10 DICAS PARA AUMENTAR TRÁFEGO ORGÂNICO NO SEU BLOGUE

Para gerar tráfego orgânico no seu blogue, pode seguir esta lista de 10 tópicos. O seu blogue só fará sentido se os seus artigos forem lidos.

Hoje em dia a comunidade de blogues cresce a olhos vistos, e torna-se cada vez difícil conseguir captar tráfego orgânico para o seu blogue em específico. Por isso, tem que ser muito inteligente. Cada vez mais as notícias dos órgão de comunicação social são tendenciosas, cada vez mais as empresas apostam em Marketing de Conteúdo, cada vez mais, e devido à crise financeira, existem pessoas a viver de blogue e cada vez é relevante a opinião divulgada através de um blogue no momento da compra.

Como é fácil perceber, se tem um blogue, a sua concorrência é cada maior. Pense, seja inteligente e siga esta lista de tópicos para cada publicação que fizer no seu Blogue.

Para Aumentar o Tráfego Orgânico no seu Blogue

1 — Título

O título tem que ser apelativo, pois é através dele que os utilizadores vão (ou não) clicar para ler o artigo. Debruce-se e dispense bastante tempo nesta matéria para assim poder obter um título verdadeiramente apelativo. Depois de escolhido o título, faça copy/paste para o Google e veja as variações. Consiga sempre, em cada artigo do seu blogue, o melhor título, para aumentar o tráfego orgânico no seu blogue.

2 — Imagens

A par do título, a imagem que o acompanha é o factor de maior influência na geração de tráfego orgânico no seu blogue. Da experiência que vou tendo, já me apercebi de duas regras fundamentais relativamente às imagens que acompanham o artigo do blogue. Devem ser o mais simples possível e conter referência à marca (logótipo ou endereço do blogue). Com partilhas atrás de partilhas na Internet, e por vezes até por pesquisas por imagens no Google, as imagens podem aparecer descontextualizadas, pelo que é sempre importante a referência à marca.

3–1.000 Palavras

Escreva artigos com conteúdo, conteúdo este que resolva e ajude o seu visitante numa determinada questão. Não resolva as questões de forma leviana. Pesquise e escreva artigos bem fundamentados. Nem sempre é necessário chegar às 1.000 palavras mas, normalmente, as 1.000 palavras são insuficientes (este artigo tem 1074 palavras e lê-se em menos de 3 minutos). Sustente e exponha claramente os seus pontos de vista e, as 1.000 palavras são uma boa referência para um bom artigo. Alguns defendem 300 palavras. Do meu ponto de vista, esse número é manifestamente insuficiente. Não escreva desmesuradamente, para que o texto não seja abandonado a meio (não se esqueça que os internautas procuram soluções “rápidas” para os seus problemas e é mais fácil procurar outro artigo no Google do que ler o seu texto atá ao fim)

4 — Tom convencional

Escreva num tom convencional, pois ninguém espera do seu artigo de blogue um texto literário ou uma enciclopédia. Até porque esse tipo de textos facilmente se torna enfadonho e o internauta é, por defeito, irrequieto (está sempre a clicar de um lado para o outro). Ao escrever de forma agradável vai cativar a leitura, garantir mais tempo de permanência no site e, mais importante (e que vai gerar mais tráfego orgânico no seu blogue) pois vai garantir futuras visitas.

5 — SEO

Sempre que escrever um artigo, faça-o de forma a que este esteja optimizado para SEO. Os motores de busca são o garante do futuro do seu blogue em termos de tráfego orgânico. Se tem pouca experiência em optimização para motores de busca e o seu blogue é em WordPress, deixo-lhe aqui o link para o YOAST, que é o plugin que utilizo noSiteNaLinha para optimizar todos os artigos para motores de busca.

6 — Botões de Partilha

Para aumentar realmente o tráfego orgânico do seu blogue, deve facilitar ao máximo a partilha do conteúdo publicado. Um utilizador, ao ler o seu conteúdo excelente, vai querer partilhá-lo com a comunidade, porque vai querer que a comunidade (amigos, seguidores, fãs) também prestem atenção às suas publicações sociais. Mas alguém só vai clicar no botão “partilhar” se considerar o conteúdo realmente útil e de qualidade.

Veja as restantes dicas no SiteNaLinha.