Startup Weekend Jataí — AGRO

Startup Weekend Jataí foi um sucesso! 11 empresas criadas em apenas 54 horas!

No último final de semana, entre os dias 2 a 4 de junho, aconteceu, no Jatahy Shopping, o SW Agro Startup Weekend Jataí, que teve como foco criar soluções inovadoras voltadas para o agronegócio. A promoção foi realizada pela Associação de Jovens Empreendedores de Jataí (AJE) com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Beetech (Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas), do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás) e ainda, de voluntários.

Foram três dias de trabalho intenso em que os cerca de cento e vinte participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre agronegócio, tecnologia, design e pesquisa de mercado e ainda, a possibilidade de vivenciar experiências únicas em relação ao mundo dos negócios.

Em todos os dias, os participantes foram acompanhados por um facilitador Global do Startup Weekend, Hiro Miaykawa e ainda por sete mentores empresários, consultores e palestrantes: Alline Jahjah, Paolo Petrelli, Francisco Lima Júnior, Vandré Sales, Marco Aurélio Chaves, Matheus Ladeia e Luiz Candreva.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito, Vinicius Luz, os secretários de Educação, Eliana Melo Machado Moraes, de Obras, Rogério Assis, de Desenvolvimento Econômico, Francis Barros, de Ciência e Tecnologia, Walber Leal, de Turismo, Amilton Martins, de Saúde, Paulino Alves e também os presidentes da Associação de Jovens Empreendedores (Aje), Ricardo Assis e do Sindicato Rural, Vitor Gaiardo, o gerente Regional do SEBRAE, Geovani Ferreira Carvalho e o coordenador do Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas (Beetech), Francys Pimenta.

O primeiro dia foi dividido em quatro momentos:
Os trabalhos foram iniciados com um pré-aquecimento, chamado Half Baked, de dez minutos, em que as pessoas foram divididas em dez grupos, com o objetivo de criar empresas com duas palavras chaves que foram sorteadas aleatoriamente pelos participantes.

O segundo e o terceiro momento foram destinados a apresentações dos palestrantes Matheus Ladeia, criador da Pastar, e do Marco Aurélio, da Alluagro, que apresentaram o surgimento e as dificuldades enfrentadas por eles ao criar suas empresas, como forma de gerar interesse e ainda de dar condições para que os participantes começassem a pensar sobre uma nova proposta de negócio.

O último momento foi destinado aos “Pitchs”, momento em que as pessoas puderam apresentar, em um minuto, sobre alguma ideia de empresa, que posteriormente seriam votadas pelos próprios participantes. No total, houveram trinta apresentações e dentre elas doze foram selecionadas para serem aprimoradas durante o evento.

No sábado e domingo, a proposta foi de desenvolver e estruturar modelos de negócios com informações sobre a possibilidade de mercado, soluções de problemas e ainda criar um esboço da empresa com arte, marca e logo. Oportunidade em que os participantes também puderam ir a campo, procurar produtores e empresários para validar suas ideias.

Ao final do evento, os grupos foram avaliados por uma banca de jurados composta por Danilo Gomes, da Secretaria Executiva do Conselho do Desenvolvimento do Estado; Francisco Lima, Analista de Planejamento do SEBRAE; empresários da APROSOJA Goiás, Joel Ragagnin e do Jatahy Shopping, Júnior Assis, e também por Wanderson Portugal, diretor técnico do SEBRAE.

O grande destaque da noite de domingo aconteceu com a apresentação do grupo vencedor do primeiro lugar, que realizou uma validação entre um produtor rural de Jataí e um empresário no valor de seis milhões de reais.

Conheça as Startup’s vencedoras:

1º Lugar: Cotagro — Plataforma virtual de negociação entre empresários, corretores e produtores rurais.
Prêmio: Dez ingressos para o evento “Acelerator Day StartSe”, que acontecerá em São Paulo; Seis meses de pré-incubação na Beetech; Uma sessão de coach para cada integrante; Três horas de mentoria com a Aceleradora de Startup’s ACE e três meses de mentoria jurídica com Faria, Cendão & Maia Advogados.

2º Lugar: AgroSave — Aplicativo que reúne produtos de hortifruti da região e que realiza, após o pedido, a entrega do produto nas mãos do comprador.
Prêmio: Quatro meses de mentoria com a Beetech; um mês de mentoria com Luiz Candreva e um mês de consultoria de marketing da Inusitada.

3º Lugar: Agro Maps — Aplicativo de geolocalização que encontra a melhor rota para zonas rurais.
Prêmio: Dois meses de mentoria na Beetech e um mês de mentoria com Luiz Candreva.

Menção Honrosa: 
• Agro Express — Aplicativo para integrar anúncios de peças agrícolas e agilizar o processo de entrega das peças.
• Integra Lab — Plataforma para emitir laudos laboratoriais das lavouras.

Fonte: DECOM/PMJ

Like what you read? Give Jocemar Ferreira Garcia a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.