Como instalar o OS X em um computador Windows


Mesmo sendo um usuário do Windows, você sempre manteve a vontade de testar um Mac e explorar todos os seus detalhes? Mas, como o computador (e qualquer produto Apple) é um sonho de consumo muito longe da sua realidade e de muitos brasileiros, esse sonho sempre ficou guardado. Pois saiba que existe um método (seguro?) de instalar o OS X em um computador comum com Windows, utilizando um programa fantástico chamado de VMware.


Requerimentos gerais


Como nem tudo são flores, seu computador precisa se enquadrar nos seguintes requerimentos mínimos para obter uma boa e agradável experiência com o OS X.

  • Processador Intel Core i3, i5 ou i7 — da segunda geração ou superior;
  • 4GB de memória RAM (recomenda-se 8GB ou mais);
  • Cerca de 40GB de espaço em disco (mínimo);
  • Conexão com a internet.
Ter um processador Intel é o principal requerimento do OSX. Seu computador PRECISA ter um Intel para que o sistema da Maçã possa ser instalado. Caso contrário, ele nem vai iniciar.


Softwares necessários


Estes são os principais softwares que serão utilizados para a instalação do OS X. Alguns deles, como o próprio VMware, são pagos, mas você pode (pode, mas não deve) baixá-los por outros métodos ou usar a versão trial… Vamos à lista!


Downloads necessários

Estes arquivos são fundamentais para a instalação do OS X. Não esqueça de nenhum!

O iAtkos ML2 é a versão modificada do OS X que já vem pronta para instalação em um computador Windows. É uma das mais fáceis e seguras do mercado. O download é de 4.89GB, então você deve usar um cliente torrent como o μTorrent.


1. Preparação


Depois de tudo baixado e instalado, vamos começar o processo de preparação para a instalação do OS X. A máquina que estou usando para o tutorial é um Intel Core i7 3.0GHz (4ª Geração), com 8GB de RAM, 1TB de HD e Windows 8.1 Update. Vamos começar!

1. Preparando a imagem do sistema


Abra a pasta onde está localizado o iAtkos ML2. Nela, você deve encontrar um arquivo .dmg e alguns manuais. Precisaremos, obrigatoriamente, transformar este arquivo DMG para um formato suportado pelo VMware, como o formato .iso. E para isso, usaremos o programa UltraISO. Abra-o.

Assim que você abrir o programa, essa tela aparecerá. A menos que você tenha comprado a licença do UltraISO, clique no botão “Continuar Avaliação”.

No canto superior esquerdo, clique no botão Abrir e selecione o arquivo .dmg do iAtkos. Aguarde até que todo o arquivo seja lido pelo programa.

Agora, clique no botão Converter, e na janela que aparecer, selecione o Padrão ISO e clique em Converter.


Agora, relaxe e aguarde alguns minutos enquanto o programa converte o arquivo .dmg para .iso. Como o VMware não reconhece arquivos DMG, esta etapa é fundamental.



2. Preparação do VMware Workstation


Agora, vamos preparar a máquina virtual no VMware que receberá o OS X Mountain Lion.

Abra o arquivo “VMware Unlocker OSX” e descompacte TODOS os arquivos para uma outra pasta. Agora, vá em “VMware Workstation Unlocker —Windows” e execute o arquivo “Install.cmd” como administrador (botão direito > Executar como administrador). Aguarde até o fim da instalação do arquivo.

Agora, abra o VMware Workstation 10 e clique em “Create a New Virtual Machine”. Uma janela abrirá.

Nela, selecione a opção “Typical (recommended) e clique em Next.





Nesta outra janela, selecione “Installer disc image file (iso)” e clique em “Browse”. Selecione o arquivo .iso do iAtkos que você converteu com o UltraISO. Tudo pronto? Clique em “Next”.



Agora, selecione “Apple Mac OS X” na lista de cima e “Mac OS X 10.8" na caixa “Version”.

Clique novamente em “Next”.




Nesta janela, batize sua máquina virtual com qualquer nome.

Clique em “Next”.




Agora, uma das etapas mais importantes: o tamanho do disco rígido virtual onde será instalado o OS X. Por padrão, o Mac requer no mínimo 40GB de espaço em disco. Mas escolha um valor superior, pois, sem dúvidas, você vai querer instalar aplicativos e arquivos no OS X. Também selecione “Store virtual disk as a single file” e clique em “Next”.


Estamos quase terminando esta etapa. Clique em “Customize Hardware”.





Agora, vamos customizar o hardware da máquina virtual. No campo “Memory”, vamos digitar um dos seguintes valores, baseados no seu hardware:

  • Se você tem 4GB de RAM: digite 2048 MB (2GB de RAM para o OS X)
  • Se você tem 6GB de RAM: digite 4096 MB (4GB de RAM para o OS X)
  • Se você tem 8GB de RAM: digite 6144 MB (6GB de RAM para o OS X)
  • Se você tem mais de 8GB, digite valores mais altos, mas sempre deixando cerca de 2GB para o Windows.

Agora, selecione “Display” e marque a caixa “Accelerate 3D Graphics”. Depois, clique em “OK” e depois em “Finish”.


2. Instalação


3. Instalando o Mac


Ufa! Finalmente chegamos a esta etapa! Com tudo preparado no VMware, vamos iniciar nossa máquina virtual, clicando em “Play Virtual Machine”. Recomenda-se que você feche outros aplicativos que estejam rodando no Windows (mas deixe este tutorial aberto!).

Tela de boot do VMware

Depois de passar pela tela de boot do VMware, aparecerá a famosa Maçã cinzenta: a tela de boot do OS X! Se você chegou até aqui, sua máquina virtual está corretamente configurada.

