A arte da estratégia — A movimentação (4)

José Wilker
May 6, 2016 · 4 min read

A arte da estratégia é uma série de 7 artigos que abordarão aspectos sobre estratégia com foco em inovação e empreendedorismo. Este é o quarto e irá abordar como movimentar suas ações para obter resultados.

A movimentação é um dos aspectos fundamentais para que uma estratégia possa realmente funcionar. O ponto fundamental na movimentação é que mesmo existindo vários cenários, ainda podemos categorizar em dois tipos de movimento, circunstancial e arbitrário.

Antes de explicar como realizar movimentações seguras, será necessário compreender os tipos de movimentos e suas especificações.

A Circunstancial é uma movimentação repentina de acordo com uma mudança realizada no cenário onde se encontra, e que exige a necessidade de uma ação.

A arbitrária é a movimentação que ocorre quando existe o desejo de realizar uma mudança no cenário partindo de quem possui o desejo de se movimentar.

Compreendendo os tipos de movimentação se faz necessário entender como e quando se movimentar para se ter maior eficiência e o menor desgaste.

A primeira premissa para uma movimentação eficiente deve ser o completo conhecimento do cenário e seus objetivos, seja em uma situação circunstancial ou arbitrária. Em um ambiente com múltiplos cenários, existe uma dificuldade maior, todas as aptidões devem estar presentes no jogo. Porém, algumas figuras complementares e multidisciplinar podem estar disponíveis e não devem ser descartadas. No âmbito da movimentação, todas as figuras devem ser levadas em consideração com bastante cautela.

Em uma movimentação é necessário ter um alinhamento completo dos objetivos com os pinos mestres e todas as figuras envolvidas no processo. Seja ela ativa ou passiva no contexto. Caso a governança note que figuras envolvidas não possuam pleno conhecimento ou utilidade nas atividades e no cenário, então a melhor coisa é não realizar nenhum movimento e se preparar.

"Quem se movimenta rápido, mas está despreparado, pode ganhar de um lado e perder de outro." Sun Tzu — A arte da guerra

A preparação constitui em se organizar de uma forma que os resultados possam se tornar previsíveis e isso se dá com uma inesgotável dedicação entre as figuras e conhecimento sobre os cenários. Um aspecto fundamental da movimentação é que algumas vezes ela pode ser tão perigosa quanto vantajosa. Por isso, cuidado e planejamento são essenciais.

Os aspectos previsíveis de movimentação são referentes a ações circunstanciais quando existe a necessidade de defesa, seja ela em forma de ataque ou proteção. A arbitrariedade está ligada a movimentos de ataque, seja ele ímpeto ou sutil.

Para se movimentar de um modo ímpeto será necessário que exista uma energia que possa ser desperdiçada. Em um cenário onde envolve empreendedorismo essa energia é o quanto de capital financeiro a empresa possui para investir em um movimento mais acirrado tornando o jogo mais divertido para si e complicado para seus oponentes.

Movimentar-se de forma sutil pode fornecer uma percepção mais clara sobre todas as figuras envolvidas no cenário do oponente e seus próximos passos. Observando um exército, podemos ver a formação figuras que são chamadas de "espiões". Os espiões contribuem diretamente para que as movimentações sejam precisas, bem fundamentadas e, o mais eficiente possível.

Em uma percepção mais voltada a empreendedorismo, espiões são uma das armas mais fundamentais em um movimento estratégico, e eles representam uma estrutura ideológica interessante, pois os gestores devem lidar com outros tipos de valores.

Quando se obtém essas figuras representativas trabalhando em conjunto, se faz necessário que exista uma dedicação para a busca de dados e informações, criando assim uma movimentação eficiente dentro do contexto do seu oponente.

A movimentação deve ocorrer em diversos sentidos, mas é extremamente importante identificar quais serão os movimentos do seu oponente. A melhor forma de determinar isso, é fornecer espaços onde seu oponente possa se movimentar seguindo as aberturas deixadas no cenário. Não é recomendado fechar o jogo e eliminar os espaços em aberto para fuga. Você pode levar seu oponente a querer lutar até a morte, gerando um problema muito maior. Deixe sempre espaços abertos no cenário, pois é nesse caminho que seu oponente pode caminhar e ser manipulado pelas suas movimentações arbitrárias.

O segredo da movimentação em alguns casos está ligado a observação e isso quer dizer não se movimentar até que exista uma certeza. O líder deve conhecer toda a propensão de seu grupo e saber exatamente quando e onde será realizado o movimento.

Realizar ações com o objetivo de obter respostas sobre quais serão as próximas movimentações do seu oponente podem ajudar a tomar decisões mais eficientes, mas não se consolidam caso não exista um ataque. Ou seja, a cada movimento tenha em mente que o objetivo é a vitória, mesmo que naquele momento seja possível aceitar algumas baixas. Mas, somente aceite se elas levarem a vitória, caso naturalmente já se saiba que existirá uma derrota então a melhor opção é, não se movimentar.

Movimentos não comuns tornam o jogo muito mais interessante e confuso para seu oponente, então observe todas as características do cenário envolvido e suas figuras. Sempre em cada cenário existe algo que pode ser utilizado para reduzir as possíveis baixas que a movimentação pode gerar ou pode se tornar algo confuso para seu oponente.

É importante ter em mente que durante cada movimentação o seu exército pode ficar mais forte ou mais fraco, tenha cautela. Por isso, para cada movimentação ou conjunto de ações, deixe-os descansar e recuperar as energias.

Cuide muito bem do seu exército que as regras do combate podem mudar e os resultados serem moldados de acordo com seus ideais. Caso a movimentação seja brusca, de um lado ou de outro, então se faz necessário a existência de um ataque em forma de combate.

No próximo artigo vou abordar sobre como funciona um combate no contexto empresarial de uma forma que a vitória possa existir antes da luta.

J.W

José Wilker

Written by

Mr. José Wilker

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade