O que é e para que serve o plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce

Este plugin nasceu da mesma forma que tantos outros na comunidade WordPress.

Tínhamos uma comichão e precisamos de a coçar.

É possível que já tenhas ouvido uma história parecida. Talvez seja a tua história, de vez em quando.

Uma loja online cliente da Kaksi Media tinha um problema comum a muitas outras:

  • dificuldades na entrega de encomendas.

É uma circunstância corriqueira que já terá acontecido a todos nós, mesmo como clientes.

  • Nuns casos a cliente não está em casa e é necessário programar nova entrega, com o transtorno óbvio para quem deseja receber a encomenda.
  • Noutros casos a entrega é feita no endereço profissional, onde, por vezes, há dificuldades:
  • A cliente não está na empresa no momento da entrega e ninguém aceita receber o pacote;
  • As chefias não vêem com bons olhos a chegada de encomendas particulares.
  • Há ainda aquelas circunstâncias em que a própria cliente não deseja receber as encomendas no local de trabalho. Muito menos em casa de vizinhos.

Sem esquecer os momentos em que há conflitos na gestão de horários, entre a disponibilidade de quem recebe e o percurso de quem entrega.

Uma maçada, com tudo o que isto significa.

Os problemas que esta situação provoca

Tudo isto leva a adversidades no sistema de entrega, perda de tempo na resolução deste tipo de questões, mais uns quantos passos burocráticos e, por vezes, a ocorrência de reclamações por parte de clientes desagradados com o serviço.

Mesmo quando a loja online não é responsável pelos eventuais atrasos.

Tempo e energia desperdiçados.

O problema ameaça ficar ainda pior com o aumento progressivo do número de encomendas de lojas online a circular.

Mais obstáculos, novas complicações, mais clientes insatisfeitos. De um momento para o outro, a loja arrisca perder consumidores para a concorrência.

E se houver uma solução para isto?

Imagina um cliente a fazer uma compra no teu site.

Selecciona os produtos e coloca-os no carrinho. Verifica se está tudo conforme deseja e segue para finalizar a encomenda.

Preenche os dados habituais e na selecção do local de entrega não coloca nem a morada da residência, nem a profissional, nem a do familiar mais próximo…

Escolhe levantar a encomenda num estabelecimento comercial das redondezas, onde passa todos os dias ou com grande regularidade. Calha até que esse local está aberto a horas que lhe são favoráveis.

Paga a encomenda e fica descansado.

Fácil, não é?

Não só o cliente ficou contente com as compras realizadas, como pode recolher a encomenda num local que lhe dá jeito, sem os inconvenientes atrás relatados.

É isto que o plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce faz:

  • Resolve o problema de quem vende ao disponibilizar às lojas online aderentes o serviço Pickup da Chronopost em Portugal;
  • Resolve o problema de quem compra ao oferecer a possibilidade de escolha de entre um elemento números de locais disponíveis.

Por esta altura estarás a perguntar o que precisas de fazer para ter esta solução. Já lá vamos.

O que é a rede Pickup

Trata-se de uma rede, em crescimento, com mais de 500 pontos em todo o país.

O plugin para os pontos pickup permite que as pessoas possam selecionar um de entre vários pontos próximos de onde residem ou trabalham e assim possam recolher as encomendas num local e horário que lhes seja mais conveniente (tendo em consideração o horário de funcionamento desse ponto pickup).

A selecção do ponto Pickup de entrega é feita na área de finalização das compras.

O serviço integra ainda um sistema de alerta por SMS e email, com informação sobre a entrega da encomenda no ponto escolhido.

No momento em que a encomenda chega ao ponto pickup de destino, o cliente recebe um SMS de alerta, dispondo de 10 dias úteis para efectuar a sua recolha. É enviado um segundo SMS dois dias antes do prazo terminar e da encomenda ser devolvida à origem.

Para beneficiar do serviço Pickup é necessário celebrar um contrato de distribuição com a Chronopost.

Chegados aqui há um aspecto relevante a ter em conta:

O plugin Portugal Chronopost Pickup network for WooCommerce não é um método de envio mas sim uma extensão destes.

Por isso, a haver taxas de entrega, estas têm de ser aplicadas no método de envio e são determinadas pelos administradores da loja online.

As taxas, se houver, são definidas no método de envio.

Simple. Bem mais que a criação do plugin…

O processo de criação deste plugin

Quando a cliente da Kaksi Media, a Tua PT Store, contou a sua história, percebemos que este era um problema a resolver.

A Chronopost não tinha um plugin de integração com o WooCommerce, nem havia sinais de que o pudesse desenvolver.

Sem unhas para tocar esta guitarra, fomos bater à porta de quem tem provas dadas no desenvolvimento de integrações com WooCommerce.

O ‘bater à porta’ foi em sentido figurado. O que fizemos foi usar o email e o telefone para falar com Marco Almeida, da Webdados.

Abordados os detalhes sobre o que o plugin poderia ser, o seu alcance e limites, bem como os custos relacionados com o seu desenvolvimento, recebemos luz verde da cliente para avançar.

Num abrir e fechar de olhos, Marco Almeida estava a contactar a Chronopost. Deu conta da intenção de criar o plugin, procurou apurar da existência de algum obstáculo e, se não houvesse nenhum, saber de que forma poderia ser feita a comunicação entre o plugin e o webservice da Chronopost.

A empresa de logística mostrou-se sempre disponível no processo de desenvolvimento e na cedência dos elementos gráficos para uma correcta identificação do serviço.

Tínhamos tudo pronto para continuar.

Um plugin simples de utilizar…

O desenvolvimento foi rápido. Um pouco mais demorados foram os testes com as versões do WooCommerce compatíveis com as zonas de envio (3.0 ou superior).

A ideia foi sempre proporcionar a melhor experiência de utilizador.

É um plugin simples, sem opções complexas e mesmo a configuração opcional do Google Maps é algo que se faz com facilidade em 5 minutos.

O plugin ‘cola-se’ aos métodos de envio existentes para Portugal e pergunta se a loja pretende utilizar os pontos de envio Chronopost Pickup. O utilizador só tem de responder sim ou não.

O plugin ‘cola-se’ aos métodos de envio existentes para Portugal e pergunta se a loja pretende utilizar os pontos de envio Chronopost Pickup.

Além disso, tem uma grande vantagem.

… e gratuito para todos

Com tudo pronto, devidamente testado e traduções feitas, chegou a hora de submeter o plugin ao directório do WordPress.

Desde o início a intenção foi disponibiliza-lo gratuitamente para a comunidade de utilizadores do WordPress em Portugal.

Email para cá, email para lá, algumas questões relacionadas com o uso do nome da empresa levaram a uma alteração do título do plugin. Mais um email e outro…

Por fim, chegou ao directório de plugins do WordPress.

Está disponível para quem o desejar. Basta que tenham a Chronopost como distribuidora das encomendas que são feitas na vossa loja online.

Da parte dos autores do plugin, a Webdados e Kaksi Media, há o compromisso de manter o plugin actualizado, adequando-o à evolução do WooCommerce.

Agora é a tua vez de ofereceres aos teus clientes uma forma simples, prática e eficiente de receberem as encomendas que fazem na tua loja online.

De que estás à espera…?


Publicado originalmente em kaksimedia.com a 5 de Outubro de 2017.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated José Freitas’s story.