ARTHOe

Um novo movimento artístico que vem celebrando o empoderamento e dando uma nova plataforma para pessoas não binárias de cor se expressarem tem chamado cada vez mais atenção. O Art Hoe é um grande movimento feito especificamente (mas não exclusivo) para artistas negros, por artistas negros.

MOVIMENTO DE ARTE QUE ESTÁ QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS CULTURAIS
via @2jam4u

A fundadora, Mars, de 15 anos, diz que o movimento é uma expressão artística usada como uma arma contra a enorme lista de estereótipos culturais por trás das pessoas de cor. E que a escolha da palavra “Hoe” que segundo o Urban Dictionary é: uma pessoa promíscua e sem valores, normalmente designada a mulheres negras. Serviu como uma forma de desconstruir essa conotação e usá-la em forma de empoderamento.

O movimento tem tomado grande popularidade no Twitter por causa de suas fotos serem sempre associadas à selfies, colagens e normalmente com pinturas de Picasso, sendo usado como imagem de fundo.

“Eu acho que é importante ter algo feito por nós para nós”, explica artista Camilla Dunn. “Eu sinto que nos une de uma forma, já que pessoas de cor são o alvo do movimento. Eles se sentem bem em pensar que algo desse tipo foi feito para eles”.
via @goldenpolaroid

Art Hoe se tornou uma maneira de vozes criativas e oprimidas expressarem suas lutas, acabando com senso comum e se construírem em uma nova plataforma que já conta com um exercito enorme, reunido pela força da criatividade.