7 Dados importantes

1) Segundo levantamentos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e pela JLeiva Cultura & Esporte é que a principal razão para não sair de casa em busca de qualquer prática cultural é o desinteresse, muito mais do que preço alto, distância, tempo escasso ou falta de segurança. É assim para 48% das pessoas no caso do cinema, para 53% no teatro e para 65% nos museus.

2) O levantamento também mostra que o percentual de consumo cultural na Zona Sul (25% da população) é quase o dobro do que o nas zonas Norte e Oeste. Mostra ainda, que apenas 16% da população escolhem algum programa cultural como primordial em suas horas de lazer

3) O gênero preferido dos cariocas na hora de assistir peças de teatro é comédia e a maioria dos teatros se concentram na zona sul da cidade.

4) Pesquisa de 2013 apontou que, 1,7 MILHÃO DE PESSOAS PREFEREM PRATICAR ATIVIDADES DE MÍDIA EM SEU TEMPO LIVRE.

5) O mapeamento de saraus na cidade do Rio de Janeiro, evidencia a descentralização de saraus, sendo eles espalhados por diferentes áreas da cidade, incluindo áreas com a baixada fluminense, zona norte e zona oeste.

6) Um dos fatores que chamam bastante atenção na pesquisas, é o perfil da população que menos consome cultura, uma faixa de pessoas com mais de 60 anos, moradores da Zona Oeste, com escolaridade até o ensino fundamental, e das classes D e E.

7) Entre os assuntos que mais inflamaram os participantes da pesquisa, foram a carência de transporte na cidade e a necessidade de se abraçar as culturas de periferia, expressas no funk, na dança do passinho ou nas rodas de samba.

Like what you read? Give João Carlos Fernandes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.