O que é framework? E Por que você precisa de um?

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão
2 min readFeb 9, 2017

Essa é uma dúvida muito comum pra quem esta dando os primeiros passos no mundo da programação, sendo assim, resolvi compartilhar minha visão a respeito do assunto.

O que é um framework?

Segundo o Wikipedia, um framework, em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. De forma resumida, framework nada mais é do que um conjunto de classes que proporcionam um ambiente padronizado, deixando o desenvolvimento bem mais produtivo, permitindo o re-uso de código.

Por que utilizar um framework?

O principal objetivo de um framework e permitir que o desenvolvedor trabalhe de forma estruturada e rápida, disponibilizando funcionalidades comuns ( conexão com banco de dados, validação de dados, sistema de templates, sistema de cache e etc…) que praticamente todo software irá implementar, dessa maneira o programador não perde tempo “reinventando a roda” e foca apenas nas regras de negócio da a aplicação que esta desenvolvendo.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Você já percebeu que existem muitas vantagens em se utiliza um framework. Mas, para ser mais explícito, vejo como as principais vantagens:

  • Produtividade
  • Padrões de codificação e processos
  • Re-uso de código
  • Segurança
  • Extensibilidade
  • SuporteVárias pessoas para interagir e tirar dúvidas.

As principais desvantagens são:

  • Curva de aprendizagemNa maioria das vezes leva-se um bom tempo para o desenvolver ter total domínio do framework escolhido.
  • DependênciaUma vez iniciada uma aplicação sob um framework , geralmente é bastante complicado migrar para outro.
  • Vício do programador Alguns pessoas sem experiência podem ter um vicio ao se utilizar um framework, negligenciando o conhecimento da linguagem nativa.

Minhas considerações

Dependendo da sua necessidade e demanda, na minha opinião utilizar um framework acaba sendo a melhor opção. Mas, antes de colocar a mão na massa, recomendo fortemente que seja feito uma avaliação para posteriormente, tomar uma decisão em usar ou não um framework.

Falar de framework acaba sendo um pouco complexo, porém, espero que este artigo tenha ajudado de alguma maneira.

E aí? Qual a sua visão sobre os frameworks?

--

--

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !