Primeira semana de Orientação — Mestrado Professional Carnegie Mellon
Após um mês de preparação, enfim minhas aulas começam nessa segunda-feira. Durante esse tempo passei por um programa de aculturamento acadêmico e por duas semanas de orientação organizada no departamento da universidade. Após realizar minha graduação e meu MBA estou indo para minha terceira formação superior, mas nunca havia vivido um planejamento tão completo para uma nova jornada. Assim queria compartilhar um pouco da minha semana de orientação, utilizando-a como modelo para entender como o planejamento credencia a Carnegie Mellon a ser uma das melhores universidades do mundo.
Durante a primeira semana de orientação, o foco das apresentações foi a universidade, seus recursos e infraestrutura. Fomos recebidos por altos membros do conselho administrativo, pelos responsáveis das áreas comum, bibliotecários, polícia do campus, associações de estudantes e representantes de diversos outros setores que, de alguma forma, irão interagir conosco nos próximos anos. A universidade fez questão de ressaltar cada recurso/benefício ofertado. De bolsas e verbas de custeio de viagens e pesquisas a dinheiro para lanches (usados como forma de fomentar o uso de grupos estudos). Sabendo das necessidades de seus alunos, assunto externos à universidade também foram abordados. Temas como “Como viver bem em Pittsburgh” ou “Os direitos básicos de um locatário” ilustram esse aspecto.
Além disso, uma agenda flexível foi apresentada permitindo aos alunos a escolha por determinadas palestras. Finalmente, diversos eventos socais foram montados para integrar os recém chegados de outros países. Assim, nessa primeira semana ficou claro que conhecer seus clientes (os alunos), e ajudá-los a se familiarizar com o ambiente, pode ser importante para que eles tenham bons resultados em um menor espaço de tempo. Sei que essa prática já é realizada por diversas empresas ao receber novos funcionários, mas nunca havia vivido isso no ambiente acadêmico. Além disso, destaco o foco e a preparação da primeira semana como algo interessante. A universidade sabia quais as necessidades de seus alunos e estava realmente estruturada para auxiliá-los. Mesmo não sendo de sua responsabilidade, ela possuía guias rápidos para soluções de diversos problemas como: “Obtenção carteira de motorista na Pensilvânia”, “Obtendo uma carteira de identidade estadual”, “Obtendo seu número de contribuição fiscal (SSN)” e “A lista dos principais provedores de serviços telefônicos, elétricos e outros”.
Compreendida a primeira semana e sua importância, fica a lição sobre preparação e orientação de quem ocupa uma posição de excelência no que faz. Nos próximos dias quero escrever sobre a minha segunda semana de orientação. O destaque, meu programa de mestrado profissional e sua flexibilidade.
#csf, #ciencias de fronteiras, #pittsburgh, #CMU