Você está preparado para mudança do mercado Contábil?
Os empresários contábeis ainda têm resistência à mudança, a grande maioria ainda são tímidos para tal transformação e superestimam o valor que entregam aos clientes. Nem o cliente, nem o contador sabem o que é possível ser feito. A relação entre contador versus cliente ainda é muito distante. O contador gosta de entregar DARF, IR, BALANÇO, DIRF, etc. Mas o cliente não valoriza essa entrega, ele quer proximidade, consultoria, alguém que o ajude a gerir o seu negócio.
Como o contador está muito ocupado atrás de planilhas, sistemas off-line nada integrados, digitações, trabalhos manuais, realmente não sobra tempo para entregar mais valor ao cliente. Uma pequena parcela do mercado brasileiro de contabilidade está começando a enxergar que precisam usar a tecnologia a seu favor, para que consigam avançar nesse mercado.
Hoje temos softwares na nuvem que são muitos mais seguros, você pode acessar de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, não precisa de servidor e nem niguém para manter. Essa automação, torna as coisas muito mais fáceis de serem feitas.
O coração da automação é o daily bank feed (nosso extrato automático). “Mas não parece tão fascinante pois posso pegar o arquivo OFX e importar todos os dias”. Mas as pessoas fazem isso? Agora você tem tudo isso todo dia atualizado e categorizado com seu planos de contas no sistema.
“Ah, mas isso não parece muito legal, porque todo mundo pode pegar um OFX e importar todos os dias”, tudo bem, mas as pessoas fazem isso então? Acredito que a grande maioria não!
Agora você tem isso todo dia no sistema, e pode automatizar a categorização disso no plano de contas.
Mas o que impede o contador de ser o contador do futuro?
Ainda existem gargalos, que estão elencados abaixo:
- Coletar dados (recibos, notas, extratos): Podem ser resolvidos com tecnologias como importação automática do extrato do banco, importação automática de notas de compra e venda, aplicativos como Expensify, Receipt Bank que ajudam o cliente a registrar recibos no sistema.
- Processar dados (corrigir, conferir, digitar, colocar código das contas…) Podem ser resolvidos com parametrização do plano de contas, e configurações no sistema para linkar e automaticamente um lançamento com o código correto. A Xero possui uma tecnologia avançada nisso chamada Bank Rules.
- Criar Relatórios (exportar dados, criar gráficos, formatar relatórios): Nucont, Spotlight são aplicativos de relatórios que ajudam os contadores a apresentar os resultados da empresa de maneira que o cliente entenda.
Com esses gargalos o escritório tem um alto custo na entrega de obrigações mensais, as entregas realizadas têm pouco valor percebido pelo cliente, contador sofre pressão por prazos e sobra pouco tempo para se reunir com quem realmente traz o dinheiro para a sua empresa.
Na contabilidade do futuro você usará a tecnologia a seu favor, resgatando o valor real do papel do contador, automatizando trabalhos que têm baixo valor percebido pelo cliente, e começando a focar em consultoria para o cliente.
Ainda estamos no início dessa transição aqui no Brasil, essa mudanças que irão transformar o mercado contábil!
E você, como está se preparando para essas mudanças?
Deixe seu comentário, que terei o maior prazer em respondê-lo.
Joice Cunha