Certo dia, em uma visita que fiz aos meus pais, me deparei com uma árvore grande na frente da casa, linda, cheia de folhas e comentei com minha mãe de como havia gostado de ver aquela nova árvore na entrada. Minha mãe deu uma risada e me perguntou: 
— Sabe que árvore é esta?
 — Não.
 — Era o bonsai da sua janela.

Isso ficou na minha cabeça e pensei nisso durante um bom tempo, de duas formas:

1 — Como um problema.

Eu costumava mantê-lo sobe controle, não o deixava crescer demais, aparava seus galhos, impedia que fugisse da minha vontade, assim como situações nas nossas vidas, onde nos encontramos em momentos difíceis, seja de que espécie for, sabendo qual o problema, deixá-lo crescer ou não é uma escolha nossa.

2 — Como um projeto/sonho.

Muitas vezes temos um projeto ou sonho que queremos tirar do papel, mas nossa postura de dono de bonsai, com a mentalidade de querer manter tudo sob controle, nos impede de crescer. Querer controlar demais uma situação, pode impedir que um galho ou outro cresça e nossa árvore, nunca será capaz de nos proporcionar os reais frutos que tanto almejamos.

Desse quadro, pude perceber que independente da situação, saber a hora certa de podar ou não alguns galhos é fundamental para o crescimento de uma ideia ou a solução de um problema. Na sua vida, em que fase você se encontra?