Os benefícios de Pokemon Go para sua saúde e bem estar

Por que todas as pessoas deveriam jogar Pokemon Go?

A resposta para esta pergunta é muito simples: eliminar o sedentarismo e aumentar a produtividade. Entretanto, suas consequências são muito interessantes, analisemos.

O sedentarismo é um problema grave que mata por ano 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ao menos é o que diz um estudo de maio deste ano publicado na revista britânica de medicina “The Lancet”. Segundo este estudo três a cada 10 indivíduos com mais de 15 anos – o que representa 1 bilhão e meio de pessoas no mundo – não seguem as recomendações de atividade física. O problema foi descrito pelos cientistas como uma “pandemia”. O quadro para os adolescentes é ainda mais preocupante. Quatro em cada cinco adolescentes com idades entre 13 e 15 anos não se exercitam o suficiente. Entretanto, este estudo também indica que o sedentarismo aumenta conforme a idade passa, é maior em mulheres e maior ainda em países ricos. Isso nos faz perceber que o tal sedentarismo realmente é um problema maior do que podíamos imaginar. Mas o que é classificado como sendo sedentarismo? No estudo supracitado, o sedentarismo ou inatividade física é descrito como falta de exercícios físicos moderados com duração de 30 minutos, 5 vezes por semana ou práticas mais rigorosas durante 20 minutos, 3 vezes por semana ou mesmo a combinação dos dois.

Ou seja, uma caminhada todos os dias durante 30 minutos, já basta para te tirar a alcunha de sedentário. Mas será que a caminhada faz apenas isso por nós? Não nos deixa sedentários? Ou será que uma simples caminhada pode fazer muito mais do que imaginamos?

Os benefícios da caminhada

Diversos estudos sugerem que uma simples caminhada tem benefícios que vão desde a melhora da circulação até uma melhora significativa do humor ou mesmo da qualidade de sono. Ao menos é o que diz um artigo publicado no site arthritis.org, que vocês podem conferir completo em inglês clicando aqui. Segundo este artigo (com as fontes dos estudos), caminhar diariamente e em média 30 minutos por dia, traz os seguintes benefícios:

  1. Melhora a circulação
  2. Fortalece seus ossos
  3. Aumenta a longevidade
  4. Melhora o humor
  5. Leva a perda de peso
  6. Fortalece a musculatura
  7. Melhora a qualidade do sono
  8. Fortalece as juntas cartilaginosas
  9. Melhora sua respiração
  10. Desacelera a atrofia mental
  11. Diminui o risco de mal de Alzheimer
  12. Te ajuda a trabalhar mais e melhor, por mais tempo

Além de todos estes benefícios, caminhar reduz o risco de doenças cardíacas como hipertensão e infarto do miocárdio, também pode ajudar, aliada a uma alimentação adequada, na melhora do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos (ambos detectados em um hemograma simples). São muitos os benefícios da caminhada, mas o que caminhar tem a ver com Pokémon GO, um jogo para adultos infantiloides, como muitos dizem?

O GPS do seu smartphone não serve apenas para te levar para a casa dos seus parentes, naquela cidade longínqua.

Pokémon GO é um jogo que faz com que você interaja com o mundo real, saia para caçar os Pokémons e ande por locais reais para isso. O jogo o faz utilizando o GPS do seu smartphone para localizá-lo e localizar quão perto você está dos bichinhos ou de Pokestops. Mas para fazer tudo isso, você tem de caminhar e MUITO. Isso porque o Pokémon GO tem localizações específicas dos Pokémons que te fazem ter de caminhar atrás deles e ao chegar perto de um, você aponta seu celular para ele e o captura com sua Pokébola, sim, você não leu errado, literalmente tem de apontar seu celular para o local exato onde o bichinho está e capturá-lo, conforme está na imagem abaixo, isso porque o jogo é de realidade aumentada, o que significa que usando sua câmera, seu GPS e acelerômetro (para mapear o terreno em que está) ele mistura o mundo real com o mundo virtual.

Na imagem acima vemos o Pokémon Poliwhirl sendo capturado utilizando a realidade aumentada do jogo. Mas é só isso? Eu caminho para capturar Pokémons? Nossa… Mas que jogo besta! Não, não é só isso!

