A filosofia de trabalho dos educadores e a sua evolução profissional.

Professor não ensina apenas fórmulas e regras, mas sim o despertar para a vida de qualquer aluno.

Para conseguir compartilhar o conhecimento diariamente e empurrar a humanidade incansavelmente a novos patamares, os educadores possuem uma rotina diferenciada da maioria das demais profissões. Ao entender um pouco mais dessa rotina e filosofia e coloca-la em prática, além da realização pessoal, você terá ampla vantagem aos seus concorrentes diretos na empresa/mercado de trabalho.

A rotina e filosofia da jornada de trabalho de um professor.

Para um professor a sala de aula é o seu palco onde irá ocorrer todo o espetáculo do compartilhamento de conhecimento. Assim como qualquer espetáculo bem realizado, ele precisa ser treinado e aperfeiçoado diariamente, longe dos holofotes. Os professores não trabalham somente durante o expediente, toda a elaboração e correção de provas, trabalhos e atividades extra-curriculares são na rua grande maioria das vezes realizados durante o seu momento de descanso, fora do horário de trabalho. A grande questão é, porque a maioria das pessoas é diferente? Ao fim do expediente, não faz mais nada relacionado ao trabalho até a hora de bater o ponto no dia seguinte.


Paixão + Evolução

Passo 1: Amor a profissão. Se você não ama a profissão exercida e o local de trabalho, todo o resto acaba sendo mais complicado de realizar. Você irá buscar conhecimento e aperfeiçoamento de algo que não ama fazer em seu suposto tempo livre?

Passo 2: Evolução. Todos buscamos evoluir diariamente, ou pelo menos todos deveriam. Ao absorver conhecimento para testar e colocar em prática no dia seguinte, não é apenas a empresa que será beneficiada diretamente. O seu nível de intelecto (inteligencia) evoluirá conforme o ritmo determinado, novas técnicas e detalhes importantes serão aprendidos e que poderão ser colocados em prática em qualquer outro ambiente de trabalho, tudo o que você aprender será transferido junto com você. 
Então em um resumo prático: Novos conhecimentos > Evolução como profissional/pessoal> Evolução na empresa > Retorno financeiro. *Isso sem medir a satisfação pessoal por evoluir diariamente.

Por que vou aprender algo para utilizar em um ambiente de trabalho ou em uma profissão que não sou feliz?

1-Não é para a empresa, é para você. Um compromisso próprio. A evolução do ser humano para alcançar novos patamares e buscar a plenitude não tem preço.

2 -Se mesmo assim você não está convencido, pelo motivo de que não faz sentido aprender algo para aplicar em um ambiente que você não gosta. A vida é uma só, não espere segundas chances, feche agora esse texto e vá atrás dos seus sonhos, e depois você pode voltar e terminar de ler.

Então você pensa, ok mas eu busco e aplico o conhecimento durante o horário de trabalho. Digamos que em 60 minutos de trabalho, você leva 20 min para ler algum artigo ou técnica e mais 40 para testar a eficiência do mesmo. Se você realmente busca evolução e ama o que faz, e aplica a filosofia de um professor, poderá tornar esses 20 minutos da busca de conhecimento, como uma leitura noturna. Desta forma você terá 60 minutos para por em prática tudo o que aprendeu, testar mais variáveis.

Algo que pratico e sinto inúmeros benefícios, é a simples leitura e resposta de e-mails.
Geralmente, e-mail acaba sendo a primeira coisa do dia, toda a energia e disposição que você tem, ficam boa parte em 1h30 que acaba investindo para zerar a caixa de entrada e responder todos os e-mails.

Na prática

Transferi meu compromisso com os e-mails para a parte noturna. Além de ler tudo com mais calma e tranquilidade em casa, sem barulho e interrupções, sempre que chego para trabalhar a minha primeira e única tarefa da manhã é: Trabalhar. Enquanto as pessoas estão quase finalizando a leitura de todos os e-mails, eu já estou na terceira atividade do dia.

Se você investe 1h30 por dia para ler todos os e-mails e respondê-los, isso ocupa 7h30 por semana, 30 horas por mês, 360 horas por ano, em uma jornada de trabalho de 9h isso equivale a 40 dias. Analisando os números de forma fria acaba sendo realmente assustador, passar 40 dias, 9 horas por dia de trabalho apenas respondendo e-mail!

Algo ridiculamente simples, porém com um ganho gigantesco e impacto para a sua vida. Incríveis 40 dias a mais, para testar, evoluir, propagar, crescer , ganhar notoriedade e satisfação pessoal.

Não é por acaso que professor é a profissão mais respeitada do mundo, esqueça a jornada fixa de trabalho, esqueça a palavra trabalho. Empregue seu objetivo de vida. Saia na frente 40, 60, 120 dias na frente de todas as pessoas ao seu redor.

Seja o professor da sua vida.