Kempo Havaiano
História do Kempo Havaiano

Os primórdios do Kempo remontam à história de Bodhidharma. Após 40 anos de sua existência, um monastério fora atacado por foras da lei, uma ocorrência muito comum naqueles tempos, mas o que não era comum foi o aparecimento de um homem que ficou mais tarde conhecido apenas por “monge iniciante”, que usou uma coleção de técnicas de mãos e pés para repelir os agressores com sucesso.
Os outros monges ficaram muito impressionados por esta demonstração e requisitaram instruções neste método de autodefesa. Esta arte de luta tornou-se conhecida como Chuan Fa, ou o “Primeiro Método”, que mais tarde recebeu o nome de Kempo Chinês.
O Kempo Havaiano tem suas raízes mais próximas no século 17, quando 2 famílias do Japão — Kumamoto e Nagasaki — trouxeram uma versão do Kempo Chinês (Chuan Fa) para Kyushu no Japão. Este estilo foi mantido com suas famílias e gradualmente modificado após 200 anos para tornar-se o Kosho Ryu Kempo, ou “Escola do Antigo Pinheiro”.
Em 1916 um garoto de 5 anos de idade chamado James Mitose foi enviado de sua casa, no Havaí, para Kyushu para aprender com seu tio Choki Motobu, um grande mestre, a arte do Kosho Ryu Kempo.
James Mitose retornou do Havaí em 1936 para abrir o “Clube Official de Autodefesa” em Honolulu; ele é portanto considerado o primeiro a trazer o Kempo para os Estados Unidos. Seus primeiros alunos a serem promovidos para faixa preta incluíam Thomas Young (que assumiu sua escola), William K.S. Chow, Edmund Howe, Arthur Keawe, Jiro Naramura e Paul Yamaguchi.
William Chow tinha 4 irmãos, todos treinados em Jiu-jitsu. Conhecidas autoridades aclamam que ele tenha incorporado algumas dessas técnicas de Jiu Jitsu no estilo de Mitose e não emprestou nenhum movimento circular do Kung Fu para formar o estilo que ele denominou de “Chinese Kara Ho Kempo Karate”.
Ele abriu seu próprio dojo em 1949 e foi o primeiro a fazer uso da palavra Kenpo (com a letra n) significando o rompimento com o estilo de Mitose (Kempo). William Chow também conhecido como Professor Chow, passou seus conhecimentos a grandes estudantes antes de seu falecimento em 1987.

Não há realmente uma grande diferença entre o Kenpo e o Kempo Karatê. Enquanto alguns dizem que Chow teria sido o primeiro a usar o termo escrito “Kenpo Karate” outros atribuem a isto uma confusão da transliteração da forma escrita japonesa ( Kanji ) para a forma romanizada que usamos. De qualquer forma ambas as palavras são pronunciadas da mesma forma e significam “Lei do Punho”.
Alguns dos principais estudantes de William Chow foram Adriano Emperado (fundador do Kajukembo), Ed Parker (fundador do American Kenpo) e Bill Ryusaki — o criador do Kenpo Havaiano.
BILL RYUSAKI, fundador do Kempo Havaiano

Sensei Bill Ryusaki, 65 anos e 10º dan, veio novamente ao Brasil em outubro , ministrando aulas e treinamentos especiais em várias academias paulistas
Sensei Bill Ryusaki nasceu em Kamuela, no Hawaí. Seu pai, Torazo Ryusaki, era faixa preta em Judô e Karatê Shotokan e exigia que todos os seus filhos praticassem duas artes marciais. Na idade de 8 anos, Bill Ryusaki começou seu treinamento em Judô. Enquanto seus outros irmãos escolheram apenas o Kendô e Aikidô, Bill escolheu também o Judô e o Kenpo Karatê, e foi ensinado por William Chow e Sony Emperado, estudantes de James Mitose. No final da década de 50, Sensei Bill foi para a Califórnia e continuou seu treinamento com Ed Parker.
Em 1962 ele abriu seu primeiro dojo ao norte de Hollywood, transferindo-o em 1979 para sua casa em Van Nuys. Grão-mestre Bill Ryusaki é um dos pioneiros do Kenpo nos EUA. Além de treinar com Ed Parker, também praticou o Kajukenbo, uma arte derivada do Kenpo, recebendo a faixa preta no estilo em 1961.
Sensei Bill trabalhou em vários seriados da TV norte-americana e em mais de 130 fimes de ação como coreógrafo de lutas, ator e dublê, inclusive trabalhando com Bruce Lee no seriado “Besouro Verde” e com Jean Claude Van Damme no filme Duplo Impacto.
Após estabelecer o Kenpo Havaiano, Sensei Bill continuou a ensinar sua arte para milhares de alunos, entre eles o ator Sean Connery e mais de 50 nomes famosos. Atualmente mantém uma rede de academias pelo mundo e ministra vários cursos e treinamentos. Sensei Bill é 10º grau no Kenpo Havaiano e 7º grau em Judô.
Hawaii Kenpo, kenpo havaiano ou hawaiian kenpo, é o nome de uma arte marcial desenvolvida no Hawaii. Por integrar golpes e fundamentos de diversas outras artes, é considerada uma forma dentre as artes modernas de defesa pessoal.
Dessa forma a grande base dos movimentos e técnicas do hawaii kenpo são baseados no karatê, judô/JiuJitsu, kempo e Boxe Chinês.
Posteriormente técnicas do kung fu foram adicionadas aos estilos acima citados. Unindo essas técnicas à sua base de arte marcial aprendida familiarmente em caratê e judô, Sensei Bill focou os conhecimentos e técnicas para ter maior eficiência na defesa pessoal voltadas para o dia-a-dia.
Devido a sua ampla base em diferentes artes marciais o hawaii kenpo absorveu e implementou técnicas diversas, pois Sensei M. Bill Ryusaki acredita que em todas as artes marciais existem técnicas que podem ser muito bem aplicadas para a defesa pessoal.
Técnicas
Durante a prática do hawaii kenpo, técnicas de arte marcial “rígidas” como o caratê tradicional e “suaves” como o kung fu são aprendidas e aplicadas de forma conjunta à técnicas de projeção, torção, solo e contato, fazendo com que o praticante entenda as diversas formas para a adaptação corporal e postural para que seja eficiente contra seu oponente durante um conflito.
Atualmente existem duas representações oficiais do hawaii kenpo no Brasil:
- Associação Ryu Dojo — Hawaii Kenpo dirigida pelo Sensei Erik Guedes:
- Ryusaki Do — Hawaii Kenpo
M.Bill Ryusaki Sensei
