Produzindo notícias


A primeira etapa da produção de uma notícia é a pauta, ela que irá orientar o repórter em sua entrevista. É um ponto de partida e serve para aumentar as possibilidades da reportagem. Mas não existe ponto final na construção da pauta, ela pode ser modificada sempre que surgir um novo fato.

A reportagem é a segunda etapa da produção de uma notícia. Ela é a base do radiojornalismo. Para desenvolver uma boa reportagem é fundamental a imparcialidade e sempre ouvir os dois lados do fato. O respeito aos ouvintes também é muito importante.

a redação das notícias radiofônicas, que podem ser feitas de várias formas. Sendo elas: a notícia escrita, a notícia com citação de voz e a notícia com entrevista.

A linguagem radiofônica deve utilizar períodos curtos e simples, poucos adjetivos, objetividade, revisão e linguagem direta.

Por fim, a notícia deve responder as perguntas do lead. Que são: O que? o assunto da notícia; quem? os personagens envolvidos no fato; onde? o local do acontecimento; quando? data e hora do acontecimento; como? o modo como ocorreu o fato e o porquê? as causas do fato.

Áudioresenha produzida e editada pelos alunos Christiano Rodrigues, Fernanda Cristina, Marjorie Riff, Matheus Brant, Rafael Teodoro e Renato Vasconcellos do curso de Jornalismo do UniBH, ministrada pela professora Tacyana Arce.