Oxe, crie você o aplicativo 1/5: Introdução

Opa, sou Josemberg Ferreira, casado, pai de dois filhos, sou analista e desenvolvedor de sistemas, que explico aqui o que é, sou programador há uns 10 anos, hoje em dia o nome é desenvolvedor de software, mas para mim sempre será programador e explico aqui o que é.

Amo a minha profissão, conforme já falei aqui, sempre gostei de ser da TI explico sobre os profissionais de TI em geral aqui.

Estamos na era da inovação tecnológica e como ter uma idéia de aplicativo é algo comum na cabeça de todos, mas todos mesmo, depois da fama do WhatsApp, Uber e outros, todos estão começando a entender como um aplicativo pode nos ajudar no dia-a-dia, então assim como antes do zap-zap era difícil seus pais sentirem vontade de utilizar um smartphone, também era difícil profissionais e/ou ferramentas para criação de um aplicativo, então se você, sua igreja, seus amigos, sua família chegassem a uma conclusão legal sobre um aplicativo, não passaria apenas de uma ideia por ser difícil ou caro criar o aplicativo de fato. Mas isso mudou, então: oxe, crie você o aplicativo.

Nesta série pretendo mostrar o quanto é simples criar um aplicativo, como também é barato pagar um profissional, mas se você gosta de aprender e/ou têm facilidade com tecnologia verá que não é complicado. Agora se já é um profissional de TI, mas de outra área fora do desenvolvimento será fácil ou se for do desenvolvimento, mas até então não trabalhou com aplicativos para dispositivos móveis, será só um pontapé para esse mundo.

Estou confiante que em 5 passos/artigos iremos criar a versão simples do nosso aplicativo, vamos publicar e utilizar em nossos celulares ou tablets, o código fonte será open-source para que possamos em outras séries evoluir as funcionalidades deste aplicativo, como fotos, mapas, redes sociais e colocar ele na nuvem.

Uma opção de aplicativo simples para que possamos fazer é um bloco de anotações, semelhante ao Evernote, o nosso pode até ser mais simples mas pelo menos será gratuito, huhu. E outra, um dos prazeres do programador (assim como um artista ou inventor) é ver sua própria criação sendo útil, nem que seja a utilidade de ser admirada pelo criador hahaha.

Caso tenha uma idéia legal ou mais útil de aplicativo simples sugira aqui nos comentários.

2. oxe, crie você o aplicativo 2/5