O que ninguém conta sobre a ansiedade.

* NOTA: Todos os tópicos colocados aqui são fruto de muita leitura e aceitação própria sobre a ansiedade. Minhas experiências têm sido difíceis, assim como as de muitas outras pessoas.
1. As pessoas irão tentar te ajudar e a maioria das coisas que falarem serão extremamente dolorosas ou até mesmo perigosas.
Pela falta de informação ou até mesmo pela “romantização” da ansiedade as pessoas podem transmitir e falar coisas que será um “pesticida” para a lucidez e clareza que as pessoas precisam para passar por todos os estágios da doença. Estas pessoas que tentam “ajudar” irão dizer coisas como: “Você precisa superar isso” “Você precisa se ajudar” “Você precisa permitir pessoas novas em sua vida” “Seja mais feliz” “Você precisa reagir” acredite, isso até pode estar vindo de pessoas que você ama e admira, são conselhos muito válidos mas NÃO para esse momento. Apenas respeite!
2. Dor física.
Na tentativa mais absurda do corpo chamar a atenção e claramente GRITAR que está precisando de ajuda é com a dor.
A partir do momento que a dor não é mais só psicológica e sim física, as coisas começaram a se agravar.
Muitas pessoas que sofrem de ansiedade relatam dores tais como: Dores no peito, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, dores de cabeça e dores no estômago. Acredite, isto é um sinal de alerta!
3. Aceitar que precisa de ajuda é destruidor.
A parte da aceitação é uma das piores sensações para quem está passando pelo início de tratamento para o problema, pois você vive com com a ilusão (que a própria doença te proporciona) que ninguém se importa com você.
Lute contra este sentimento, lute arduamente contra está mentira que a doença trouxe. Sempre terá alguém disposto a te escutar e se for de sua vontade, APENAS ESCUTAR.
4. Seu relacionamento com a alimentação será abalado.
Os extremos “ficar com apenas uma refeição o dia todo.” e “Comer até sua barriga doer.” serão relevantes, pois nessa batalha cotidiana a pessoa não conseguirá administrar um “Meio termo” na alimentação.
Saiba que todo transtorno alimentar e hábitos alimentares errados podem causar a piora da doença. Se você tem passado por isso procure de imediato um nutricionista.
5. Algumas pessoas vão te ignorar e está tudo bem!
Alguns “amigos” que você acreditava ser “presentes” em sua vida irão simplesmente te deixar. Permita que eles sejam livres para conseguir lidar ou não com as situações que a vida está te colocando. Apenas se preocupe com aqueles que permaneceram para te escutar e apoiar.
6. Irá intitular-se LOUCO!
Ansiedade é uma doença psicológica que irá te afetar de diversas formas e que em determinados momentos fará com que você ache que está ficando louco. Ela irá se manifestar sem aviso prévio e de formas diferentes:
Surtos: Pequeno momento desencadeado por um gatilho e que se passa por um tempo razoavelmente pequeno, depois da situação a pessoa consegue prosseguir com seu dia.
Crises: Momento desencadeado por um “gatilho” que pode durar por dias, semanas ou meses. Normalmente a pessoa que passa por uma crise, tende a ter a dificuldade de prosseguir.
Cada pessoa tem “gatilhos” diferentes e podem ser: lembranças, momentos, lugares, objetos, músicas, filmes, livros e até mesmo pessoas. Aprenda a entender, respeitar e evitar cada “gatilho”.
7. Tudo se tornará irritante ao seu redor, até mesmo você.
Não se culpe por isso, infelizmente a irritabilidade virá junto com a Ansiedade mas saiba diferenciar as situações que ela poderá ter saído do controle e se exposto de mais. SAIBA PEDIR PERDÃO.
8. Qualquer coisa se torna cansativa, até mesmo dormir.
Pode ser a mais simples das ações do dia a dia mas ela se tornará cansativa e devastante.
É não querer fazer mais nada a não ser ir até seu quarto e dormir todas as horas possíveis de sua folga.É dormir e quando acordar sentir que não dormiu nada. É se sentir incomodado com as tantas roupas em cima de sua cama mas joga-las na cadeira mais próxima e pensar: “Arrumo amanhã” e por favor não chore por isso.
9. Você não saberá diferenciar mais sua vida com ansiedade e sem.
Você poderá por vários momentos tentar buscar em sua lembrança como era sua vida antes da Ansiedade, mas nada será possível, pois achará que cada erro cometido foi por causa da doença. Tente saber diferenciar os pensamentos doentes e os saudáveis.
10. Sua rotina será alterada por completo.
Você não será mais dono das sua vontades e necessidades, terá dias que você conseguirá dormir no horário que desejar e outro que não irá dormir completamente NADA.
Você pode deitar e tentar de várias formas se sentir confortável para pegar no sono, mas sua mente estará repassando cada dia de sua vida naquele momento e por fim, quando você achava que dormiria às 22:00 você estará indo dormir às 4:00 com os olhos inchados.
11. Fique calma, haverá dias que você não sentirá nada!
Sim, haverá dias que você simplesmente não sentirá NADA e isso irá lhe assustar, não se desespere e muito menos tente causar algum tipo de dor física.
O desespero é momentâneo e passageiro, deixe que sua alma se limpe em forma de lágrimas é a melhor opção a se fazer nos momentos de vazio.
Caso este estado de vazio, dormência ou cansaço extremo não passar, procure seu médico para conversar.
12. Ocioso
Acredite, por mais difícil que possa parecer não permita que você se torne ocioso. Busque coisas confortáveis para se distrair, não force, não adiante nada que não queira porque as pessoas querem apressar os processos, apenas se respeite.
13. “Você é culpado!”
Sim, isso ficará martelando em sua cabeça cada momento do seu dia e você irá começar a acreditar nisso. RESPIRE E INSPIRE (faça isso quantas vezes for preciso)
Se culpar pela doença que você não tem controle não irá te ajudar em nada, estes pensamentos depressivos podem piorar o tratamento. Não se julgue, medite sobre como pode se tornar uma pessoa melhor daqui pra frente.
14. Sim, você está sujeito a chorar a qualquer momento do seu dia.
Você pode estar guardando muita coisa para si, por isso é normal sentir a necessidade de chorar a qualquer momento ou com qualquer coisa, mas cuide para que isso não seja um gatilho para um surto. Saiba quando é hora de ir com mais frequência ao seu psicólogo.
15. Não gostará mais dos espelhos.
Lendo alguns relatos de pessoas que sofrem de ansiedade, acredita-se que a ansiedade pode trazer consigo a baixa de auto-estima e a falta de amor próprio. Minhas próprias experiências podem ser colocadas.
“Depois de tudo, me olhava no espelho e encontrava hematomas que nem eu mesma sabia que existiam, apenas estavam ali e surgiram do nada. Comecei a acreditar que eram minhas dores tentando sair de dentro de mim, nem elas me queriam mais.”
De tempo para você aceitar que seu corpo também pode sofrer, de tempo ao espelho e se se necessário o evite.Mas não deixe de fazer coisas para se sentir mais bonita, mais realizada e atraente para única pessoa que importa… Você mesma!
16. Estamos sentados em um barquinho no meio do oceano.
É sentir tudo e não sentir nada ao mesmo tempo, é saber e quase ter certeza que nunca irá sair do meio desse oceano gigantesco que você está, é olhar ao redor e não se deparar com nenhum farol, pois a última luz que ele ainda tinha se apagou.
17. O isolamento é a pior partes do processo de aceitação e cura desse mal. Saiba, você não está nessa sozinho … Converse comigo, também tenho precisado de ajuda.
