Image for post
Image for post

Se você já assistiu Dear White People (o filme de 2014, ou a série da Netflix, ambos dirigidos por Justin Simien) e se interessa por tipografia, deve ter percebido a presença de uma personagem conhecida: a Cooper Black.


Image for post
Image for post

Ainda na escola, História sempre foi uma das minhas matérias preferidas. Lembro de ter uma facilidade esquisita para esses assuntos. De alguma forma, conseguia desenhar durante a aula, ler histórias em quadrinhos, as vezes até tirar uma soneca rápida…mas estava sempre por dentro da matéria. Não me perguntem como, só sei que dava certo. No entanto, não posso dizer que sou um profundo conhecedor da história do Design. Sabe aquela coisa de você lembrar do nome da pessoa, mas não lembrar do rosto (ou vice-versa)? Pois é, eu tenho muita dificuldade em ligar nomes aos trabalhos que realizaram.

Estava na hora de tomar vergonha na cara e mudar. …


Image for post
Image for post

[Para inaugurar os textos sobre design no Vertentes, escolhemos começar com a série Essencial, onde traçaremos o perfil de grandes nomes do design nacional e mundial. A intenção aqui não é escrever uma revolucionária biografia desses designers, mas oferecer informações o suficiente para que mais pessoas se interessem em pesquisar e aprender sobre esses profissionais.]

Entre os nomes que há para se conhecer na história do design gráfico brasileiro, com certeza um dos mais surpreendentes é o de Bea Feitler.

Nenhum sino tocando na sua cabeça? André Stolarsky deu uma pista do porquê:

“Para muita gente importante Bea foi a maior diretora de arte que existiu. Ela sabia orquestrar com precisão equipes multidisciplinares de altíssimo nível. Ficou relegada ao segundo plano por aqui porque, na época em que fez sucesso, o debate sobre design no Brasil estava muito influenciado por questões racionais e funcionais, se voltava bem mais para objetos. Bea brilhava na moda, o lado fútil da atividade. Agora é hora de resgatarmos o trabalho dela. Afinal, ela foi figura central e definitiva para um monte de publicações importantíssimas mundo afora.” …

About

Johnny Brito

Designer Gráfico e Ilustrador. Apaixonado por símbolos, cores, formas, música e cinema. Nascido em Recife-PE, criado em São Paulo-SP.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store