Fim da ordem cronológica! Twitter quer que algoritmo defina o que você verá na timeline

Uma das características do Twitter que resistiram ao tempo e que se mantém desde o lançamento da rede social, é forma como a Timeline é organizada. Desde o surgimento do Twitter, os tweets são exibidos por ordem cronológica inversa. Porém a rede social está se preparando para mudar drasticamente a ordem com que os usuários visualizarão as tweets das pessoas que seguem.

De acordo, com o BuzzFeed News, a mudança ocorrerá muito em breve. Provavelmente já na próxima semana o Twitter irá substituir a corrente cronológica inversa por um sistema de algoritmos que exibirá os tweets que considerar mais relevantes ou oportunos, e não os mais recentes.

Em 2015, a empresa chegou a testar essa nova forma de organizar a timeline com alguns usuários, mas o resultado da experiência não chegou a ser uma unanimidade. Os defensores mais leais do twitter, criticaram a iniciativa por tirar uma das características mais fundamentais do Twitter que é a democratização da informação.

A remoção da ordem cronológica da timeline é um assunto que já vem sendo discutido pela diretoria do Twitter já há algum tempo. Em 2014, o CFO Anthony Noto, se manifestou contra a ordem cronológica inversa, dizendo que essa “não é a experiência mais relevante para o usuário.” Um outro porta-voz da empresa, se referindo aos testes realizado no ano passado, disse: “Nós estamos continuando a explorar formas de apresentar o melhor conteúdo para as pessoas que usam o Twitter.”

Para o CEO Jack Dorsey, a mudança irá ajudar a fazer o Twitter mais amigável e intuitivo, principalmente para os que estão começando a usar o twitter. Segundo ele, os usuários já estão familiarizados com esse sistema, já que o Facebook também apresenta as mensagens dos amigo sem ordem cronológica.

Jack Dorsey tem promovido inúmeras mudanças na rede social, como a criação do Moments, envio de mensagens diretas mesmo para pessoas que não lhe seguem e muito em breve, conforme já publicamos aqui no 88MPH, pretende acabar também com uma das características mais marcantes do Twitter, que é o limite de 140 caracteres.

FONTE: http://88mph.com.br/2016/02/06/fim-ordem-cronologica-twitter-algoritimo-defina-timeline/