Saia da mesmice! Melhore seu Daily Scrum!

Em alguma reunião de Daily Scrum com sua equipe, você já sentiu como se todos estivessem robóticos, somente respondendo perguntas diretamente e que aquilo não estava agregando valor para o time? Já viu ou ouviu algum membro do seu time (ou até o time inteiro) suspirar pesado, demonstrando insatisfação com “mais uma reunião” e pensou: “se eles entendessem o intuito desta reunião, tudo seria mais fácil”?
Antes de pensar que a culpa é do seu time, lembre-se: você pode estar engessando a agilidade do seu time! Então não tente delegar ou fugir da culpa, o responsável pelas práticas boas práticas do Scrum tem um nome bem sugestivo: Scrum Master.
Mas João, por que meus times não percebem valor nos Daily Scrums?
Vejo principalmente dois fatores. Não digo que não existem mais, mas trabalhando com times diferentes, compostos por pessoas com personalidades, objetivos de vida e de trabalho diferentes, estes são os de maior ocorrência.
Vou falar alguns destes fatores e explicar como contornar esta situação:
- O time realmente não entende o motivo daquela reunião
Como diria o autor Lewis Carroll, autor de um dos livros infantis mais vendidos de todos os tempos, Alice no País das Maravilhas:
Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve

Então, ao invés de tentar explicar como cada pergunta do Daily Scrum contribui para o andamento do projeto ou do desenvolvimento de um produto, explique o que você quer retirar desta reunião, quais são as saídas esperadas, tanto para você como Scrum Master quanto para cada membro do time. Sabendo as saídas esperadas, o time consegue se focar em gerá-las.
2. O time acha que está perdendo tempo

Muitas vezes o time vê a reunião como sendo um desperdício de 15 preciosos minutos de trabalho e chega com uma mentalidade de “quero acabar com isto logo para voltar a trabalhar”. Assim, o membro vai para a reunião, não se importa com o que acontece lá, não define uma meta diária e nada muda. Nada ágil, né?
Para ajudar a resolver este problema, vou explicar um conceito chamado Lei de Parkinson. Esta lei se expressa comumente como:
O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização
Isto significa que, se temos uma tarefa, por menor que seja, e dizemos que seu prazo é de 5 dias, ela levará 5 dias para ser completada. Se dermos 1 dia, será completada neste prazo.
E como usar isto para mostrar o valor da reunião para este membro? Use e abuse da Lei de Parkinson. Ao invés de perguntar: “O que fará hoje?”, pergunte: “O que você se COMPROMETE a TERMINAR hoje?”. Tendo esta resposta, arraste as tarefas que cada membro se comprometeu a terminar já para a coluna DOING.
No dia seguinte, a pergunta: “O que vocês fizeram ontem?” muda para: “O que vocês terminaram ontem?” (meia tarefa concluída significa que vocês gastaram tempo e não geraram valor).
Por fim, quando for perguntar sobre os impedimentos, foque nas tarefas que foram pegas e não foram concluídas, entenda os motivos, incentive os membros do time a pensarem em como podem ajudar com aquilo, e faça o mesmo.
CUIDADO: De maneira alguma incentive seu time a ser Multitasker! Não confunda realizar mais de uma tarefa no dia com realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo!
Da próxima vez que ficar frustrado por ter realizado um Daily Scrum e não sentir os resultados dele, lembre-se destes dois fatores e SAIA DA MESMICE!
Quer bater um papo? Me chama lá no LinkedIn!