As mídias sociais em tempos de crise.

Parte I

Não é nenhuma novidade que nos últimos meses a economia brasileira respira diariamente uma crise. Empresários e funcionários estão com o sentimento de caminhar sobre cascas de ovos, que a qualquer momento todo o esforço e conquistas ao longo dos anos pode desmoronar.

A crise nos oferece basicamente duas opções:

1) Focar nos objetivos, levantar as mangas e trabalhar de forma intensa e inteligente.

2) Acomodar-se, e esperar a crise passar. Caso a crise passe sem que você necessite trabalhar mais duro e realizar alterações OK, você deu sorte. Mas particularmente não arriscaria o meu futuro e tudo o que conquistei até o momento dependendo somente da direção do vento que a economia soprar.


Se você conseguir trabalhar, evoluir e sobressair-se em tempos de recesso, parabéns! Quem sobrevive em épocas de crise sobrevive em qualquer época.


É comum o a redução de custos em muitas empresas durante recessos da economia, não se preocupe! A internet é que ela lhe oferece os meios e as formas de conectar-se com seus clientes e conquistar novos com um investimento financeiro mínimo.
Tudo o que você precisa é de muito trabalho duro, colocar a “mão na massa” e usar as comunidades online e ferramentas gratuitas a seu favor.

“Conteúdo é fogo, Mídias Sociais são gasolina.” Jay Baer

Vivemos em uma época em que é possível apresentar ao mercado toda sua gama de produtos e serviços, interagir com atuais clientes e trabalhar para conquistar novos sem gastar milhares de reais em publicidade. Se você ou sua empresa ainda não faz uso das mídias sociais já está atrasado, mas com muito esforço irá conseguir recuperar esse tempo em que esteve ausente.

E se você já utiliza as mídias sociais mas não está recebendo nenhum retorno, está na hora de analisar se a estratégia e tudo o que você vem publicando em sua comunidade online está alinhado com seus objetivos.

Deixe a paixão pelo seu negócio falar alto, concilie com uma estratégia inteligente e trabalhe arduamente para gerar conteúdo original e relevante para sua comunidade. Não importa qual é o seu negócio! Culinária, serviços automotivos, produtos de beleza, iscas para peixes até esterco bovino! Atualmente existem 146 mil resultados no Google para a busca “Comprar esterco Bovino”.

Esqueça o pensamento de “o meu público não está online”. Mentira! Consumidores de conteúdo estão online. Em 2013, diariamente foram realizadas 3 bilhões de buscas no Google, sendo que 15% eram buscas inéditas. Mais de 450 milhões de buscas inéditas todos os dias! Não importa a palavra, variação ou termo. Na internet há consumidores para tudo o que existe e até o que não existe.


Procure as oportunidades em cada dificuldade! Se o mercado está frio e sem perspectiva de melhora, interaja, informe e anime sua comunidade online com ótimos conteúdos relacionados a sua empresa. Faça-os perceber a paixão que você tem pelo seu negócio, use frases e imagens motivacionais, literalmente crie um relacionamento. Assim as pessoas irão lembrar, indicar e retribuir toda a paixão que você transpira e como fruto de todo o esforço, as pessoas irão desacelerar para ouvir o que você tem a dizer e principalmente adquirir o que você tem para oferecer.

Um relacionamento leva determinado tempo para que ambas as partes tenham plena confiança entre si. Sinceridade e transparência com os consumidores são essenciais para alcançar um nível de confiança considerável. Você está se comunicando com pessoas através da tecnologia, jamais ignore este fato, é algo óbvio mas com frequência observo empresas ignorando a voz dos usuários e respondendo como se fossem robôs. Cuidado, um trabalho mal feito em muitos casos é muito pior que um trabalho que nunca foi feito.

Na segunda parte do texto irei focar em técnicas e exemplos para você gerar seguidores e evangelizadores da sua marca!

“Relacionamentos são vendas disfarçadas.”

Conteúdo gerado ao som de:
Johnny Cash — Live At Manhattan Center 1994 —
http://bit.ly/1LAFWwh

Confira o meu outro texto no Medium, explicando e exemplificando a importância do conteúdo e como ele pode lhe trazer melhores resultados com um baixo custo.