A nova lógica da liderança

Muitos gestores acreditam que, para terem sucesso no trabalho é necessário sacrificar a vida pessoal, a família e até o convívio com os amigos. Acompanhado desta crença esta que o sacríficio é até o próximo objetivo profissional ser alcançado, porém na prática esta crença não se realiza e resulta em mais sacríficios nas outras dimensões da vida.

O fato é que as evidências mostram que o sucesso profissional sustentável resulta de investimentos significativos nas diversas dimensões da vida.

O equilíbrio entre o estado físico, espiritual e mental permite ao líder aumentar a eficácia de sua liderança e o poder de influenciar o ambiente e o seu time. E isso só é possível quando abandonamos a crença de que é preciso fazer trocas entre áreas da vida abrindo mão da felicidade em uma área em benefício de outra.

O que é necessário é harmonizar as dimensões da vida (pessoal e profissional) tendo à consciência que em alguns momentos é necessário intensificar os esforços em uma das áreas, mas nunca abandonar alguma dessas dimensões.

A nova lógica da liderança apresenta o líder equilibrado que é aquele capaz de ser inteiro, a agir com integridade, com totalidade na esfera pessoal e profissional, ou seja, é o marido que não leva trabalho para casa, pois tem a consciência de estar por inteiro nos ambientes onde ele interage. Agir com integridade demanda respeito ao fato de que o indivíduo desempenha uma série de papéis.

Para buscar a nova lógica da liderança é necessário alguns passos:

#1 IDENTIFIQUE VALORES CENTRAIS: É a capacidade de definir os seus valores e crenças das quais você não abre mão em seus projetos de vida. Trata-se de saber como o líder se tornou quem é, quais causas acredita e a favor do que está disposto a lutar.

#2 EXERCITE ENXERGAR O FUTURO: Avance 10 anos no tempo e pergunte-se: o que você estará fazendo? Qual impacto terá sobre seu trabalho, sua casa e sua comunidade? Quem será você quando estiver no estado projetado? Exercitar o avanço no tempo permitirá a você identificar o que realmente importa a você.

#3 RECONHEÇA OS PRINCIPAIS INTERESSADOS NAS DIMENSÕES DE SUA VIDA E ALINHE EXPECTATIVAS: Pergunte aos seus parceiros na vida: “O que você espera de mim e o que você espera deles?”. Um processo de coaching pode ajudá-lo a se preparar e a processar esses diálogos que devem incluir conversas com as pessoas mais importantes na sua casa, trabalho e nas comunidades que você participa. Essa experiência proporcionará a você refletir sistematicamente sobre como harmonizar as variadas dimensões de sua vida.

Lembre-se: o sucesso sem felicidade é a pior forma de fracasso.

Cuide da sua carreira, te vejo no pódio!