A arte da estratégia — O contexto (6)

A arte da estratégia é uma série de 7 artigos que abordarão aspectos sobre estratégia com foco em inovação e empreendedorismo. Este é o sexto e irá abordar qual é o contexto e seus aspectos para se manter propenso a conquistar resultados.

Após uma grande jornada entre organização e governança, acabamos observando o surgimento natural de um contexto envolvendo todo o cenário. Mas antes de explicar quais são suas peculiaridades e como entender, devemos saber primeiro o que é. Então, o que é contexto?

"A inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação."

O contexto na estratégia se faz com uma divisão entre circunstância e situação, isso proporciona uma percepção mais clara para identificar qual será o resultado de um ataque direto durante o combate. No cenário militar circunstância e situação, se deve muito a quantidade de conhecimento que se possui. Por isso nas guerras modernas os cientistas possuem grande valor.

No mundo empresarial isso também está presente, cada vez mais o uso aprimorado de dados geram novos resultados essenciais para a saúde do negócio e cada vez mais consistentes para a economia. Porém, os dados estão disponíveis mas quase não explorados dentro das organizações. A importância de observamos as peculiaridades do contexto se faz com o objetivo de explorar esses dados para encontrar ou identificar alternativas.

Para compreendermos exatamente os fatores circunstância ou situação de um movimento é necessário explorar as definições básicas de cada fator.

Circunstância, ato que envolve uma movimentação de acordo com um ação realizada sem cautela ou por ataque do oponente.

Situação, ato que envolve uma movimentação arbitrária envolvendo um conjunto de figuras com o objetivo de reduzir a força de ataque do oponente.

Vamos observar um jogo de Xadrez e exemplificar, quem começa jogando no Xadrez efetua um movimento com base em uma situação e o próximo jogador com base em uma circunstância. Bem simples.

Porém, durante o desenvolvimento do contexto e a aplicação da estratégia, é necessário identificar como explorar movimentos para que seu oponente possa ficar presente apenas em ações circunstanciais.

Não seja levado constantemente a tomar decisões em ações circunstanciais, e se for, que seja com o pleno conhecimento do motivo de estar ali, mas não permaneça por muito tempo.

Na exploração do contexto é necessário observar rapidamente os fatores envolvidos e tomar decisões assertivas em um espaço de tempo curto. É exatamente neste momento a real importância de todos os pinos mestres estarem completamente alinhados a uma estratégia de movimentação arbitrária.

Contexto se baseia em fatores disponíveis nos mais diversos movimentos que são realizados durante o jogo. Vamos observar um fato histórico, A invasão Francesa a Rússia em 1812, podemos observar que os fatores envolvidos no cenário forneciam uma percepção clara de qual era o contexto envolvido na invasão.

Durante o movimento de Napoleão a jogada foi consistente, inicialmente ela está ligada a situação, ou seja, foi realizada a primeira invasão sem aviso. Porém, o que chocou não foi a primeira jogada agressiva, mas sim a segunda, onde a Russia não lutava e permitia que as tropas continuassem avançando. Mais uma vez podemos observar uma estratégia de defesa-ataque, onde a principal jogada é fornecer a percepção de que a jogada do oponente está ligada a situação quando é apenas uma questão de circunstância.

Em um jogo de Xadrez isso é extremamente claro quando o jogador está disposto a sacrificar uma peça ou colocar em perigo, com o objetivo de desarticular o contexto. Já no mundo empresarial isso também ocorre, mas com uma percepção um pouco diferente.

No mundo empresarial existe um funil extremamente fino onde as conquistas se baseiam basicamente em números e consecutivamente em cifras. Não existe apenas a necessidade de dizer que o seu produto é melhor, existe a necessidade de provar. Mas não existe uma necessidade de provar qual o melhor entre si, acaba sendo uma briga entre pessoas que estão fora do contexto. É nesse momento que conquistar, vai muito mais além do que apenas fazer, é necessário dados para formar um contexto coerente.

Gostos, Percepções, Jeitos, Ideais e etc. São fatores cruciais para o contexto de um produto, e cada vez mais existe a necessidade de contemplar todos os fatores. Seja com campanhas de marketing convencional/guerrilha, atividades colaborativos, manifestos sociais, ações socioeconômica, ou com custo benefício atraente.

A percepção clara sob todas as variáveis envolvidas podem fornecer uma relação mais precisa se o resultado será vitória ou derrota. A Russia sabia disso quando resolveu não lutar com os franceses em sua primeira cidade invadida. A necessidade de observar o contexto da batalha durante o combate fornece uma percepção clara sobre qual caminho será percorrido para que os objetivos sejam conquistados.

Quando observamos o contexto de uma batalha friamente, podemos compreender rapidamente o que um conjunto de fatores pode trazer de novos benefícios durante o combate. Um elemento básico utilizado em toda batalha é a pólvora, porém, não serve para nada se não está concentrada. É assim que funciona em uma guerra, ou em uma empresa, o contexto concentra absolutamente tudo e passa fornecer possibilidades de movimentos para ataque ou defesa com uma precisão maior.

Observar os cenários expõe quais são as situações dos movimentos e suas circunstâncias. Sempre que movimentos agressivos ocorrerem, faça seu oponente realizar ações com base nas circunstancias criadas em seus movimentos. Quando o contexto estiver favorável, construa novas situações.

No próximo artigo será abordado os aspectos da jornada e seu ciclo vicioso em busca de novas conquistas.

J.W