As 5 ordens da ignorância

Jose Claudio da Silva Junior
2 min readJul 16, 2019

--

O quão perigoso é ser desinformado? Nem tanto, pois podemos obter o conhecimento posteriormente. Mas… Sabia que ter um conhecimento “inválido” é bem pior? As vezes obtemos informação de forma errada, pela metade, etc… Isso é prejudicial para nós, pois nos tornamos ignorantes e possivelmente teimosos em receber uma “atualização”/correção sobre algum conhecimento.

Escritas por Philip G. Armour, as 5 ordens da ignorância nos ajudam a guiar nosso cérebro em receber/conhecer/atualizar conhecimentos, removendo a “teimosia” de achar que já sabe, quando na verdade você nem sabe que não sabe. Vamos descobrir quais ordens você já possui/segue:

→ Ordem Nº 0 (sim, começa do zero): Falta de ignorância: quando você consegue demonstrar seu conhecimento de forma tangível. Ex: Supondo que você faz doces. Quando lhe derem materiais e equipamentos facilmente sairão doces maravilhosos da cozinha.

→Ordem Nº 1: Falta de conhecimento: quando você não conhece algo, mas prontamente já identifica isso. Ex: Não sei surfar. Mas posso ir para alguma praia e fazer um curso de surf e aprender.

→Ordem Nº 2 (perigosa): Ignorância perante as ordens: quando você não tem o conhecimento sobre a falta de conhecimento. Ex: Quando você está furando uma parede para instalar uma prateleira, mas utilizando martelo, quando poderia estar utilizando uma furadeira, mas nem sabe da existência desse equipamento ou se nega a querer buscar outras formas de solucionar o problema.

→Ordem Nº 3: Falta de processo: quando você não tem a mínima ideia de como descobrir se não sabe de algo. Ex: não tenho um exemplo pra isso.

→Ordem Nº 4: Meta ignorância: quando você não tem conhecimento sobre as 5 ordens da ignorância. Mas, isso já superamos agora, confere?

A resiliência do ser humano é incrível, alguns conseguem se adaptar a mudanças, outros apenas não conseguem admitir que sim, há algo ou alguma forma melhor sobre pensar/fazer determinada coisa.

O artigo original descreve essas 5 ordens com ênfase em processo de desenvolvimento de software, mas como vimos, se aplicam a nossa vida.

Excelente post para começar minha jornada neste espaço.

--

--