Conheça a criptomoeda Ripple, agora disponível no Brasil

José Junior
Oct 17 · 3 min read

XRP, conhecida como Ripple, é um dos vários produtos da empresa Ripple Labs. A empresa Ripple nasceu em 2012, inspirada pelo Bitcoin e a RipplePay. A RipplePay foi criada em 2014, com a missão de facilitar o processo de liquidação e criação de assets digitais.

Desde o início, a Ripple foi sempre focada em soluções para os negócios e bancos. Esse modelo se mantem até os dias de hoje. Atualmente é possível comprar Ripple com Bitcon, Ethereum e Tether.

A empresa Ripple Labs criou vários produtos desde a sua fundação, todos eles fazem parte de um ambiente maior, a chamada RippleNetwork (o conjunto de produtos da empresa). A criptomoeda XRP está inserida e é parte importante no ambiente de produtos.

A criptomoeda XRP foi criada para facilitar a liquidação de ativos dentro do sistema Ripple. A ledger que roda XRP é extremamente eficiente, se compararmos com o bitcoin vemos uma enorme diferença de capacidade. A rede Ripple consegue atingir cerca 1.500 transações por segundo (tps), o bitcoin por sua vez aguenta apenas de 3 a 6 tps quando colocado em stress e em um ambiente controlado. A Ripple atingiu esse nível de eficiência abrindo mão da descentralização, resiliência e diversidade. O blockchain da XRP, chamado de XRP Ledger Consensus Protocol (XRP LCP), funciona de uma maneira diferente daquela utilizada pelo bitcoin. Os dois blockchains trabalham para solucionar o mesmo problema, evitar gasto duplo e que agentes maliciosos possam modificar ou paralisar o sistema. No caso do XRP LCP isso é feito por meio de nodes escolhidos, a chamada Unique Node List, esses nodes votam para adicionar as transações no blockchain.

Diferente do Bitcoin, no qual os tokens são criados como recompensas e as taxas são pagas aos mineradores, XRP teve todas moedas criadas no seu lançamento. São 100 bilhões de moedas, criadas em 2013 e distribuídas de uma forma bem controversa. 20 bilhões foram garantidos aos fundadores do projeto e 80% do total está nas mãos da empresa. Para evitar a ideia de que a Ripple Labs poderia influenciar diretamente nos preços de mercado da XRP, em maio de 2016, eles criaram uma escrow criptográfica que envia para o mercado 1 bilhão de XRP mensalmente.

A rede Ripple é uma grande candidata a substituir o sistema bancário tradicional, onde métodos arcaicos como o sistema SWIFT reinam, apesar das altas taxas e tempos de respostas medievais. Agora, não confunda a rede Ripple com a moeda XRP, apesar de serem produtos entrelaçados eles são independentes. Há muitas vantagens de se utilizar a XRP, baixas taxas, tps alto e futuramente uma rede mais descentralizada e resiliente são as principais.

Recentemente a Ripple chegou ao Brasil com força total. A empresa por trás da terceira maior criptomoeda do mercado, XRP, abriu seu escritório no Brasil com objetivo de atingir a América Latina. A nova casa da empresa será liderada por Luiz Antonio Sacco, ex- CEO da subsidiária The Warranty Group. Ele se juntou a Ripple em março de 2019 e afirma que a empresa pretende trazer mais cliente na sua rede de pagamento a Ripple Net. Até o momento, a RippleNet da Ripple já foi adotada por três clientes no Brasil como Santander Brasil, BeeTech Global e Banco Rendimento.

Além de possibilitar agilidade nos serviços de pagamento, a Ripple também planeja lançar programas educacionais nas principais universidades do Brasil, incluindo a Universidade de São Paulo e a Fundação Getúlio Vargas. E agora em outubro, a Foxbit, uma das maiores exchanges de criptomoedas do Brasil, passou a negociar em sua plataforma o XRP (Ripple). Com a inclusão do novo ativo digital, a exchange passa a listar cinco criptomoedas em sua plataforma: Bitcoin, Ethereum (Ether), Litecoin, TrueUSD e XRP (Ripple).

Fontes:

https://cointimes.com.br/xrp-ripple-saiba-o-que-e/

https://cointimes.com.br/ripple-chega-ao-brasil-e-tem-foco-na-america-latina/

https://cointimes.com.br/foxbit-lanca-ripple-na-sua-plataforma/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade