E as coisas estranhas que ouço dos gerentes responsáveis por contratação.

Image for post
Image for post

Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Luis Berumen Castro via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior. Você pode conferir o artigo original no link abaixo:


Image for post
Image for post
Fonte: Site Hojtar

Fazer testes com usuários é uma prática comum para quem trabalha com produtos digitais. É importante para avaliarmos se os usuários compreendem a interface da forma que imaginamos. E num período de pandemia, para realizar esta atividade precisamos ser criativos. E precavidos em algumas questões.

Geralmente, as salas de teste têm o famoso espelho. Isto é, o usuário, dentro da sala, não vê quem está fora. Mas quem está atrás do espelho consegue acompanhar o teste e ir anotando suas percepções. Para simular esse ambiente no cenário remoto, a equipe envolvida nos testes tem feito o seguinte: Há duas salas virtuais, Sala 1 com usuário + moderador + observador, e Sala 2 com observador + espectadores. Na Sala 1, o usuário compartilha sua tela, para que o moderador e o observador acompanhem com ele o protótipo. Na Sala 2, o observador compartilha sua tela com os espectadores, replicando o que está acontecendo na Sala 1. …


Já há quase dois anos na Globo.com, tive passagens por produtos do Grupo como Gshow, e Globoesporte.com, sempre imerso numa cultura de experimentação. Em um dos talks que acontecem periodicamente, Tiago Mota, na época Engenheiro Machine Learning na empresa, hoje na OLX, palestrou sobre os principais erros que cometeu ao longo de sua carreira ao fazer análises de Testes AB. A partir de sua fala, elaborei este artigo mesclando seus pontos principais com experiências que tive no decorrer de minha jornada.

O que é Teste A/B?

Image for post
Image for post
Imagem retirada do Portal surfedigital.io

É um método de teste muito utilizado no meio digital para validar hipóteses. Consiste em projetar duas versões de uma mesma página, com uma diferença entre elas, podendo ser no layout, no estilo visual, no texto de chamada de um botão, ou até mesmo num algoritmo de recomendação. Sua versão original é geralmente chamada de controle, e a versão modificada é geralmente chamada de alternativa. Você expõe a alternativa a uma porcentagem dos seus usuários e compara o desempenho entre elas. …


Image for post
Image for post

Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Audrey Hacq via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior. Você pode conferir o artigo original no link abaixo:


Image for post
Image for post

Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Donnie D’Amato via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior. Você pode conferir o artigo original no link abaixo:


Image for post
Image for post

Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Ariel Verber via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior. Você pode conferir o artigo original no link abaixo:


Image for post
Image for post

Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Quintin Marcus via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior.
Você pode conferir o artigo original no link abaixo:

Você já olhou ao redor da sua empresa e pensou “Por que todo mundo está sendo promovido menos eu?” Saiu de um de uma conversa com seu gerente e pensou “ Por que eles não me valorizam?” Já sentiu a apatia de "pra que me importar" porque você simplesmente não consegue avançar na sua carreira?

Você não é o único. Seis meses atrás, eu estava me perguntando as mesmas perguntas. Eu estava me sentindo bastante frustrado. Meu grupo de amigos foi promovido em um ano e eu me senti ficando para trás. Eu dei um passo para trás deixando de ser Designer Sênior quando entrei na HubSpot porque eu sabia que eu tinha muito a crescer. Eu sabia que eu tinha muito a aprender além do ambiente da pequena startup onde comecei minha carreira. Eu abracei essa ideia por um momento, mas após dois anos comecei a me sentir perdido. …


Não se trata de um gabarito ou algo do tipo, mas sim de compartilhar minha experiência, lições e aprendizados.

Image for post
Image for post

As inscrições para o processo seletivo de estágio estão abertas até o dia 22 (edit: se tratava do dia 22/10/2018), e nesse post vou contar como foi minha experiência em todas as etapas do processo. Vou separar o post em alguns tópicos, no primeiro falarei brevemente de minha trajetória até estagiar aqui, no segundo como preparei, e no terceiro vou falar de como é o processo seletivo, dando algumas dicas.

  1. Como tudo começou

Foram duas vezes que tentei este estágio: a primeira bateu na trave, e na segunda consegui a vaga. É claro que, nesse meio tempo, muita coisa aconteceu, e é nisso que vou focar aqui. …

About

Jonatan Zylbersztejn

Product Designer at Globo.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store