
A verdade sobre a Hinode e o Marketing Multinível
Após 2 meses no projeto, chegamos às seguintes conclusões…
No começo de Julho um amigo meu me chamou pra conversar e me apresentou um projeto de uma empresa chamada Hinode. Até então eu nem sabia da existência dessa empresa, mas me interessei pelo modelo de negócios, pelos produtos e o mercado em que ela está inserida.
Há algum tempo eu já estava procurando um projeto paralelo para investir, mas não tinha encontrado nada que se encaixa-se com o meu perfil. Eu queria montar um negócio que eu pudesse desenvolver por um tempo e só gerenciar depois. Preferencialmente alguma coisa que envolve-se produtos, digitais ou físicos.
Me chamou muito a atenção o sistema do marketing multinível, mas como eu não tinha conhecimento avançado sobre o assunto fui me informar. Li diversas matérias, assisti muito conteúdo em vídeo e olha, vi de tudo um pouco.
Encontrei pessoas enfurecidas, criticando com unhas e dentes esse sistema, mas encontrei também pessoas muito felizes. Algumas por terem ganhado muito dinheiro e outras por simplesmente terem conseguido pagar suas contas.
Notei que a maior parte das críticas, vinham de pessoas que nunca chegaram a trabalhar com esse modelo de negócios. Uma visão totalmente externa.
Encontrei algumas críticas de pessoas que acabaram tendo insucesso na sua empreitada, mas isso a gente encontra em todo o lugar. Quem não conhece alguém que já começou uma negócio e quebrou, ou que simplesmente começou uma faculdade e não concluiu?
Conforme fui pesquisando, ganhei confiança e percebi que valia a pena arriscar, afinal era um risco muito baixo. Somando isso ao fato de que minha noiva estava procurando emprego e o nosso objetivo de casar em 2017, tomei a decisão de iniciar no projeto junto com ela.
Estamos desenvolvendo à mais de 2 meses e nesse meio tempo tivemos inúmeras dúvidas/dificuldades.
Eis então a minha visão 100% sincera e honesta sobre a empresa e o modelo de negócio. Espero que ela te ajude a esclarecer algumas coisas.
“Ah cara, fala a verdade, é pirâmide isso aí”
Com certeza é a primeira coisa que surge na mente da maioria que ouve falar de Hinode ou marketing multinível.
Não coloco a minha mão no fogo por outras empresas, mas estudei com cuidado o manual de negócios da Hinode, fiz cálculos, planilhas, tudo pra entender como funcionava a matemática da “parada” e cheguei à algumas conclusões.
Se você fizer um desenho do sistema de marketing multinível é óbvio que ele vai ser uma pirâmide. Assim como é o desenho de uma empresa tradicional. Poucas pessoas no topo e muitas pessoas na base. Mas isso não significa que seja ilegal. Tudo vai depender de como ele funciona.
Não vou detalhar aqui, pois se você quiser ler mais sobre o assunto basta digitar “pirâmide vs marketing multinível” no google. Existem inúmeras matérias escritas sobre esse tema.
Então NÃO, não é “pirâmide” meu amigo. Aqui vão alguns motivos:
- Você pode ganhar mais do que a pessoa que te cadastrou. Conheço vários casos assim.
- Os produtos são reais, comercializados e com consumo recorrente. Conheço pessoas que não trabalham com a Hinode, mas que consumiram algum produto e voltaram a consumir quando ele acabou.
- Qualquer investimento é inteiramente em produtos que serão consumidos ou revendidos.
- Você ganha conforme a sua produtividade. Não é dinheiro fácil.
Marketing Multinível faz sentido!
A Hinode trabalhou apenas com vendas diretas por 24 anos, e em 2012 começou a implementar o novo sistema. E faz TODO SENTIDO. O Marketing Multinível nada mais é do que uma evolução das vendas diretas.
É exatamente a mesma coisa, só que de uma forma mais complexa.
Imagine o seguinte cenário: Você está trabalhando com vendas diretas e está ganhando bem. Um amigo seu está precisando de dinheiro e também gostaria de trabalhar com isso. Concorda comigo que se ele entrar nesse mercado será seu concorrente direto? Vocês compartilham o mesmo ciclo social, e talvez isso atrapalhe o seu faturamento.
Já com o multinível você tem um incentivo para convidá-lo, pois dessa forma os dois podem ganhar. Ele entra no negócio e você ganha uma pequena comissão para ajudá-lo. Aos poucos, conforme a sua rede vai crescendo, você deixa de ser um vendedor, para se tornar um gerenciador de equipe.
E a partir disso, sua função não será mais vender e sim ensinar, dar suporte àqueles que estão começando. Assim como em uma empresa tradicional, quanto maior for o seu cargo, mais estratégica será a sua função e quanto menor o cargo mais “braçal” ela será.
Um consultor vai estudar sobre os produtos, testar, conhecer e realizar as vendas.
A partir do momento que ele formar uma pequena equipe, além de revender, terá a responsabilidade de ensinar e dar suporte aos demais. Nós chamamos esses primeiros contatos de “diretos”
Assim que essa equipe ficar mais madura, a sua responsabilidade aumentará. Ela vai precisar ensinar os seus “diretos” a formarem suas próprias equipes.
Quando os seus diretos tiverem suas próprias equipes, ele irá ensiná-los a ensinar, motivá-los, levar conteúdo de maior relevância e por aí vai.
Percebe que a lógica é muito simples?
É a sua organização dentro da organização deles. O negócio é seu!
O marketing multinível é mal falado por algumas pessoas, porque assim como em qualquer outro tipo de negócio existe gente de má fé.
A empresa te dá toda a estrutura pronta e te permite criar a sua organização dentro da organização deles, e é claro, vai ter muita gente fazendo do jeito errado.
Ninguém pode impedir fulano de cadastrar ciclano com um kit de produtos errado e não dar o devido suporte. E se isso acontecer, é óbvio que ciclano vai ficar decepcionado, pois não vai conseguir vender bem e vai colocar a culpa na empresa dizendo “isso aí é pirâmide”. Por isso, é MUITO importante ter um patrocinador de confiança. Alguém que realmente quer te ajudar!
Mas não se preocupe, quem trabalha de forma irresponsável, ou muda o seu jeito de trabalhar, ou quebra! Assim como em qualquer negócio, se estiver mal estruturado ele não vai se sustentar por muito tempo.
Se a pessoa que te convidou é alguém que realmente sabe o que está fazendo, que vai te dar um bom suporte e te acompanhar de perto, meu amigo, você tem uma grande oportunidade.
“Até achei interesse, mas não sei vender. Acho que não é pra mim.”
E quem nunca precisou aprender algo novo na vida?
Uma frase bem conhecida diz o seguinte:
Quem quer, arranja um jeito. Quem não quer arranja uma desculpa.
Não estou falando que todo mundo deveria trabalhar com isso, mas se você enxergou esse projeto como uma boa oportunidade e não disse “sim” porque iria mexer com sua zona de conforto, pense o seguinte:
Boas oportunidades não surgem a todo momento. E eu prefiro me arrepender do que fiz, do que ficar me lamentando em não ter tentado por medo de errar.
Assim como em qualquer outra profissão, você não vai começar sendo o melhor do mundo. Terá que aprender, e pra aprender precisa errar. Mas sabe uma coisa boa? A gente aprende, melhora e se torna capaz! Basta querer.
Você não precisa ser vendedor para se beneficiar do Marketing Multinível
É exatamente isso que você acabou de ler. Existem 4 formas básicas de ganhar com o projeto da Hinode. Em algumas delas, você não precisa vender nem ficar puxando assunto com todo mundo do seu facebook. Dá só uma olhada:
1. Você pode entrar APENAS para consumir produtos com 50% de desconto.
Simples assim. Sabe todos aqueles produtos que você compra no mercado, shopping e etc? Você pode pagar metade em tudo. Basta adquirir um “kit revendedor”, que nada mais é do que 2 perfumes à preço de catálogo (total de 240 reais). Não tem letras miúdas.
A partir desse momento você terá 6 meses para entrar no sistema online da empresa e fazer pedidos com 50% de desconto. Mas por que 6 meses? Esse é o período de validade da sua ativação. Caso você queira continuar dentro do sistema, basta fazer um pedido de 200 pontos (em torno de 300 reais) a qualquer momento para renová-la.
2. Gostou dos produtos? Você pode fazer vendas indiretas
Imagine o seguinte cenário: Você gostou muito de um produto (shampoo por exemplo) e comenta com um amigo seu. Ele confia no seu gosto e vai querer testar também. Porque não vender pra ele? Acontece naturalmente.
Além disso, se ele se interessar por consumir com desconto, você pode cadastrá-lo e a Hinode irá te pagar uma pequena comissão toda a vez q ele movimentar produtos.
Quando você menos perceber, esse dinheiro extra será suficiente pra comer em um restaurante diferente, comprar alguma coisa, ou simplesmente pagar alguma conta.
3. Você pode trabalhar como revendedor.
Quase todos os produtos do catálogo tem 100% de margem de lucro. Se você vender um perfume de 120 reais, 60 reais são seus. Você pode fazer isso em paralelo ao seu trabalho para ganhar uma renda extra, ou se dedicar integralmente às vendas.
Será que vale a pena? Segundo a ABEVD, O Brasil é o quarto maior mercado de vendas diretas do mundo.
4. Você pode construir sua equipe
Essa foi a opção que nós escolhemos. Como empreendedor, a possibilidade de montar minha própria organização dentro da organização de uma empresa que já possui um sistema estruturado me encantou. Com certeza essa é a opção que exige mais dedicação, mas também é a que proporciona maiores resultados.
E sim, também é possível desenvolver em paralelo.
Ufa, últimas conclusões
Esse texto ficou maior do que eu imaginava, mas achei necessário escrever pois notei que ainda há muitas pessoas mal informadas a respeito desse assunto.
Me sinto mal ao começar uma conversa com alguém, oferecer a oportunidade e receber uma resposta cheia de negatividade, raiva e etc.
Cara, eu sou seu amigo! Por que eu te convidaria pra fazer parte de algo ruim? Quem me conhece sabe. Eu JAMAIS chamaria alguém que eu conheço para trabalhar em um esquema ilegal, ou somente para me beneficiar.
Convidando alguém para trabalhar na minha equipe eu vou ganhar dinheiro sim, mas também vou investir muito tempo nessa pessoa.
O marketing multinível, se bem executado, é um sistema incrível. Capaz de mudar a vida de alguém. Essa frase parece clichê, mas é verdade. Para muita gente, 500 reais a mais no final do mês pode proporcionar uma grande mudança.
Por fim, se você se interessou por qualquer uma das 4 formas de ganhar com a Hinode, seja muito bem-vindo. Pode me chamar que eu terei o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas e te dar o devido suporte.
Mesmo que não tenha se interessado, quero te agradecer.
Obrigado por ler este texto até o final.
Abraços,
Jonathan Wolter.