Pesquisa sobre dieta

Josiane Cardoso Silva
3 min readSep 5, 2023

--

Como utilizei UX Research para [entender as dificuldades das pessoas com dieta com a pesquisa quantitativa]

Este artigo é complementar ao case EasyDiet

Porque eu fiz a pesquisa?

Para entender o problema fiz um questionamento simples.

Eu não tinha certeza se as pessoas seguiam uma dieta específica, se elas faziam acompanhamento com um nutricionista, se elas sabiam o que comer no pré treino e se elas sabiam fazer os exercícios da academia.

Então, mapeei o perfil dos usuários através da proto-persona e jornada (buscando entender o perfil do público que faz e tem dificuldade ou querem fazer dieta.

  • Realizar uma pesquisa quantitativa e outra qualitativa (para saber de fato os problemas enfrentados pelas pessoas);
  • Ter um protótipo de alta fidelidade.

Como garantir que a persona condiz com os usuários reais?

Eu irei explicar mais para frente.

Eu então fiz a Jornada do usuário.

Após isso, eu fui buscar a resposta para aquela pergunta:

Como garantir que as personas condizem com os usuários que fazem dieta, mas tem dificuldade para seguir?

A pesquisa

No início do projeto, eu estava focada em pessoas que fazem academia e os seus problemas, mas após a pesquisa quantitativa, eu percebi que os meus usuários eram outros.

Por isso algumas perguntas eu não coloquei aqui para não confundir os leitores.

Eu fiz a pesquisa para entender melhor o usuário de academia que faz ou quer fazer dieta e para validar ou invalidar as suposições que eu já tinha.

  • Eu acredito que as pessoas sabem fazer os exercícios da academia
  • Eu acredito que as pessoas sabem o que comer no pré treino
  • Eu acredito que as pessoas não conseguem seguir dieta corretamente

Criei então as perguntas do formulário, cada uma alinhada a uma suposição.

Tive um cuidado para não perguntar coisas pessoais demais e não ofendê-las, por se tratar de um assunto pessoal que envolve seus corpos e suas imagens.

Assim, foi possível entender bem o comportamento dos usuários.

Pesquisa Quantitativa

Eu fiz o questionário e a partir das respostas eu validei as suposições.

Qual a sua idade?

  • 15 a 25 anos
  • 25 a 35 anos
  • 35 a 45 anos
  • 45 a 55 anos
  • 55 anos ou mais

Que suposição queremos validar com essa pergunta:

A maioria das pessoas que vão a academia tem entre 25 a 35 anos.

Você tem filhos?

  • Sim
  • Não

Que suposição queremos validar com essa pergunta:

A maioria das pessoas que frequenta a academia não tem filhos.

Você sabe o que comer antes de ir a academia?

  • Sim
  • Não

Que suposição queremos validar com essa pergunta:

A maioria das pessoas sabem o que comer no pré treino.

Você segue alguma dieta específica?

  • Sim
  • Não

Que suposição queremos validar com essa pergunta:

A maioria das pessoas segue uma dieta.

Você tem acompanhamento de um nutricionista?

  • Sim
  • Não

Que suposição queremos validar com essa pergunta:

A maioria das pessoas não faz acompanhamento de um nutricionista.

O próximo passo

Após a pesquisa, eu fiz a validação das suposições e tirei os meu aprendizados.

O toque final

A partir das respostas, eu tirei os aprendizados e revisei e alterei a persona e jornada.

--

--

Josiane Cardoso Silva

UX/UI Design UX/UI Volunteer Work @Pipoca Ágil FrontEnd student @Curso em vídeo If you need a UX/UI Designer send me an email: josicardososilva95@gmail.com