É possível ser Historiador sem ser Petista?

Em meu post inaugural no Medium gostaria de esclarecer uma dúvida que sempre me perguntam quando sabem que sou Historiador e descobrem meu posicionamento político (Centro-direita): Nossa, mas você não é petista? Enfim, é possível ser Historiador e não ser Petista ou de esquerda? Esse estereótipo do sujeito barbudo, radical e de esquerda está no imaginário de muita gente quando pensa nos cursos de História, Filosofia, Sociologia , enfim nos curso de humanas. Apesar dessa caracterização de esquerda não estar muito longe da verdade, pois em média entre 80% a 90% dos profissionais e estudantes dessas profissões são simpatizantes ou partidários do PT ou de outros partidos de esquerda, existem pessoas que pensam diferente nesses cursos, com outras ideias, concepções e orientações políticas díspares do que a maioria professa .

Claro que não é fácil ter uma ideologia totalmente diferente em cursos que na sua maioria pregam abertamente o discurso de esquerda, sejam em sala ou na bibliografia exigida durante o curso, ou mesmo depois de formado com os colegas em sua maioria de esquerda povoando sua timeline do Facebook e Twitter com discursos esquerdistas. Confesso que durante a faculdade de História da PUCPR muitas das vezes era vencido nas discussões sobre política e sociedade pela maioria de esquerda, não existia um questionamento e troca saudável de ideias que imaginava quando entrei no curso. Apesar dessas frustrações, nada do que li com viés esquerdista fez mudar meu posicionamento político, na realidade ao conhecer a jornada do homem por toda a História nos âmbitos da política, religião e sociedade só me tornou uma pessoa mais tolerante com o diferente, que aprendeu a respeitar as opiniões contrárias e abominar o radicalismo em qualquer forma ou situação.

Respeito a opiniões e ideologias contrárias a sua é um exercício que todo Historiador devia ter consolidado na sua formação, deixando de lado qualquer fanatismo e egocentrismo, afinal tentar forçar ou converter pessoas para que pensem igual a você já foi provado durante o decurso da História que não funciona e é antidemocrático. Então Historiadores de esquerda, não mandem aqueles que pensam diferente de vocês estudarem livros de História, pois dentre o meio de sua profissão existem aqueles que já estudaram a disciplina e são de direita, esquerda ou centro, não existe pior ou melhor!! A diversidade de opiniões e a democracia agradecem.