Hoje foi o segundo dia no #TheDevConf. Gostei muito de ter ficado no stand do Ship It! e ao mesmo tempo fiquei um pouco chateado por não ter ficado em praticamente nenhuma palestra.

Mas estou feliz pois não estou exatamente desenvolvendo a área técnica mas sim interações humanas e sociais. Sinto que cada dia estou ficando mais próximo destas áreas.

Grande parte das relações humanas não são construídas com afeto, carinho ou toque físico, mas sim com comunicação. Estabeleci como meu objetivo principal deste ano (OKR pessoal): Desenvolver minha comunicação.

Seja ela escrita ou falada.

Quero aprender a organizar o meu pensamento e transmitir a mensagem de forma coerente e também agradável. Gosto muito de falar e expor minhas ideias então tenho que realmente aprender a transmitir isso de forma coesa. A comunicação é essencial para isso.

Comecei com o podcast do Lorenzo, mesmo que no amadorismo mas era mais um motivo para escrever. Depois voltei a escrever mais ativamente no meu blog, lancei o CapyCast e também estou escrevendo e colaborando no Ship It e no Floripa On Rails.

Dentro da RD assumi o papel de trainer, ajudando o pessoal no On Boarding e comecei a colaborar mais na parte de eventos e meetups de tecnologia.

Todas essas ações me afastaram um pouco do código e me aproximaram mais das pessoas e das interações humanas.

Então aqui estou eu refletindo sobre minha participação e interação no stand nesses 2 dias e como estou mais atento à forma de interagir com as pessoas.

Primeiro tomei uma decisão de realmente querer conversar com as pessoas e me aproximar delas mesmo quando distantes. Chamei as pessoas pra conversar.

Em média gastei dentre 15 e 30 minutos com cada pessoa que conversei e foi muito além de um “oi, tudo bem?”.

Tive várias conversas intensas sobre problemas de tecnologia e ajudei algumas pessoas em problemas particulares. Mantive em mente que queria ajudar as pessoas lá e não só mostrar o que eu tinha pra mostrar.

Enfim percebi que tudo somou. Em alguns momentos me senti um mentor. Além de construir boas conversas também troquei muitos cartões e aprendi muito :)