevendo um artigo bem completo falando sobre os princípios SOLID. Não foi por acaso que batizei o artigo com o seguinte nome:

O que é SOLID: O guia completo para você entender os 5 princípios da POO

Nele você vai aprender alguns princípios da orientação a objetos que aplicados ao código, tornam o software mais robusto, escalável, flexível, deixando-o tolerante a mudanças, facilitando a implementação de novos requisitos para a evolução e manutenção do sistema. …


SOLID são cinco princípios da programação orientada a objetos que facilitam no desenvolvimento de softwares, tornando-os fáceis de manter e estender. Esses princípios podem ser aplicados a qualquer linguagem de POO.

Image for post
Image for post

O que é SOLID?

SOLID é um acrônimo criado por Michael Feathers, após observar que cinco princípios da orientação a objetos e design de código — Criados por Robert C. Martin (a.k.a. Uncle Bob) e abordados no artigo The Principles of OOD poderiam se encaixar nesta palavra.

S.O.L.I.D: Os 5 princípios da POO

  1. S — Single Responsiblity Principle (Princípio da responsabilidade única)
  2. O — Open-Closed Principle (Princípio Aberto-Fechado)
  3. L — Liskov Substitution Principle (Princípio da substituição de Liskov)
  4. I — Interface Segregation Principle (Princípio da Segregação da…

About

João Roberto da Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store