PDI — Plano de desenvolvimento individual

Jones Roberto Nuzzi
5 min readMar 22, 2024

--

Para competir efetivamente no mercado de trabalho, é benéfico identificar suas habilidades e ter um plano para aprimorar consistentemente suas competências profissionais. Plano de desenvolvimento individual, ou PDI, pode ser uma ferramenta importante para estudantes, novos profissionais e funcionários experientes estruturarem seu desenvolvimento. Compreender como criar um PDI pode ajudá-lo a desenvolver habilidades em alta demanda e fortalecer suas capacidades existentes para alcançar seus objetivos profissionais e avançar em sua carreira.

Neste guia, abordamos o que é um plano de desenvolvimento individual, explicamos por que é benéfico, delineamos como criá-lo em cinco etapas e compartilhamos dicas que podem ajudá-lo ao escrever seu plano.

O que é um PDI (plano de desenvolvimento individual)?

Um plano de desenvolvimento individual é um plano de ação criado para aprimorar o conhecimento, habilidades e capacidades de uma pessoa. Os PDIs podem auxiliar profissionais e seus gestores a delinearem um plano acionável para o crescimento profissional e desenvolvimento. Muitas instituições educacionais também utilizam esses formulários para ajudar estudantes a definir e alcançar seus objetivos de longo prazo. Normalmente, um PDI compreende uma ou duas páginas resumindo sua posição profissional atual e metas futuras de carreira. Ele permite que você

  • Fortalecer fraquezas identificadas
  • Melhorar o desempenho geral
  • Aprimorar habilidades e competências estabelecidas
  • Fornecer insights para metas de curto e longo prazo

Se o seu empregador utiliza PDIs, seu gerente pode se reunir com você logo após a sua data de início para criar um com você. Vocês podem revisá-lo juntos durante suas avaliações de desempenho anuais/semestrais. Os PDIs podem fornecer aos funcionários e gerentes um quadro para medir o progresso. Esses planos geralmente incluem metas e táticas que você pode usar para alcançar seus objetivos, como fazer cursos de desenvolvimento profissional, obter certificações e buscar responsabilidades adicionais no trabalho.

Benefícios de um Plano de Desenvolvimento Individual

Um PDI eficaz pode proporcionar alguns dos seguintes benefícios:

  • Esboço de seus objetivos: Os PDIs incentivam os profissionais a considerarem suas metas de curto e longo prazo, o que pode ajudá-lo a desenvolver um plano de ação para alcançá-las.
  • Melhora de suas habilidades: Essas ferramentas ajudam a identificar lacunas de habilidades e pesquisar como aprender habilidades importantes que podem auxiliá-lo a progredir em sua indústria.
  • Revelar de seus pontos fortes e fracos: Compreender no que você é bom e no que pode melhorar pode ajudá-lo a refinar sua carreira, escolher uma especialização e expandir suas capacidades.
  • Conexão com um mentor: Muitas pessoas criam PDIs com um supervisor, orientador acadêmico, coach de carreira ou mentor, então criar um pode ajudá-lo a se alinhar a um profissional experiente que oferece orientação.
  • Aumento do engajamento: Os PDIs frequentemente incentivam profissionais a investirem em si mesmos e a desenvolverem confiança, o que pode resultar em um maior engajamento com sua carreira a longo prazo.

Como Escrever um Plano de Desenvolvimento Individual:

Os seguintes passos podem ajudar você a estabelecer um PDI eficaz e significativo para sua carreira:

1. Determine seus objetivos profissionais.

Pense nas oportunidades profissionais que o motivam e entusiasmam. Reflita sobre o que lhe proporciona energia e onde encontra sua paixão. Essas reflexões podem ajudar você a direcionar esforços para temas e atividades significativas, o que pode resultar em uma carreira satisfatória. Alguns pontos a considerar incluem:

  • Quais oportunidades estão atualmente disponíveis para você.
  • Quais atividades você aprecia no ambiente de trabalho ou na escola.
  • Quais habilidades você deseja aprender para se preparar para o futuro.
  • Onde você se vê nos próximos seis meses ou um ano.

2. Defina suas fortalezas.

Um PDI o incentiva a refletir honestamente sobre suas capacidades. É útil agendar uma reunião com seu gerente ou orientador para discutir suas fortalezas, habilidades e interesses. Também é benéfico observar quais áreas podem necessitar de mais atenção para treinamento adicional. Uma maneira construtiva de aprender mais sobre quem você é profissionalmente é se questionar “por quê”. Por exemplo, se deseja aprimorar suas habilidades técnicas, analise por que sente dessa forma. Ser objetivo sobre suas fortalezas e fraquezas pode ajudar na criação de um plano mais eficaz.

3. Esboce seus objetivos

Em seguida, você pode reunir suas informações e utilizá-las para criar objetivos gerenciáveis para seu desenvolvimento profissional. Nesta seção, aborde quais habilidades são essenciais para o seu caminho de carreira e determine o que planeja fazer para atingir seus objetivos com sucesso. Por exemplo, se um de seus objetivos é aprimorar suas habilidades de programação, é aqui que você detalhará como pretende fazer isso. Você pode propor a inscrição em cursos online que ensinem as linguagens de programação mais comumente utilizadas.

Uma chave para um plano de desenvolvimento individual bem elaborado é ser o mais específico possível para ajudar na medição do seu sucesso. Você pode escrever que deseja aprender a usar novas fórmulas e funções no Excel para aprimorar sua capacidade de coletar e analisar dados. Quando chegar o momento de revisar seu plano, você pode utilizar gráficos, planilhas e gráficos de dados para avaliar seu progresso.

4. Implemente seu plano

Depois de criar seu plano, você pode começar a implementá-lo em sua carreira. É uma boa ideia manter uma cópia do seu plano em um local facilmente acessível. Dessa forma, você pode consultá-lo com frequência e marcar os itens à medida que os realiza. Isso ajuda a acompanhar o seu progresso. Esteja ciente dos prazos e datas estabelecidos no plano. Você também pode entrar em contato com seu orientador ou gerente para obter ajuda na obtenção de recursos e oportunidades para atingir suas metas.

5. Continue estabelecendo metas.

Lembre-se de revisitar seu plano periodicamente para determinar novos objetivos à medida que você alcança suas metas originais. Isso estimula uma melhoria contínua que pode ajudá-lo a progredir ao longo de sua carreira. Pode ser útil manter documentação do seu crescimento. Por exemplo, desenvolver um portfólio que demonstre a melhoria do seu trabalho ao longo do tempo ou acompanhar seu progresso em um blog pessoal pode ajudá-lo a refletir sobre seu desenvolvimento profissional e compartilhá-lo com outras pessoas.

--

--

Jones Roberto Nuzzi

Arquiteto de Sistemas na Riza Asset, Sempre focado em desenvolvimento de sistemas para o mercado financeiro, com mais de 15 anos de experiência!