Chocar ovos emagrece, pelo menos em Pokémon GO

Pela imagem acima acredito que tenha dado para imaginar o que eu quis dizer no subtítulo, não é mesmo? Bem, o jogo não só permite que você cace os Pokémons, também permite que você os ganhe, mas não de graça, pois no mundo capitalista tudo tem um preço. Qual é o preço dos Poké Eggs? Sua caminhada! Isso mesmo, você tem de caminhar e MUITO se quiser que seus ovos sejam chocados, se caminhar por 2 km, terá pokemons mais básicos nos ovos, se caminhar por 5 km, terá pokemons intermediários e se caminhar por 10 km terá pokemons raríssimos! Isso é bobo? Nem tanto assim, se você pensar bem e analisar, isso é um sistema de recompensa e muito bom, diga-se de passagem, porque está presente em um jogo extremamente envolvente e cativante. Você caminha, choca os Poké Eggs enquanto isso e então ganha os Pokémons. Ah sim, é importante dizer que enquanto caminha e choca os ovos você continua caçando os Pokémons, o que aumenta a efetividade do sistema de recompensas porque te dá recompensas também em curtíssimo prazo.

Pokémon GO ajuda usuários com depressão melhor que métodos tradicionais, afirma pesquisador

De acordo com o que o pesquisador e especialista do Psych Central em saúde mental, John Grohol, levantou de postagens dos usuários no twitter, o jogo de realidade aumentada lançado oficialmente no Brasil no último dia 3, Pokemon GO, tem ajudado pacientes em depressão a superar a enfermidade melhor que os medicamentos, tem feito com que eles ssaiam de casa e com que eles vejam o mundo de forma mais amigável. O artigo do pesquisador pode ser conferido aqui (em inglês). É interessante ver as experiências relatadas pelos usuários que podem ser conferidas no artigo em inglês que coloquei, mas abaixo vou destacar algumas experiências interessantes dos usuários. É claro que como relatado aqui esse benefício é obtido pelo fato de o jogo forçar o usuário a sair de casa e a caminhar com certa periodicidade, vejamos algumas delas.

#PokemonGo “Pokemon Go já se tornou um tratamento me melhor para minha depressão do que qualquer coisa que meu psiquiatra prescreveu ou que meu terapeuta recomendou.”
#PokemonGO “Isso está me fazendo querer sair do quarto e finalmente, após anos de depressão, quero interagir com as pessoas. Amo muito esse jogo!”
É estranho que #PokemonGO esteja me ajudando a superar a depressão?
O jogo está:
- Me tirando de dentro de casa.
- Me tornando mais sociável.
-Me encorajando a fazer exercícios.

Em última instância, o melhor sistema de recompensa já criado

Nos recomendadíssimos livros, o Poder do Hábito de Charles Duhigg e em Rápido e devagar: Duas formas de pensar de Daniel Kahneman (ambos podem ser encontrados na Amazon clicando nos seus respectivos nomes acima), os autores abordam diversos tipos de sistema de recompensa e no primeiro livro é abordado como os hábitos são formados a partir de um sistema “Deixa, rotina e recompensa”. Pensemos bem, quais hábitos o sistema de recompensa de Pokémon GO (caminhar e ter recompensas dentro do jogo por isso), desenvolve em nós? Jogar o jogo diariamente é o mais gritante, certo? Afinal como a desenvolvedora Niantic Labs teria algum lucro se os jogadores não jogassem todos os dias e comprassem artefatos, uma vez que o jogo é gratuito para baixar? Certo, este é um hábito óbvio. Mas e os outros? Caminhar diariamente e sair de casa, eliminar o sedentarismo, não contam? Pensemos nisso e em quantas pessoas, quantos NERDS gorduchinhos (como quem vos escreve) irão emagrecer e terão estilos de vida mais saudáveis por conta deste simples joguinho. Quantas pessoas não irão aumentar sua produtividade usando Pokémon GO como recompensa por um laborioso dia e terão vontade de repetir diariamente sua rotina mesmo que ela seja estressante, pois saberão que ao final deste dia poderão encontrar um Pikachu no portão de sua casa ou mesmo naquele local bonito da cidade que a pessoa nunca visitou por falta de tempo?

Sim, Pokémon GO é agora uma febre e logo chegará no Brasil. Se usado com muita cautela e prudência pensando nos fins que coloquei neste artigo, poderá ser uma grande ferramenta para o bem estar e para a produtividade! O que está esperando? Baixe logo no seu smartphone e seja também um treinador Pokémon! Melhore sua vida real, jogando em realidade virtual!

Essas são as razões pelas quais vejo que todas as pessoas, sejam crianças (na supervisão dos pais), adolescentes, adultos e idosos deveriam jogar Pokémon GO, se achar que há mais alguma razão, por favor deixe nos comentários!

E por último… Qual é, caçar Pokémons usando seu smartphone? ISSO É MUITO MASSA! 😃