Meios Alternativos de Cobrança e Pagamento em meio à Pandemia: um diferencial para seu negócio

Joaquim Fantin
8 min readApr 5, 2020

--

Por que escrevi e para quem é este manual?

Hoje em dia o foco de meu trabalho é orientar empresas em sua estratégia de tecnologia: o que investir, o porquê, quando e como, para que tenham os melhores resultados, considerando cada situação. Escrevi este manual aplicando essa análise estratégica. Apresento aqui diversas soluções práticas, que podem salvar vidas, mas que não estão sendo aplicadas em muitos casos.

Este manual é focado em Lojista / Comerciante que:

  • Recebe pedidos de clientes pelas Redes Sociais (WhatsApp/Instagram/Facebook);
  • Faz entregas dos pedidos solicitados ou cobrança de pagamentos;
  • Costuma usar, na entrega do pedido ou na cobrança de pagamentos, dinheiro ou Máquina de Cartão como forma de pagamento (ou seja, já tem uma solução contratada para Máquina de Cartão)

Mas é possível que as alternativas apresentadas sirvam para outras situações também.

O que a Pandemia do Coronavírus (COVID-19) nos obriga a fazer?

Estamos passando por uma crise biológica relacionada à rápida disseminação do Coronavírus (COVID-19). No contato com outras pessoas, precisamos:

  1. Diminuir o Tempo de Aproximação;
  2. Aumentar a Distância de Aproximação;
  3. Diminuir ou Eliminar a Troca de objetos.

A título de exemplo, podemos citar uma situação crítica que é a interação entre um cliente e um entregador, em que um dos dois pode estar contaminado. A história geralmente é a seguinte:

  • Entregador chega;
  • Cliente se aproxima;
  • Entregador digita as informações na Máquina de Cartão e entrega ao cliente;
  • Cliente insere o cartão e digita a senha. Só essa interação, por si só, aumenta o risco de contaminação. Entretanto, muitas vezes, a história continua;
  • Máquina de Cartão está sem sinal ou dá algum tipo de erro ou o cliente digita a senha incorretamente;
  • O processo tem que ser repetido diversas vezes…

Precisamos buscar alternativas ao uso de dinheiro ou Máquina de Cartão, e a alternativa ideal é o pagamento por links, que será explicada neste manual.

Quais são os meios alternativos de Cobrança e Pagamento?

Além de dinheiro ou Máquina de Cartão, é importante reforçar que há outras maneiras de se realizar cobrança e pagamento:

  1. Links de pagamento (o aplicativo da sua máquina gera um link que você envia para o cliente pagar)
  2. QR Code (o aplicativo da máquina de cartão ou a máquina de cartão gera um desenho / código especial que é lido pela câmera do celular do cliente);
  3. NFC (deixar o cartão de crédito ou celular próximos à máquina de cartão gera o pagamento)

Deste três, o meio mais seguro para diminuir um possível contágio pelo Coronavírus (COVID-19) é enviar Links de pagamento por meio digital (e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram etc.).

Vamos verificar em mais detalhes cada uma das opções.

Primeira Alternativa: “Links de Pagamento”. O que é? Como funciona? Como faço para usar?

Um link de pagamento é um endereço de internet que leva à um ambiente onde o pagamento pode ser realizado. Nessa alternativa, o aplicativo da sua máquina gera um link que você envia para o cliente clicar e pagar. Podemos observar um link de pagamento gerado na Figura 1.

Figura 1 — Exemplo de Link de Pagamento gerado no Mercado Pago

Seguem tutoriais (textos e vídeos) explicativos de alguns fornecedores da solução de Link de Pagamento, em ordem alfabética. Verifique qual é o seu e adote o procedimento a partir de agora:

Observações: em alguns casos, o cliente também tem que se cadastrar no aplicativo do fornecedor para poder realizar o pagamento que foi solicitado pelo lojista / comerciante. Se você tiver dificuldades em utilizar esse meio de pagamento, entre em contato com o suporte de seu fornecedor e tire as dúvidas diretamente com ele.

Caso seu fornecedor não possua geração de link de pagamento pelo celular (opção ideal de meio de pagamento), há também as opções QR Code e NFC (Contactless).

Segunda Alternativa: “QR Code”. O que é? Como funciona? Como faço para usar?

Código QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Nessa alternativa, o aplicativo da máquina de cartão ou a máquina de cartão gera um desenho / código especial que é lido pela câmera do celular do cliente. Podemos observar uma leitura de um QR Code gerado por uma Máquina de Cartão na Figura 2.

Figura 2 — Exemplo de uso de QR Code para Pagamento

Seguem tutoriais (textos e vídeos) explicativos de alguns fornecedores da solução de pagamento via QR Code, em ordem alfabética. Verifique qual é o seu e adote o procedimento a partir de agora:

Observações: dos três meios alternativos apresentados, esse parece ser o meio de pagamento que mais gera dificuldades, reclamações e problemas. Em alguns casos, o cliente também tem que se cadastrar no aplicativo do fornecedor para poder realizar o pagamento que foi solicitado pelo lojista / comerciante. Se você tiver dificuldades em utilizar esse meio de pagamento, entre em contato com o suporte de seu fornecedor e tire as dúvidas diretamente com ele.

Terceira Alternativa: “NFC (Contactless)”. O que é? Como funciona? Como faço para usar?