Após algum tempinho nessa tela cinza, uma tela de boas-vindas aparecerá. Nela, selecione o idioma do sistema.

Após escolher, clique na seta para avançar.

Nesta tela, clique em “Continue” (ou “Continuar”).

Agora, vamos preparar o disco virtual que criamos para receber o sistema, convertendo-o para um sistema de arquivos suportado pelo OS X. Para isso, clique em “Utilities” (ou Utilitários) na barra superior e selecione “Disk Utility” (ou Utilitário de Disco).

Com a janela do Utilitário aberta, selecione o disco laranja na barra lateral.

Agora, clique em “Erase”, depois digite um nome para a partição de instalação. Ela é como se fosse o Disco Local do Windows, onde todos os arquivos essenciais do sistema são armazenados. Escolhido um nome, clique em “Erase” e aguarde o fim do processo.

Processo finalizado, feche a janela do Utilitário clicando no botão vermelho, na parte superior esquerda da janela. Perceba, agora, que há um disco disponível para instalação do OS X. Clique sobre ele e depois em “Install”.

O processo de instalação leva entre 8 a 15 minutos, dependendo do seu hardware. Enquanto espera, saia e tome um café ;)

Após a conclusão da instalação, o sistema será reiniciado automaticamente. O VMware avisará que houve uma falha e perguntará se você deseja reiniciar a máquina virtual. Isso é normal e basta confirmar a reinicialização.

4. Configuração Inicial


Depois de reiniciado, a primeira tela será esta. Nela, selecione seu país. Clique em “Show All” (ou Mostrar Tudo) para selecionar o Brasil na lista.

Agora, uma etapa importante. Selecione o padrão Brazilian (Brasileiro) para o seu teclado e clique em Continuar.

Ignore esta etapa e clique em Continuar.

Selecione a caixa “Enable Location Services on this Mac” (Ativar o Serviço de Localização neste Mac) e continue.

Agora, se desejar, faça login com sua Apple ID. Com ela, você poderá usar vários recursos do sistema, como a Mac App Store e o iCloud.

Aceite os termos e condições.

Marque a caixa “Set up iCloud on this Mac” (Ativar iCloud neste Mac) e continue.

Por um erro de autenticação, o iMessage e o FaceTime não funcionam nesta versão modificada do OS X, portanto, apenas clique em “Continue”.

O Find my Mac também não funciona nesta versão, só clique em “Continue”.

Agora, crie um usuário para você. Preencha os campos e coloque uma senha no seu novo Mac. Avance quando terminar.

Selecione agora seu Fuso Horário e continue.

Clique em Continuar para pular esta etapa de registro junto a Apple.

Pronto! Basta clicar em “Start using your Mac” para finalizar a configuração inicial e começar a explorar o OS da Apple.

3. Configuração


5. Configurando o OS X


Reparou que a resolução da tela não está lá essas coisas? E que a velocidade de execução gráfica está de mal a pior? Isso ocorre devido ao fato de que ainda não instalamos os kexts (os drivers da Apple) da placa gráfica.

Para isso, abrimos o Safari (o navegador web do Mac e um dos melhores do mercado), e baixamos o arquivo chamado SVGA II VMware para OS X.

Após baixá-lo, ele aparecerá na Dock, exatamente como na imagem acima. Clique e abra-o.

Ops! O OS X barrou a instalação pois este kext não é de um desenvolvedor confiável, já que foi baixado da internet. Vamos contornar essa situação, liberando a instalação do aplicativo.

Clicamos no ícone das Preferências do Sistema e, quando a janela abrir, clicamos em “Segurança e Privacidade” (Security & Privacy).

Nessa tela, temos que clicar no ícone do cadeado e digitar nossa senha (aquela que criamos na configuração inicial) para liberar o acesso as opções bloqueadas. É quase como o modo de Administrador do Windows.

Agora, em “Allow applications downloaded from:”, marcamos a opção “Anywhere” e fechamos a janela.

Vamos tentar instalar o kext de vídeo novamente. Volte à Dock e abra o arquivo que baixamos da internet. Agora sim! Continue a instalação do arquivo (assim como no Windows) e, ao final, reinicie a máquina virtual.

O VMware avisará novamente que houve uma falha e blá, blá, blá. Apenas clique OK e espere o carregamento do OS X.

Agora, vá novamente ao painel Preferências do Sistema e clique em “Monitores” (Displays).

Agora, simplesmente escolha a resolução mais adequada ao seu monitor e voilà! OS X em tela cheia!


4. Dicas


6. Pronto!


Parabéns! Agora você é um feliz usuário de Mac! Fique à vontade para explorar e instalar os softwares que quiser na sua máquina virtual.

Mas antes, fique atento a algumas dicas úteis:

  1. Evite usar o Launchpad: por uma limitação da máquina virtual, o Launchpad demora ~muito~ para ser carregado. E isso é muito irritante.
  2. E agora, como volto ao Windows?! Calma. Para retornar ao Windows, basta minimizar ou fechar a máquina virtual.
  3. Rode tudo em tela cheia, sem Windows para pertubar: é só clicar no botão “Full Screen” no VMware Workstation ou Player.

4. O Safari não abre o Facebook: esse é um erro muito estranho. O Safari simplesmente não consegue acessar o Facebook. Baixe o Chrome.

5. O som não funciona! Esse é um problema complexo. Tente baixar o app Multibeast e ativar as seguintes configurações na instalação (atente-se para não selecionar outras):

Atualizando…

© 2014 Conteúdo Original — Robson Jobs