A cachorra e o StoryTelling

Assistindo a um programa de talentos da Inglaterra, percebi um fato um pouco curioso, considerando-se a opinião do senso comum sobre o assunto. Seria sobre como uma apresentação (na vida real seria um produto, serviço, empresa, projeto, etc) pode impactar uma audiência, e a principal chave para que isso aconteça.

Assisti a várias apresentações de pessoas extremamente talentosas, e algumas dessas exibições tinham uma produção acima da média. Houveram vários classificados, desde cantores até mágicos, passando pelos malabaristas de circo e comediantes. Porém, um número simples chamou minha atenção, que foi o de uma cachorrinha adestrada.

É óbvio que adestrar um cachorro é uma tarefa muito difícil e que demanda muito conhecimento e inúmeras horas de treino extenuante (fora a empatia com o animal). Porém, todos que estavam lá também foram classificados por esse mesmo mérito, e nas mesmas condições (no que diz respeito ao tempo de treino, esforço, dedicação, etc). Então, porque a apresentação da cachorrinha que, em comparação com os outros competidores, era relativamente simples, fez tanto sucesso a ponto de levá-la à final da competição?

A resposta é: StoryTelling. Contar uma história cativa o público muito mais do que qualquer produção avançada poderia fazer. Os temas tradicionais de bem contra o mal, amor platônico, ou qualquer outro que envolva os sentimentos mais básicos das pessoas, atraem o público de maneira surpreendente. Isso foi observado também na apresentação de um bailarino, onde nem figurino ele tinha, mas a música e a dança contavam uma história que apelava para os nossos sentimentos. Isso é muito forte, principalmente nos dias atuais, pois vivemos em mundo cada vez mais cínico e onde as superficialidades ganham na competição pela atenção diária, nos meios de comunicação e dentro da sociedade.

Percebi, então, que tudo o que eu lia a respeito de StoryTelling se comprova na prática, e isso é uma lição valiosa para levar em todas as realizações que pretendo alcançar daqui para frente.