Comunicação por campo de proximidade, ou near-field communication (NFC), ou ainda Contactless, é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Nessa alternativa, ao aproximar o cartão de crédito ou o celular compatíveis com NFC, o pagamento é realizado. Podemos observar o uso de um cartão de crédito com pagamento por aproximação na Figura 3.

Figura 3 — Exemplo de uso de Cartão de Crédito Nubank com NFC para pagamento

Na Figura 4, podemos observar a mesma solução sendo aplicada aos telefones celulares.

Figura 4 — Exemplo de uso celular com NFC para Pagamento

Seguem tutoriais (textos e vídeos) explicativos de alguns fornecedores da solução de pagamento via NFC (cartão ou smartphone), em ordem alfabética. Verifique qual é o seu e adote o procedimento a partir de agora:

Observações: não são todos os cartões de crédito que aceitam pagamentos por NFC. Com relação aos Smartphones, o cliente tem que configurar alguma solução de pagamentos no próprio aparelho (Samsung Pay, Google Pay ou Apple Pay, por exemplo) para poder realizar o pagamento que foi solicitado pelo lojista / comerciante. Se você tiver dificuldades em utilizar esse meio de pagamento, entre em contato com o suporte de seu fornecedor e tire as dúvidas diretamente com ele.

Na situação atual que estamos vivendo, quais são os meios de pagamento mais adequados?

Segue uma tabela comparativa simples, sem relevância estatística e apenas com propósito didático, das características discutidas dos meios de pagamento. Incluí na tabela outros meios para fins de comparação.

Tabela 1 — Comparação de Meios de Pagamento em relação à Tempo de Aproximação, Distância de Aproximação e Contato Físico Direto entre as pessoas

Observando a Tabela 1, podemos concluir que o ideal é não usar dinheiro (cédulas e moedas) e nem Máquinas de Cartão (leitura direta ou NFC com digitação de senha) (destaque vermelho) durante a crise biológica. Utilizem qualquer uma das formas citadas no manual, de preferência o pagamento por links (destaque em verde), que é o meio mais adequado para diminuir um possível contágio pelo Coronavírus (COVID-19).

Quais são as Vantagens de eu adotar a forma mais recomendada (Links de Pagamento)?

Na pandemia atual que estamos vivenciando (rápida disseminação do Coronavírus (COVID-19)), incluir um meio de pagamento 100% online reduz drasticamente o risco de contágio.

Adotar a forma mais recomendada (Links de Pagamento) protegerá você, seus funcionários e clientes e poderá ser considerado um diferencial para seu negócio.

Caso adote essa opção, utilize-a na Comunicação da sua empresa (Redes Sociais, Peças Publicitárias etc.) para divulgação. Há clientes que já estão exigindo melhorias e o mercado tem apresentado poucas opções nesse sentido.

Quais são os Riscos de eu adotar a forma mais recomendada (Links de Pagamento)?

A população brasileira não está acostumada a utilizar meios de pagamento digitais, por padrão. Se quisermos que a solução Links de Pagamento seja adotada em massa, é importante que você, lojista / comerciante, realize os seguintes passos, para cada um de seus clientes:

  1. Entre em contato com seu cliente, por canal já conhecido e confiável (e-mail, Redes Sociais ou número de WhatsApp seu ou da loja);
  2. Explique, por ligação telefônica ou envio de áudio, que passará a utilizar esse meio de pagamento a partir de agora;
  3. Avise seu cliente que ele deverá ficar alerta e somente confiar em links enviados por esse canal confiável e já conhecido;
  4. Além disso, ao clicar no link que ele tenha certeza que foi enviado por você (ou pela sua loja), ele deve verificar duas coisas: (a) se o site aberto tem o cadeado lá em cima (no local de endereço do navegador de internet) indicando que a conexão é segura e (b) se o site em que você entrou corresponde ao nome de algum sistema de pagamento conhecido.

Observação: o celular ou computador que será utilizado neste canal de conversa com o cliente deve possuir segurança mínima (backup, antivírus instalado etc.) e ser operado somente por uma pessoa de confiança do lojista / comerciante.

Infelizmente, existe uma tendência à golpes virtuais no país, e devemos ficar sempre atentos quanto à essa possibilidade.

Agradeço se houver críticas e contribuições a qualquer parte do manual. Além disso, caso tenham, para recomendar, outros meios de pagamento que aceitem pagamento por link / QR Code ou NFC, peço a gentileza de comentarem nessa postagem ou entrarem em contato por qualquer uma de minhas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram ou Twitter) que eu incluirei no manual.

Considerações Finais

Escrevi este manual em caráter absolutamente voluntário com o intuito evidente de diminuir o contato físico entre pessoas nas transações comerciais e, consequentemente, os riscos de contaminação no meio da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Não posso me responsabilizar por execuções incorretas de procedimentos mencionados ou indicados e nem pela garantia e Suporte dos provedores / gateways de pagamento citados.

Gostaria de lembrar que o meio mais seguro para diminuir um possível contágio pelo Coronavírus (COVID-19) é enviar Links de pagamento por meio digital (e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram etc.) e que existem riscos de segurança associado a este meio (golpes, roubo de informação — pishing etc.)

Coloco-me à disposição para receber críticas e melhorar o manual.

--

--

Joaquim Fantin

Ajudando empresas e pessoas a atingirem o máximo de resultados em Tecnologia