Uma experiência de gratidão

João Rubens Costa
4 min readSep 12, 2016

Como muitos “obrigados” podem mudar a sua vida.

Há mais ou menos um ano comecei um projeto pessoal e gostaria de compartilhar os resultados e as ideias que tirei disso tudo.
Sinta-se convidado a refletir e se inspirar na importância das pessoas na sua vida, desde os menores aos grandes detalhes.

Há um ano atrás começava a produção de cem cartões em formato de business card que encomendei em uma gráfica local. Mas ao invés de estarem com minhas informações, estavam com as seguintes frases:

Frente : Obrigado por me fazer sentir bem
Verso: O que você faz, como você faz, faz toda diferença.

Você entenderá o por que delas a partir daqui.

Resolvi mudar a lógica para que são utilizados os cartões e torna-los presentes especiais para quem os recebe. Isso devido a um conflito mental que me encontrei em um hotel no momento que abri a porta do quarto após um dia cansativo de trabalho e me deparei com um ambiente totalmente arrumado, diferente do que tinha deixado. Isso poderia ser normal, afinal, todos os hotéis tem o serviço de limpeza de quarto. Mas nesse dia enxerguei isso de forma bem diferente e talvez a forma que eu busco enxergar até hoje todas as ações que me impactam no dia-a-dia.

Comecei a pensar que o quarto não só estava limpo, uma história toda se passou antes que aquilo se tornasse realidade. E para que essa história fosse contada, com certeza foi necessário o empenho de pessoas. Senti que precisava de alguma forma passar a eles a gratidão que sentia, pois não sabia se eles sabiam do valor do que tinham feito. Combinei comigo mesmo que antes de ir embora deixaria um papel agradecendo todos pela grande hospitalidade. Infelizmente não tirei foto do bilhete, mas me lembro que foi algo parecido com isso:

“Olá, sei que não sou a pessoa mais organizada no mundo, e por isso queria agradece-lo por ter me feito sentir em casa! :)“

Realmente precisava falar isso, afinal o quarto tinha me feito um bem danado e talvez aquela noite não tivesse sido tão especial se essas pessoas não tivessem passado por lá.

A partir disso, comecei a pensar na importância das pessoas na maioria das ações de nossas vidas, quase nada acontece sem a ação de alguém e, querendo ou não, estamos tão presos na nossa rotina que passamos por esses momentos sem dar o devido valor para quem o fez especial ou simplesmente natural a nós.

Seja caminhando na rua, na refeição de cada dia, em um jardim, em uma loja, em um estacionamento ou em qualquer outro lugar, o que você sente e vê é o resultado de um todo feito por muitas pessoas. Se alguma coisa está em desarmonia é bem provável que você seja impactado de alguma forma.

Por outro lado, muitas pessoas ainda tem dificuldade de entender o valor do que fazem e de como isso está ligado com a vida de outros. E nos resta agradecer todos a nossa volta na esperança de ajudar a encontrarem o propósito e a felicidade para cada ação realizada.

Resolvi criar o cartão como forma de lembrar das pessoas e passei esse último ano entregando em vários momento da minha vida. A cada vez que entregava tirava um tempo para conversar e agradecer. A quantidade de sorrisos trocados era incrível e posso dizer que me sentia sempre mais feliz e, por alguns momentos que presenciei, acredito que consegui criar alguns novos sorrisos também. Descobri que não só temos dificuldades de agradecer as pessoas como as pessoas também tem dificuldades de receber elogios. Acho que isso não é comum ainda para todo mundo e nem foi pra mim.

Depois de um tempo, acabei percebendo que o cartão se tornou nada além de uma forma de materializar tudo que eu falava para as pessoas. E como estava em minha carteira, ele me ajudou a lembrar a cada dia de estar atento as pessoas que passavam por mim. Olhando pra trás consigo ligar os pontos e ver o quanto aprendi sobre as pessoas e quanto aprendi sobre mim nesse processo todo. Olhar nos olhos, ser empático e saber que todo ser humano tem uma história que precisar ser respeitada e que todo trabalho tem um proposito, é digno e faz a diferença na nossas vidas.

E como não poderia deixar de ser, sou muito grato por você ter tirado um momento para ler esse texto. Espero que tenha sido útil para você de alguma forma e que tenha te inspirado a observar mais a vida e dar mais valor as pessoas a sua volta. :)

Estou disponibilizando o projeto dos cartões aqui para caso alguém queira tirar como referência para alguma coisa e estou deixando a pasta aberta caso queira adicionar algum projeto que ache interessante também.
Para acessar, clique aqui.

Obrigado por me fazer sentir bem.
O que você faz, como você faz, faz toda diferença.

--

--