Neste artigo vou te mostrar 4 red-flags para você identificar conteúdo de qualidade sobre UX e UI para consumir, ou não, já que nesses últimos dias a quantidade de conteúdo parece estar crescendo de forma tão rápida quanto o vírus COVID-19.

Image for post
Image for post

Estamos vivendo tempos estranhos.

Escrevo este artigo do meu escritório, em casa, pois estou confinado em Londres por conta do COVID-19.

Meu contato físico com o mundo externo se dá em idas aos supermercados e pedaladas diárias para exercitar, momentos pelos quais sou mais grato hoje do que de costume!

Também sou grato à quantidade de conteúdo sendo disponibilizado…


Image for post
Image for post
Photo by Helloquence on Unsplash

De uma forma geral, podemos definir teste de usabilidade como uma estratégia para obter uma melhor avaliação sobre um produto ou serviço, em termos de facilidade e intuição.

Para se tirar os melhores resultados dessa técnica de pesquisa, ela deve ser realizada com usuários que representam a persona para quem o produto é destinado. Então, cada participante realiza tarefas típicas na utilização do serviço. Enquanto isso, o analista, que normalmente é o UX Designer, faz as devidas observações.

Dessa forma, é possível mensurar resultados sobre aplicativos, sites e softwares em geral, por exemplo, interligados com a usabilidade da navegação e…


Image for post
Image for post
Photo by Headway on Unsplash

UX Design está em alta. E quando uma determinada profissão se torna popular, destaque em manchetes ou está em alta, é comum que as pessoas queiram migrar para ela. Pelas promessas por grandes salários. Pela expectativa de se fazer algo novo. Ou por puro idealismo — as razões são diversas.

Mas a pergunta que me faço como profissional da área é: será que UX / Product / Interaction / Call-it-what-you-want Design é para todos?

Minha primeira reação ao me fazer esta pergunta foi: eu poderia ser um médico? Poderia ser um piloto de avião? Poderia ser um músico?

A resposta…


Image for post
Image for post
Photo by Josh Riemer on Unsplash

Tenho estudado bastante sobre a mente humana e como isto influencia na usabilidade de produtos digitais. Este é um estudo extremamente complexo, que envolve conceitos de:

  • percepção;
  • atenção;
  • pensamento;
  • resolução de problemas;
  • emoção;
  • conhecimento;
  • e diversos outros.

É claro que não poderia faltar o assunto principal deste tópico e um dos primeiros pontos que pensamos quando falamos em mente humana: a memória.

Memória e conhecimento andam juntos, e o assunto se subdivide em um número incontável de sub-tópicos, portanto parece um saco sem fundo de tanto conteúdo. …


Qual caminho a escolher para se tornar um Product Designer? É um tema polêmico que sempre gera pedradas nas opiniões opostas.

Eu mesmo já me deparei em meio a discussões intermináveis a respeito do assunto.

Image for post
Image for post
“Sunset over a winding countryside road in Castleton” by Rob Bates on Unsplash

Neste artigo, vou me ater somente à percepção baseada em minha história (e de alguns amigos da área) dentro e fora do Brasil — não se esqueça disto quando bater aquela vontadezinha de jogar uma pedra! 😬

Uma das perguntas que mais recebemos na Aela a respeito deste assunto é: devo ou não fazer uma faculdade?

A resposta que sempre damos é: depende. …


Você sabe o que são Soft Skills e por que elas são importantes em UX Design? Acompanhe este artigo e descubra porque um bom profissional não é feito apenas de habilidades técnicas.

Image for post
Image for post
Photo by rawpixel.com on Unsplash

Depois do nosso último podcast, onde falamos sobre as habilidades necessárias para se ter sucesso na carreira de designer, várias pessoas entraram em contato pedindo para abordarmos mais sobre o assunto.

Dessa forma, decidimos tratar mais especificamente sobre as habilidades comportamentais, ou também chamadas de “Soft Skills”.

Antes de Falar Sobre Soft Skills, Vamos Falar Sobre Hard Skills


Image for post
Image for post
Photo by Ryoji Iwata on Unsplash

O UX Design tem grandes poderes. Ele consegue:

  • virar o jogo em negócios que estão em risco;
  • salvar empregos e até mesmo erguer a moral de uma equipe ou público;
  • impulsionar produtos;
  • motivar stakeholders e acionistas de uma marca.

Grande parte deste impacto é devido a fatores intangíveis de um produto.

O Design Intangível

Longe de mim adicionar mais um termo no topo de centenas que já aprendemos no decorrer da carreira.

Ao falar de Design Intangível, quero apenas referir ao significado básico que os termos tangível e intangível têm nos estudos de marketing. Ser tangível ou intangível não se limita aos produtos…


Designers têm como objetivos garantir que usuários estejam engajados, que o conteúdo esteja bem apresentável, a navegação consistente e a interface simples e eficiente. Mas não importa o quão impecável nosso projeto esteja, é muito provável que os usuários eventualmente vão topar com um link quebrado e páginas 404.

Talvez isto não seja o fim do mundo e seja algo bem trivial. Mas e se nós pudermos utilizar este momento e dar aos usuários uma melhor experiência ou mesmo engajá-los a executar novas ações?

Páginas de erro 404 (Página Não Encontrada) muitas vezes não são apreciadas ou são negligenciadas pelas…


A InVision anunciou ontem (18/10) o lançamento de sua nova plataforma focada em design de interfaces, o InVision Studio.

No meetup DesignLab em Londres, eu tive a oportunidade de ouvir a palestra de Brendan Kearns, que trabalha como Product Designer no InVision, em que falou sobre como a empresa busca otimizar a produtividade e as tarefas de gerenciamento nas equipes internas de design que, além de grande, é distribuída. Deu relances de como a equipe tem um relacionamento próximo com clientes e falou brevemente sobre o InVision Studio.

Image for post
Image for post

O novo software pretende agregar as funções das ferramentas mais utilizadas no…


Image for post
Image for post
https://www.podbean.com/media/share/pb-8s38k-68a7ae

Essa pergunta com certeza já passou pela cabeça de muitos profissionais, sejam eles designers, programadores, gestores de projeto… No primeiro episódio do Aelacast, Felipe Melo e Jônatas Vieira conversaram com convidados sobre esse assunto que assusta a tantos designers.

Antes de chegar ao veredito sobre a necessidade ou não da programação na vida do designer digital, nós discutimos e relatamos as nossas experiências profissionais tanto como freelancers quanto trabalhando em empresas do mercado nacional e internacional.

Você precisa ter uma visão geral para criar

Ao trabalhar em projetos digitais de interface, é crucial que o designer tenha uma noção bem…

Jon Vieira

Product Designer, currently @ Facebook VR/AR

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store